“Terra nostra: Io te voglio bene, amore mio”

Compartilhe

Com Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, o grande sucesso da televisão brasileira exibido na virada do milênio está de volta na TV Globo

Patrick Selvatti

Uma das maiores produções do horário nobre da teledramaturgia brasileira, Terra Nostra volta às telas da TV Globo nesta segunda-feira (1/9). Exibida originalmente entre 1999 e 2000, a novela é o primeiro título da faixa das 21h a ser reprisado no Edição Especial, retornando à programação no ano em que a emissora celebra 60 anos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa — responsável por títulos que retratam famílias e vivências rurais que marcaram gerações de brasileiros, como Renascer (1993) e O rei do gado (1996) —, a trama tem como pano de fundo a saga da imigração italiana no final do século XIX e seus efeitos na formação da sociedade brasileira nas décadas seguintes. Ambientada em São Paulo, a obra narra essa história a partir do romance entre um jovem casal de italianos, Matteo e Giuliana, interpretados por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio.

Tudo começa em 1894, quando milhares de camponeses italianos fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa para tentar a sorte em terras brasileiras. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), acompanhados da filha, a romântica Giuliana (Ana Paula Arósio). A bordo do navio em que viajam, a jovem conhece Matteo (Thiago Lacerda), um empreendedor cheio de esperança na nova vida que o aguarda, e os dois se apaixonam perdidamente. Após a morte dos pais de Giuliana durante o trajeto, os dois se tornam o único apoio um do outro e decidem enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque, seguindo caminhos diferentes.

Após a chegada ao Brasil, Matteo consegue emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo (Antônio Fagundes), no interior de São Paulo, mas logo entra em conflito com o patrão. Sobre seu personagem, Antônio Fagundes explica: “Dono de uma grande fazenda de café que, no começo da história, encontra-se em decadência com o fim da escravidão, já que não há mão de obra para plantar e colher o café. Por isso ele contrata os imigrantes italianos, substitutos dos escravos. Como é um homem justo, descobre, aos poucos, as qualidades desse novo povo que está trabalhando para ele”.

Contrariando o fazendeiro, Matteo se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera reivindicações por melhores condições de trabalho. O jovem italiano, contudo, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), apesar de nunca ter esquecido seu grande amor, Giuliana.

A moça, por sua vez, é acolhida pela família de Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante italiano amigo de seus pais, que prosperou no Brasil com muito trabalho e perseverança, tornando-se uma referência na comunidade italiana. Na mansão da família, na capital paulista, o filho bon vivant do patriarca, Marco Antônio (Marcello Antony), se apaixona por Giuliana, embora seja rejeitado por ela, que permanece decidida a reencontrar Matteo.

Quando Francesco, que havia prometido ajudá-la a encontrar o amado, finalmente o localiza, ele já está casado com Rosana. Decepcionada, Giuliana decide reconstruir sua vida e aceita se casar com Marco Antônio.

Memórias

Um deleite para os apaixonados por uma boa história de amor e pela cultura italiana, a novela teve como uma de suas inspirações as memórias de infância de Ruy Barbosa, que conviveu e brincou com filhos de imigrantes italianos – experiência que o ajudou a retratar a colônia. Para Antonio Calloni, intérprete do imigrante Bartolo, essa representatividade foi fundamental: “Terra Nostra marcou a minha vida, pois, de certa forma, retrata a história da minha própria família – como tantas outras descendentes de italianos. Meu bisavô chegou ao Brasil na mesma leva de imigração dos personagens da novela”

Sobre o convívio com este elenco, Antônio Fagundes guarda “apenas boas lembranças”: “O elenco era maravilhoso e o ambiente das gravações, muito harmonioso. Repeti a parceria com a querida Débora Duarte, com quem já havia feito par romântico em ‘Corpo a corpo’. Também tínhamos o querido Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Ângela Vieira… era muita gente boa. Foi um enorme prazer”.

Dentro do núcleo familiar de Maria do Socorro estava Angélica, filha da personagem, interpretada por Palomma Duarte, filha de Débora Duarte na vida real. “Trabalhar com a Palomma foi muito especial, porque admiro profundamente a atriz que ela é e seu grande talento. Quando eu não estava em cena, aproveitava para vê-la atuando. Ficava lá, toda feliz e orgulhosa, observando-a”, recorda a mãe.

Também estão no elenco de Terra nostra os atores Jackson Antunes, Lu Grimaldi, Odilon Wagner, Gabriel Braga Nunes, Elias Gleizer, Mário Cesar Camargo, Débora Olivieri, Tânia Bondezan, entre outros. Esta é a terceira reprise da novela — a segunda na tevê aberta. Vai ao ar logo após Jornal Hoje.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

3 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

3 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

3 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

3 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

3 semanas atrás