Terra e paixão chega ao fim com trama em círculos e casal estourado

Compartilhe

Novela das 21h da Globo termina, destacando romance entre Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) em meio a uma narrativa fraca

Por Patrick Selvatti

Após oito meses no ar, chega ao fim nesta sexta-feira (19/1) a novela Terra e paixão. Apontada como uma aposta de sucesso — especialmente pela grife do autor Walcyr Carrasco —, a produção, entretanto, não segurou a onda. Enquanto às 19h Vai na fé cravou seu espaço no rol das grandes obras de teledramaturgia recente, o título das 21h oscilou na audiência e na crítica com uma trama que andou em círculos, baseada quase que exclusivamente na perseguição do vilão Antonio La Selva (Tony Ramos) à mocinha Aline (Bárbara Reis), sem grandes inovações.

Protagonistas não emplacaram em Terra e paixão | Divulgação Globo

Foram muitos os deslizes: a morte precoce do protagonista Daniel (Johnny Massaro), a obsessão do autor pelo termo “sucessão” — em uma clara tentativa de surfar na onda do hit internacional Sucession —, interpretações caricatas e algumas situações esdrúxulas, como a trama que envolvia a fixação do personagem Tadeu (Cláudio Gabriel, excelente ator) na cam girl vivida por Tatá Werneck. Nem nomes de peso como Tony Ramos, Glória Pires e Debora Falabella (além de participações especiais como Eliane Giardini, Susana Vieira e Claudia Raia) garantiram o êxito da produção.

A novela ganhou um fôlego quando a vilã disfarçada de vítima Ágatha (Eliane Giardini) ressurgiu do mundo dos mortos, causando um furacão no seio da família La Selva, mas nada que levantasse a qualidade do texto. O grande destaque mesmo ficou por conta do casal formado pelo jagunço Ramiro (Amaury Lorenzo) com o garçom artista Kelvin (Diego Martins) — a dupla — bastante estereotipada, por sinal — brilhou desde o primeiro capítulo e, não à toa, os atores se tornaram os queridinhos do momento. Teve beijão na boca entre os rapazes e, no capítulo derradeiro, vai ter casório homoafetivo, sim.

Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo) roubaram a cena em Terra e paixão
Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

7 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

7 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás