Terra e paixão chega ao fim com trama em círculos e casal estourado

Compartilhe

Novela das 21h da Globo termina, destacando romance entre Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em meio a uma narrativa fraca

Por Patrick Selvatti

Após oito meses no ar, chega ao fim nesta sexta-feira (19/1) a novela Terra e paixão. Apontada como uma aposta de sucesso — especialmente pela grife do autor Walcyr Carrasco —, a produção, entretanto, não segurou a onda. Enquanto às 19h Vai na fé cravou seu espaço no rol das grandes obras de teledramaturgia recente, o título das 21h oscilou na audiência e na crítica com uma trama que andou em círculos, baseada quase que exclusivamente na perseguição do vilão Antonio La Selva (Tony Ramos) à mocinha Aline (Bárbara Reis), sem grandes inovações.

Protagonistas não emplacaram em Terra e paixão | Divulgação Globo

Foram muitos os deslizes: a morte precoce do protagonista Daniel (Johnny Massaro), a obsessão do autor pelo termo “sucessão” — em uma clara tentativa de surfar na onda do hit internacional Sucession —, interpretações caricatas e algumas situações esdrúxulas, como a trama que envolvia a fixação do personagem Tadeu (Cláudio Gabriel, excelente ator) na cam girl vivida por Tatá Werneck. Nem nomes de peso como Tony Ramos, Glória Pires e Debora Falabella (além de participações especiais como Eliane Giardini, Susana Vieira e Claudia Raia) garantiram o êxito da produção.

A novela ganhou um fôlego quando a vilã disfarçada de vítima Ágatha (Eliane Giardini) ressurgiu do mundo dos mortos, causando um furacão no seio da família La Selva, mas nada que levantasse a qualidade do texto. O grande destaque mesmo ficou por conta do casal formado pelo jagunço Ramiro (Amaury Lorenzo) com o garçom artista Kelvin (Diego Martins) — a dupla — bastante estereotipada, por sinal — brilhou desde o primeiro capítulo e, não à toa, os atores se tornaram os queridinhos do momento. Teve beijão na boca entre os rapazes e, no capítulo derradeiro, vai ter casório homoafetivo, sim.

Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) roubaram a cena em Terra e paixão
Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

2 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás