Telefilme com Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, estreia na Globo

Compartilhe

Filme inédito, A lista nasceu de uma peça encenada por mãe e filha na pandemia, e vai ao ar nesta segunda-feira (17/2), no Tela quente

Patrick Selvatti

Após temporadas de sucesso de público e crítica no teatro, a peça A lista ganha uma adaptação homônima para as telas. O filme inédito vai ao ar na TV Globo, em 17 de fevereiro, no Tela quente. Estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia.

O encontro das duas desencadeia um turbilhão de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. “A Laurita, minha personagem, mora em Copacabana praticamente desde que nasceu. Quando o filme começa, ela recebe a ajuda de uma garota, de vinte e poucos anos, a Amanda. E essa garota vai entrar na vida dessa mulher através das compras de supermercado e das histórias de vida. Porque, apesar de serem de gerações diferentes, elas têm muito a acrescentar uma à outra. Então, em resumo, o filme é uma linda história sobre o afeto. Começa parecendo que as coisas não vão dar muito certo, mas, logo a gente percebe que, se o amor e o afeto existem, muitas coisas a gente consegue realizar”, afirma Lilia Cabral.

A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online para pessoas de todo o mundo. Passado esse período, a possibilidade de encenar A lista em um teatro com público tornou-se viável. E foi após assistir ao espetáculo pessoalmente que o diretor José Alvarenga Jr. pensou que a história renderia um filme.

Na adaptação audiovisual, lugares, rostos e novos enredos tomam forma e incrementam a trama. Com isso, somam-se ao elenco de A lista, que no teatro era formado apenas por mãe e filha, Tony Ramos como Antenor, colega de ensino clássico de Laurita; Leticia Colin como Carolina, filha de Laurita; Cláudio Gabriel como Afonso, pai de Amanda; e Vitor Britto como Auricélio Jr., vizinho de Amanda e Laurita. A produção também conta com as participações de grandes veteranos da dramaturgia, como Zezeh Barbosa, Guida Vianna, Bia Montez, Rosamaria Murtinho, Betty Faria, Tony Tornado, Reginaldo Faria, Anselmo Vasconcellos e Eber Inácio.

Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.. A lista é o quinto filme do Núcleo de Filmes da Globo, iniciado no final de 2023.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

2 semanas atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

2 semanas atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

3 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

4 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás