A boa semana que sacudiu a temporada de Malhação

Compartilhe

A temporada Vidas brasileiras de Malhação estava precisando de uma sacudida. Trama do assédio de Verena foi um acerto e tanto!

Confesso que todas as vezes que eu assistia à temporada Vidas brasileiras, a atual de Malhação, ainda vinha um suspiro de saudades de Viva a diferença, leva de capítulos anterior a que está no ar.

A virada de Vidas brasileiras veio nesta semana. Depois de uma apresentação morna e de um protagonista fraco na primeira quinzena ー mais pelos conflitos de Kavaco do que pela atuação convincente de Gabriel Contente ー, Malhação começou a explorar o drama de Verena (Joana Borges).

Marcelo Agenta e Joana Borges se saíram bem na cena

O assunto assédio veio depois ー começou meio que de raspão, quando o diretor do Sapiência, Marcelo (Bukassa Kabengele), implicou com o comprimento do short dela e mudou o uniforme da escola.

A fagulha serviu para as meninas e muitos meninos, o que foi muito legal de ver, ficarem antenados para o assunto. O tema entrou mesmo na pauta quando Verena teve que procurar aulas de reforço com o professor de história Breno (Marcelo Argenta, em boa participação especial). O problema é que eles acabam marcando no apartamento dele, onde ele passa dos limites e tenta abusar da menina. O assédio fica claro e Verena, como era de se esperar, muito assustada.

Foi bonito e de extrema importância ver a maneira com o assunto foi tratado na novelinha. Não houve a romantização de que o caminho para a vítima é fácil: basta denunciar e pronto. Não. Infelizmente não é assim para muitas mulheres e não foi para Verena, que, primeiro, teve que enfrentar a própria vergonha e chegou a se culpar. Até que ela se abriu com a super-professora/super-mulher/super-mãe-de-todos Gabriela (Camila Morgado).

Hábil, a autora Patrícia Moretzsohn intercalou as cenas das versões de Verena e Breno ー ela contando a Gabriela e ele, ao bedel da escola. Prato cheio para Joana e Marcelo brilharem e mostrarem versatilidade. Ele se saiu muito bem, ela precisa melhorar um tiquinho a dicção, mas esteve longe de não dar conta do recado. É bom anotar o nome de Joana Borges!

Mesmo com as evidências apontando para que Breno houvesse assediado Verena, algumas pessoas insistiam em querer não ver o óbvio. Colega de classe de Verena, Jade (Yara Carry) foi uma delas que, até o fim, reclamou que a culpa era da menina, que usava shorts provocantes. Levou vaia dos colegas e espero que do público.

Mas deu ideia a Hugo (Leo Biteco), apaixonadinho por Verena, bolar um protesto que fechou a semana com chave de ouro. Pintados e com cartazes onde liam-se dizeres como “não é não” e “eu quero respeito, abuso eu não aceito”, os alunos exigiram o afastamento de Breno, pedido que, por medo de processo, a direção do colégio negava até então. Com um coração em mãos, Verena deixava claro: “Eu me amo, eu me aceito, eu me perdoo”.

Vidas brasileiras teve sua primeira grande semana. Que venham outras! A próxima temática, intolerância religiosa, já começou a mostrar a cara. Promete!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

4 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

7 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás