45 ANOS DE CRIAÇÃO DO INCRA MARCADO POR PROTESTOS DE SERVIDORES

Publicado em Sem categoria

Servidores ameaçam entrar em greve a partir do dia 22 de julho.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) completa hoje 45 anos de criação. Em vários estados, a data foi marcada por protestos de servidores insatisfeitos com os rumos do órgão. O sindicato e associação (Assincra) de servidores fizeram debate sobre a reforma agrária e a qualidade da gestão atual.

Os líderes camponeses Pedrinho do São João e Raimundo participaram do ato resgatando a história de luta pela terra, desde o combate à grilagem da fazenda São João, na década de 70, até a criação do projeto de assentamento.  O quadro geral não é bom, a reforma agrária tem neste ano o pior desempenho em 17 anos, segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Tocantins (Sintsep-TO).

Além disso, os servidores ameaçam entrar em greve contra as perdas inflacionárias a partir do dia 22 desde mês. A pauta dos servidores não se resume ao “reajuste linear”. É importante que o governo apresente propostas que levem em conta outras demandas urgentes da categoria como reajuste em benefícios, incorporação de gratificações produtivas aos salários, concursos para recompor a mão de obra qualificada da administração pública, entre outras reivindicações importantes, afirmou José de Arimatea, presidente do Sintsep-TO.

Brasília, 19h31min