Por Isabela Berrogain
Com forte presença na internet e nas redes sociais, o público infanto-juvenil tem se tornado maioria entre os espectadores dos serviços de streaming, fazendo com que as plataformas explorem, cada vez mais, temas que interessam crianças e adolescentes. É com o olhar direcionado a esta audiência que a série nacional Use sua voz chega à HBO Max na próxima quinta-feira. A nova produção promete intrigar os espectadores mais jovens com o mistério do Colégio Use Sua Voz — após um apagão nas vésperas das audições do Núcleo Musical da escola, os estudantes se unem aos professores para descobrir quem está sabotando as apresentações.
Apesar da tensão que se passa nos corredores da instituição, a jornada dos alunos em busca de quem está por trás do boicote é retratada com muito bom humor. “A forma como a gente resolveu contar essa história, todas as nossas escolhas editoriais passaram primeiro pela comédia. A gente sabia, desde o início, que seria uma série de comédia”, conta a produtora Marina Filipe. O elenco adulto da produção é um reflexo da veia humorística, reunindo nomes como Robson Nunes, Sérgio Loroza, Fafy Siqueira e Marianna Armellini.
Dividindo tela com veteranos da atuação, estrelam o seriado Bia Torres, Laura Castro e Giu Nassa, integrantes do grupo musical BFF Girls e ex-participantes do reality show The voice kids. Na ficção, a influência das artistas para a criação das protagonistas foi tanta que elas acabam dividindo os próprios nomes com as personagens. “Cada personagem tem um pouco da Bia, da Giu e da Laura”, afirma o diretor Adolpho Knauth. “Eles se inspiraram muito na gente para fazer a história, tanto na nossa história como grupo quanto em nós individualmente, nas nossas características. Por um lado, isso torna as coisas mais fáceis e leves, mas, por outro lado, é um desafio saber desprender da gente e saber também que, apesar da inspiração, são personagens”, argumenta Laura.
Pela proximidade das atrizes com as protagonistas, Bia, Laura e Giu foram essenciais para a roteirização da série. “Nós tivemos diversas reuniões antes de gravarmos a série para conversarmos sobre coisas da nossa geração e o que nós gostaríamos de trazer. Realmente existiu um cuidado em relação a isso, e, justamente por se tratar de uma série nossa para pessoas como nós, eu acredito que vai haver uma proximidade maior com o público e que as pessoas vão se identificar ainda mais com a nossa história”, avalia Laura. “A produção realmente fez muita questão de compartilhar esse processo com a gente, o que foi muito legal, porque nós pudemos falar o que a gente pensava e dar ideias, principalmente nas questões musicais. A gente pôde trazer muito da nossa identidade, da nossa geração e do ponto de vista que vemos as coisas, e isso refletiu na série”, garante Bia. “Nós trabalhamos fala por fala exatamente para não sair como se fossem adultos fazendo conteúdos adolescentes”, assegura Adolpho.
Além da atuação, a série dá holofote para os talentos musicais do trio: a trilha sonora de Use sua voz é composta por músicas inéditas do grupo, com faixas que cantam sobre empoderamento feminino, amizade, diversidade e amor, explorando ritmos nunca antes trabalhados pelas jovens. “É uma característica muito marcante da série o fato de ser muito musical, principalmente por ser um seriado que parte de nós três, que somos um grupo musical e carregamos toda essa identidade musical. Poder ter a música como a estrela da série é muito especial, porque não somos nada sem ela”, declara Bia, principal compositora da trilha.
Outro destaque da produção são os temas abordados. A diversidade, por exemplo, é um dos principais pilares da trama. “Uma coisa muito legal que estamos trazendo em Use sua voz é a questão da representatividade. Na série, nós tivemos esse esforço, tanto na roteirização quanto na seleção do elenco, para tentar trazer várias pautas importantes de discussão que estão circulando atualmente”, relata Laura. “O maior desafio que nós tivemos na questão temática da série foi como abordar esses temas sociais, sensíveis, de uma forma muito orgânica, verdadeira e normal. A partir do momento em que a gente conseguiu trazer isso com o elenco, trazer o que a gente tinha desenvolvido nos roteiros em questão de inclusão, divisões sociais, orientação sexual, nós ficamos com mais certeza ainda que estávamos indo no caminho certo”, conta Adolpho.
A comédia, apesar de peça-chave para uma abordagem mais amena de tópicos sensíveis, também foi um desafio na hora da roteirização. “O humor foi muito essencial para que nós conseguíssemos tratar desses assuntos de uma maneira leve, mas também foi um grande desafio, porque, ao fazer humor com temas delicados, você corre o risco de fazer humor errado, em cima de estereótipos. Acho que, nesse sentido, a sala de roteiro foi muito diversa e conseguiu dar essa perspectiva e nos apresentar maneiras de conseguir fazer esse humor sem irmos para o caminho errado”, opina Marina.
A partir do dia 6, os 10 episódios da primeira temporada de Use sua voz serão disponibilizados semanalmente, às quintas-feiras, na HBO Max e, no que depender dos criadores, o público já pode esperar uma segunda parte. “História é o que não falta. Os personagens estão muito bem construídos e a escola está muito bem desenvolvida para segurar qualquer outro personagem que a gente venha colocar”, finaliza.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…