Após exibição da morte de Pablo Escobar na série, terceira temporada de Narcos será baseada no crescimento do cartel de Cali. Leia entrevista com Damián Alcazar, ator que interpreta um dos novos protagonistas
Cidade do México* — Desde a primeira temporada, o criador e diretor José Padilha e o ator Wagner Moura, então protagonista, fizeram questão de dizer que a série Narcos, da Netflix, era uma produção sobre o origem do narcotráfico no mundo. E agora mais do que nunca essa premissa terá que valer.
Ao fim da segunda temporada, Narcos exibiu a morte do protagonista, Pablo Escobar, papel de Moura. A partir daí, a série deixou de ser uma narrativa sobre Escobar e o cartel de Medellín para expandir sua história para o narcotráfico na Colômbia.
Assim, a terceira sequência terá como foco o Cartel de Cali, grupo que se fortaleceu no país principalmente após a morte de Pablo Escobar. “Nós rompemos muito a temporalidade nessa temporada. O Cartel de Cali trabalhou ao mesmo tempo que o Cartel de Medellín, durante muitos anos. Mas é uma das exigências de uma ficção”, analisa Damián Alcazar, que interpreta o personagem Gilberto Rodriguez Orejuela, um dos líderes do cartel.
História da terceira temporada de Narcos
A história mostrará como o Cartel de Cali se tornou o alvo colombiano após a morte de Pablo Escobar. Temendo terem os mesmos destinos do antecessor, os líderes do cartel, Gilberto Rodriguez Orejuela, Miguel Rodriguez Orejuela (Francisco Denis), Pacho Herrera (Alberto Ammann) e Chepe Santacruz Londono (Pepe Rapazote) decidem fazer um acordo e deixar o mercado do narcotráfico em seis meses. Porém, a decisão não vai agradar a todos os envolvidos.
“O Gilberto e o Miguel tentam pacificar a situação na Colômbia, que está um caos após a morte e o impacto de Pablo na sociedade. Eles querem ser homens de negócio e viver em harmonia com a população. Eles tratam o cartel como um negócio, sem tanta violência, eles corrompem com muitos dólares”, explica Alcazar.
Outra novidade é a narração. Agora, a série é contada pelo agente Javier Peña (Pedro Pascal). Ele passa um período nos Estados Unidos após a morte de Escobar, mas retorna para ajudar no combate ao narcotráfico no país.
Duas perguntas // Damián Alcazar
Como você se preparou para interpretar o Gilberto Rodriguez Orejuela?
Nesse caso, eu tinha a realidade. Tem muitos livros sobre o Cartel de Cali e também as histórias que contam na Colômbia. Todo isso me permitiu ir forrando o personagem. Ele é um personagem completo. Ele mata, luta e trabalha. Tudo pelo bem dos filhos.
Para você, qual é a importância de tratar essa temática na série?
Posso dizer que se o telespectador vê esse tipo de história, ele passa a entender e se interessar pelo assunto. Seria terrível ocultar essas histórias. Muita gente ainda morre diariamente por causa disso (o narcotráfico). Então é melhor abrir o jogo logo.
*A repórter viajou a convite da Netflix