Assistiu Watchmen e ficou confuso? Veja como entender melhor a série da HBO

Compartilhe

Lançada em 20 de outubro, a série tem um universo complexo por conta das referências à HQ. Além disso, conta com um criador que gosta de mistérios. Confira como ficar por dentro de Watchmen!

Depois de uma adaptação no cinema, a história em quadrinhos Watchmen chegou às telinhas. A versão da HBO para a minissérie de 12 edições publicada entre 1986 e 1987 foi criada por Damon Lindelof, nome por trás de Lost e The leftovers, e terá uma primeira temporada composta por nove episódios.

A história se passa em uma realidade alternativa de 2019, em que os policiais precisam usar máscaras e ter autorização para atirar; a tecnologia, apesar de avançada, é rudimentar; e a população precisa lidar com chuvas de “pequenas lulas”.

Dentro desse contexto, a trama mostra o ressurgimento da Sétima Kavalaria, uma espécie de Ku Klux Klan que prega a supremacia branca. A exposição da organização ocorre depois do assassinato de um policial negro. A investigação do caso fica a cargo da policial Angela Abar (Regina King). E é por meio da história da personagem que a narrativa de Watchmen se destrincha.

Para entender Watchmen

Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cena da série Watchmen da HBO.

Até agora, a HBO lançou três episódios de Watchmen e já dá para dizer que tem muita gente confusa. A narrativa segue um ritmo rápido e evita se explicar. Para quem não está habituado com o universo apresentado nos quadrinhos, a impressão que fica é que falta algo. E falta mesmo: é a contextualização.

Mesmo que deixe “buracos”, Watchmen tem respondido algumas perguntas apresentadas em um episódio, logo no outro. No entanto, por ser uma característica de Lindelof, há sempre um questionamento à vista.

De olho em responder algumas perguntas e contextualizar o espectador, a HBO lança ao fim de cada episódio um episódio do podcast Watchmen: O podcast oficial. O conteúdo é comandado pelo jornalista Alexandre Maron e o escritor MM Izidoro, dois fãs do universo. Em cada programa, a dupla discute o que foi mostrado no episódio, contextualizando com referências dos quadrinhos.

O podcast oficial da série está disponível no site da HBO e na HBO GO, e também no Youtube, Spotify, Google Podcast, Apple Podcast e Deezer.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás