TV Brasil exibe o musical Dona Ivone Lara — Um sorriso negro

Compartilhe

O espetáculo é protagonizado pela brasiliense Fernanda Jacob, que divide o papel da sambista Dona Ivone Lara no musical com Heloisa Jorge e Dandara Mariana

Lançado em dezembro de 2018 no palco do Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, o espetáculo musical Dona Ivone Lara — Um sorriso negro, do produtor Jô Santana e do diretor Elisio Lopes Jr., será exibido pela primeira vez na televisão a partir desta quinta-feira (21/11) na TV Brasil. Por ser uma montagem longa, de três horas, o canal vai transmitir a produção em duas partes na programação chamada Um abraço negro, que se estende até sexta-feira (22).

A primeira parte será exibida nesta quinta-feira a partir das 21h30 e é composta por três blocos. Nela, o destaque maior é para Heloisa Jorge, que vive desde a fase de Dona Ivone Lara como assistente social em um hospital carioca até os primeiros passos como compositora de sambas-enredo da agremiação Prazer da Serrinha. Também é nessa fase que Dandara Mariana dá sua interpretação da rainha do samba em sua juventude, com o cavaquinho que a iniciou no mundo sambista.

Por ser uma fase mais inicial, a primeira parte se destrincha na história de vida de Dona Ivone Lara antes de se tornar uma conhecida intérprete e dos desafios que ela precisou enfrentar, como o machismo da época e o preconceito racial. Ainda na primeira parte, o espetáculo tem mais uma troca de atriz para assumir o papel de Dona Ivone. No bloco 3, é a vez da brasiliense Fernanda Jacob dar vida à sambista e mostrar o envolvimento dela agora com o Império Serrano.

Crédito: Priscila Prade/Divulgação. Dandara, Heloisa e Fernanda

Na parte de 1, destaque para as interpretações dos clássicos de Dona Ivone Lara como Nasci pra sonhar e cantar, Menino 47, Não me perguntes e Acreditar.

A segunda parte será exibida na sexta-feira às 21h30. Ela também conta com três blocos. Neles, quem rouba a cena é Fernanda Jacob. A brasiliense conduz o restante do musical, que mostra a inserção de Dona Ivone Lara no cenário musical e os muitos problemas sofridos por ela no âmbito familiar.

Por isso, cabe a Fernanda se dividir entre interpretações alegres, com muitas canções emblemáticas como Tiê, Mas quem disse que eu me esqueço e Candeeiro de vovó, até momentos mais dramáticos, como a doença do filho, a morte de Silas (principal companheiro na composição antes de Délcio) e também do marido Oscar. A sequência final ainda dá espaço para que o público celebre outros dois nomes do samba: Clementina de Jesus e Elizeth Cardoso.

Dona Ivone Lara — Um sorriso negro ficou em cartaz no Rio de Janeiro e mais recentemente em São Paulo. A expectativa é de que, em 2020, o espetáculo possa desembarcar em Salvador e em Belo Horizonte. Também há convites para Paris e Lisboa. Por enquanto, uma encenação em Brasília ainda é um sonho da equipe.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

6 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

6 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás