Laurita (Lília Cabral) e Amanda (Giulia Bertolli) em "A lista"
Patrick Selvatti
Após temporadas de sucesso de público e crítica no teatro, a peça A lista ganha uma adaptação homônima para as telas. O filme inédito vai ao ar na TV Globo, em 17 de fevereiro, no Tela quente. Estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia.
O encontro das duas desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. “A Laurita, minha personagem, mora em Copacabana praticamente desde que nasceu. Quando o filme começa, ela recebe a ajuda de uma garota, de vinte e poucos anos, a Amanda. E essa garota vai entrar na vida dessa mulher através das compras de supermercado e das histórias de vida. Porque, apesar de serem de gerações diferentes, elas têm muito a acrescentar uma à outra. Então, em resumo, o filme é uma linda história sobre o afeto. Começa parecendo que as coisas não vão dar muito certo, mas, logo a gente percebe que, se o amor e o afeto existem, muitas coisas a gente consegue realizar”, afirma Lilia Cabral.
A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online para pessoas de todo o mundo. Passado esse período, a possibilidade de encenar A lista em um teatro com público tornou-se viável. E foi após assistir ao espetáculo pessoalmente que o diretor José Alvarenga Jr. pensou que a história renderia um filme.
Na adaptação audiovisual, lugares, rostos e novos enredos tomam forma e incrementam a trama. Com isso, somam-se ao elenco de A lista, que no teatro era formado apenas por mãe e filha, Tony Ramos como Antenor, colega de ensino clássico de Laurita; Leticia Colin como Carolina, filha de Laurita; Cláudio Gabriel como Afonso, pai de Amanda; e Vitor Britto como Auricélio Jr., vizinho de Amanda e Laurita. A produção também conta com as participações de grandes veteranos da dramaturgia, como Zezeh Barbosa, Guida Vianna, Bia Montez, Rosamaria Murtinho, Betty Faria, Tony Tornado, Reginaldo Faria, Anselmo Vasconcellos e Eber Inácio.
Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.. A lista é o quinto filme do Núcleo de Filmes da Globo, iniciado no final de 2023.
"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…
Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…
Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…
O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…
Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…
Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…