TV Brasil estreia novela angolana Jikulumessu, que concorreu ao Emmy

Compartilhe

Jikulumessu traz Heloísa Jorge (a Laura de A lei do amor) como uma das protagonistas. Polêmica, fala de corrupção, homofobia, prostituição e drogas.

Você já assistiu a uma novela angolana? Com certeza, os angolanos já viram mais as nossas produções do que vice-versa. Uma oportunidade de inverter essa ordem que nos parece natural é acompanhar Jikulumessu, a partir das 20h30 desta quinta (25/5), na TV Brasil. Tem a impressão de que já ouviu esse nome antes? Pode ser… Jikulumessu concorreu ao Emmy International de melhor novela em 2015, sendo derrotada pela brazuca Império.

Amor, vingança, antagonismo entre mocinhos e vilões — a fórmula de uma boa novela parece ser universal. E Jikulumessu não foge disso.

Conheça a trama de Jikulumessu

A novela Angolana estreia no Dia da África (data escolhida a dedo pela TV Brasil) contando a história de Joel Kapala. Dividida em duas fases (viu como é universal?), a novela começa quando o protagonista tem 17 anos e é vítima de preconceito de colegas e de professores da escola particular onde estuda por ser de origem humilde.

Joel e Djamila são o principal par romântico da novela JikulumessuJoel e Djamila são o principal par romântico da novela Jikulumessu
Joel e Djamila são o principal par romântico da novela Jikulumessu

Acusado injustamente de agressão a um adolescente, Joel é expulso da escola e passa por uma humilhação que demora a superar. Ele acaba indo morar em Nova York em busca do sonho de conseguir terminar os estudos. Quando volta, 16 anos depois, o rapaz tem sede de vingança.

O regresso de Joel a Luanda dá início à segunda fase de Jikulumessu. E aí os brasileiros mais atentos terão outro ponto de identificação: a atriz angolana Heloísa Jorge vive o par romântico de Joel, Djamila. Ela acaba de sair do ar em A lei do amor, novela da Globo em que interpretou Laura, mãe do filho de Pedro (Reynaldo Gianecchini) trazida para o Brasil por Tião (José Mayer) para atrapalhar o casamento de Pedro e Helô (Cláudia Abreu).

Mais um ponto de convergência é que apenas dois anos depois da nossa Amor à vida, Jikulumessu trouxe o primeiro beijo entre dois homens da teledramaturgia angolana. A polêmica foi grande a emissora pública do país, a TPA, chegou a interromper por uma semana a transmissão de Jikulumessu. Corajosos, os 11 (!) autores que assinam o texto organizado por Coréon Dú ainda abordaram outros temas espinhosos, como corrupção, drogas, prostituição e homofobia.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

2 dias atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

3 dias atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

4 dias atrás

Ruptura encerra a temporada com a magnitude que a história merece

A série da Apple TV+ responde o suficiente, deixa no ar novos mistérios e entrega…

6 dias atrás

Douglas Oliver emenda duas produções bíblicas na RecordTV

Ator pernambucano de 32 anos sai de Reis diretamente para Paulo, o apóstolo Patrick Selvatti…

1 semana atrás

Clara Moneke surge como Leona, a mocinha de “Dona de mim”

Veja a primeira foto e saiba como será a protagonista da próxima novela das 19h,…

2 semanas atrás