Tudo pela audiência. Indicações ao Globo de Ouro se voltam ao público jovem

Compartilhe

Séries e filmes indicados procuram diálogo com público jovem. Dessa forma, títulos como Wandinha e Euphoria foram lembrados

por Pedro Ibarra

O Globo de Ouro anunciou na última segunda-feira os indicados para a edição de 2023 da premiação. O evento completa 80 anos em 2023 e volta a ser presencial e televisionado após um ano de boicote em 2022. Por todos esses motivos, a lista foi tão comemorativa quanto o prêmio.

Todos os filmes e séries indicados tiveram sucesso seja com o público, com a crítica, seja com ambos. Porém há traços em comum entre os indicados. A maioria conversa com o público jovem.

Séries como Wandinha e Dahmer: um canibal americano, sucessos da Netflix, foram notadas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, assim como as atrizes Jenna Ortega, da própria Wandinha, e Zendaya, de Euphoria, muito apelativas entre o público mais novo, e Evan Peters, o intérprete de Dahmer.

Nos filmes, chama atenção a indicação de Angela Bassett, por Pantera Negra: Wakanda Forever, uma rara nomeação para atuações em filmes de herói, apesar de merecida. A lista de Melhor filme de drama com Top gun Maverick, Elvis e Avatar: o caminho da água também fala muito sobre a popularidade que o prêmio quer.

Os filmes e as séries que disputam essa premiação, que geralmente abre a temporada dos grandes eventos cinematográficos norte-americanos, são merecedores de estarem na lista, seja por serem bons, seja por conquistarem muito público. Porém, nem sempre o mais apurado artisticamente chega a essas listas, afinal, antes de um prêmio, isso é um mercado.

O Globo de Ouro precisa acertar em 2023, após ser retirado da temporada de premiações em 2022. O prêmio tem as escolhas sempre muito contestadas que, somadas às denúncias de corrupção dentro da associação, quase custaram a imagem do Globo de Ouro. Essa lista não é só uma constatação dos melhores do ano, é a chance de o evento se reerguer, continuar entre os melhores. Se não vai ser pelas escolhas, que seja pela audiência. Ame ou odeie, o Globo de Ouro está de volta.

Liga

Andor veio como quem não quer nada e se apresentou como uma das melhores séries de 2022. Um Star Wars sem cara de Star Wars, com uma pegada adulta, mas com a emoção digna da franquia. Uma série que foge das fórmulas de sucesso e entrega algo realmente pertinente para os dias atuais sem perder o ar de blockbuster que deve ter. Com destaque para Diego Luna, que faz um trabalho excepcional como o protagonista Cassian Andor.

Desliga

Mais uma vez a HBO Max vai se desfazendo do próprio catálogo. Dessa vez, as cabeças cortadas foram as de Westworld, Minx, Gordita Chronicles, Love life e The nevers. Em breve, todas essas séries não farão mais parte do catálogo e não se sabe onde estarão disponíveis. O que mais chama a atenção é que Westworld, após a alcunha de “herdeira de Game of Thrones” e milhões investidos, nem casa mais vai ter. Triste.

Pedro Ibarra

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás