Assistiu Watchmen e ficou confuso? Veja como entender melhor a série da HBO

Compartilhe

Lançada em 20 de outubro, a série tem um universo complexo por conta das referências à HQ. Além disso, conta com um criador que gosta de mistérios. Confira como ficar por dentro de Watchmen!

Depois de uma adaptação no cinema, a história em quadrinhos Watchmen chegou às telinhas. A versão da HBO para a minissérie de 12 edições publicada entre 1986 e 1987 foi criada por Damon Lindelof, nome por trás de Lost e The leftovers, e terá uma primeira temporada composta por nove episódios.

A história se passa em uma realidade alternativa de 2019, em que os policiais precisam usar máscaras e ter autorização para atirar; a tecnologia, apesar de avançada, é rudimentar; e a população precisa lidar com chuvas de “pequenas lulas”.

Dentro desse contexto, a trama mostra o ressurgimento da Sétima Kavalaria, uma espécie de Ku Klux Klan que prega a supremacia branca. A exposição da organização ocorre depois do assassinato de um policial negro. A investigação do caso fica a cargo da policial Angela Abar (Regina King). E é por meio da história da personagem que a narrativa de Watchmen se destrincha.

Para entender Watchmen

Crédito: HBO/Divulgação. Cultura. Cena da série Watchmen da HBO.

Até agora, a HBO lançou três episódios de Watchmen e já dá para dizer que tem muita gente confusa. A narrativa segue um ritmo rápido e evita se explicar. Para quem não está habituado com o universo apresentado nos quadrinhos, a impressão que fica é que falta algo. E falta mesmo: é a contextualização.

Mesmo que deixe “buracos”, Watchmen tem respondido algumas perguntas apresentadas em um episódio, logo no outro. No entanto, por ser uma característica de Lindelof, há sempre um questionamento à vista.

De olho em responder algumas perguntas e contextualizar o espectador, a HBO lança ao fim de cada episódio um episódio do podcast Watchmen: O podcast oficial. O conteúdo é comandado pelo jornalista Alexandre Maron e o escritor MM Izidoro, dois fãs do universo. Em cada programa, a dupla discute o que foi mostrado no episódio, contextualizando com referências dos quadrinhos.

O podcast oficial da série está disponível no site da HBO e na HBO GO, e também no Youtube, Spotify, Google Podcast, Apple Podcast e Deezer.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

2 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás