O trabalho desenvolvido em WandaVision pela Marvel é realmente de se elogiar. Até por isso não surpreende que a série tenha se tornado na produção mais vista do Disney+ no mundo, segundo levantamento feito pela Parrot Analytics divulgado pela revista Forbes. O estúdio tem conseguido engajar o público a assistir a série semanalmente na plataforma criando uma expectativa sempre para a semana seguinte.
O episódio 6 (relembre aqui as análises dos episódios anteriores), intitulado Um halloween assustadoramente inédito, é um ótimo exemplo disso, de como a Marvel consegue desenvolver uma boa narrativa, sem entregar o ouro. O capítulo se passa nos anos 2000 e, por isso, tem como referência a série Malcolm in the middle, exibida entre 2000 e 2006 acompanhando um menino gênio e a rotina dele ao lado de uma família bastante excêntrica. A produção é lembrada na abertura e também na decisão de dar voz aos gêmeos Tommy (Jett Klyne) e Billy (Julian Hilliard) na famosa quebra da quarta parede — quando o personagem dirige as falas ao espectador.
No contexto de uma noite de Dia das Bruxas, Visão (Paul Bettany) decide aproveitar a distração da esposa Wanda (Elizabeth Olsen) com a festividade para explorar Westview, decisão que é referendada por Pietro (Evan Peters), que garante que cuidará bem das crianças, com quem ele vem construindo uma relação desde a chegada no episódio anterior. O apoio de Pietro ao fato levanta um alerta para quem assiste: há um interesse do personagem em passar um tempo sozinho com as crianças e com a irmã.
Cada um com sua agenda, Visão segue pela pequena cidade buscando pistas para entender o que de fato está acontecendo ali. Cada vez que ele se afasta da casa deles, a situação vai ficando mais estranha, com pessoas “travadas” ou até completamente imóveis, sem sequer responder aos estímulos dele. Até que ele se depara com Agnes (Kathryn Hahn) supostamente confusa dentro de um carro e parada em um dos cruzamentos da cidade — que, no mesmo episódio, Wanda alertou para que as crianças não o atravessassem. Quase sendo instigado a isso, o humanoide segue o caminho e ultrapassa a barreira do Hex praticamente se desfazendo em frente aos agentes da S.W.O.R.D, que não fazem nada para ajudá-lo.
A narrativa de Visão serve para mostrar alguns pontos. O primeiro deles é que existe um interesse da S.W.O.R.D no Vingador. Agora, qual, ainda é uma pergunta a ser respondida, já que o personagem estava sendo monitorado pelo atual diretor Tyler Hayward (Josh Stamberg). Outro fator importante é demonstrar que Visão só pode sobreviver dentro do Hex. O que quer que seja que Wanda ou outra pessoa tenha feito só funciona dentro de Westview.
Paralelamente ao enredo de Visão, WandaVision desenvolve, principalmente, a presença de Pietro. O episódio serviu para evidenciar que esse Mercúrio não é necessariamente o irmão de Wanda. Em muitos momentos o personagem levanta essa dúvida no espectador e também a própria protagonista.
Tudo começa quando ele relata uma situação de Halloween na infância deles, que Wanda diz não se lembrar dessa forma. Depois, percebe-se um interesse do personagem em retirar Visão da jogada e de instigar Wanda a contar mais sobre como criou e mantém aquela realidade. Ele ainda deixa evidente que sua presença ali faz parte de um “roteiro” para despistar as desconfianças de Visão.
Também é perceptível um interesse de Pietro nos gêmeos, que, neste episódio, desenvolvem seus poderes: Tommy com a supervelocidade igual a do tio, enquanto Billy tem uma espécie de telepatia.
No campo das teorias, a série abriu mais suspeitas para que Pietro possa ser o vilão dos quadrinhos Mephisto. O episódio fez questão de fazer referências, seja em falas com palavras como “diabinhos e inferno”, seja com o cabelo de Pietro se assemelhando mais a um chifre.
Entretanto, é importante perceber que essas podem ser dicas dentro do seriado para despistar a real identidade do personagem. Já existem novas teorias de que ele não seja Mephisto, mas alguém trabalhando para o vilão — que é um dos mais comentados para estar presente na série, mesmo que não haja nenhuma confirmação.
Do lado de fora do Hex, Monica (Teyonah Parris), Jimmy (Randall Park) e Darcy (Kat Dennings) acabam sendo expulsos do acampamento da S.W.O.R.D ao contestarem o diretor, que quer mais destruir Wanda e toda aquela realidade sem antes mesmo entender o que se passa verdadeiramente.
O trio faz algumas descobertas neste episódio. A primeira delas sobre a mudança no DNA de Monica, o que pode abrir a possibilidade para que a personagem siga o destino das HQs também no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) se tornando na heroína que já se chamou Fotón, Pulsar, Espectro e até teve a alcunha de Capitã Marvel. Também coube aos personagens a descoberta de que Hayward esconde algo.
Dessa forma é possível que WandaVision tenha dois vilões paralelos: um envolvido na realidade de Westview e outro numa conspiração que envolva o interessa em Visão.
Outro ponto importante de Um halloween assustadoramente inédito está ligado ao poder de Billy. Quando Visão começa a se desintegrar, ele sente e consegue ver o que acontece com o pai. Assim, alerta a mãe e a Feiticeira Escarlarte em um desejo cego de manter o marido vivo aumenta ainda mais o espaço ocupado pela realidade, atingindo a maioria dos membros da S.W.O.R.D e também a cientista Darcy, que, agora, também será uma personagem dessa sitcom.
Como dito anteriormente, o sexto episódio desenvolveu bastante a narrativa. No entanto, não entregou respostas concretas. Pelo contrário, mantém perguntas que devem começar a ser respondidas no episódio 7, que será lançado nesta sexta-feira (19/2) e pelo que indicam os teasers divulgados celebrará o seriado Modern family.
A temporada de WandaVision se encerra no episódio 9 e deve ser um pontapé para tramas a ser desenvolvidas nos filmes de Doutor Estranho 2 e Homem-Aranha 3.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…