Star Trek: Picard bebe da fonte da franquia, ao mesmo tempo que assume elementos modernos

Compartilhe

Primeiro episódio da série estreia nesta sexta-feira (24/1) na Amazon Prime Vídeo. O Próximo Capítulo assistiu aos três primeiros e te conta o que esperar de Star Trek: Picard

O universo de Star Trek é amplo. A franquia ganhou, ao longo dos mais de 50 anos, diversas versões, seja no cinema, seja na telinha. A partir desta sexta-feira (24/1) ganha mais uma. É Star Trek: Picard, seriado da Amazon Prime Vídeo, em 10 episódios que tem como foco o ex-capitão da Enterprise, Jean-Luc Picard, interpretado pelo ator Patrick Stewart, que está de volta após dar vida ao personagem em The next generation e Nemesis.

A decisão de trazer Picard de volta para um seriado é bastante acertada, principalmente, com o retorno do intérprete. Patrick Stewart é a alma de Star Trek: Picard, por ser um personagem extremamente empático que já começa a trama em uma situação de vulnerabilidade. A história tem início com Picard em seu vinhedo na França e aposentado da Tropa Estrelar após a morte do amigo e androide Data e dos trágicos acontecimentos que envolvem, entre eles, a destruição de Rumulus.

A série faz questão de mostrar a frustração e o sentimento de culpa do personagem. Em meio a isso, ele se depara com uma desconhecida, a misteriosa Dahj (Isa Briones), uma mulher que é atacada no início do primeiro episódio e, por algum motivo — que nem ela é capaz de responder — segue em busca do ex-capitão para que ele possa ajudá-la. É interessante ver essa interação entre os dois personagens, um já conhecido da franquia e outra completamente nova. Também há algo instigante que leva o espectador a querer continuar assistindo para saber o desenrolar dessa relação.

Crédito: Amazon Prime Vídeo/Divulgação. Cena da série Star Trek: Picard da Amazon Prime Vídeo

Os personagens secundários e novos vão aparecendo aos poucos. A cada episódio eles são introduzidos e demonstrando a importância deles para essa trama, que, nada mais é do que uma jornada dentro de uma grande conspiração envolvendo androides, romulanos e borgs. Como de costume, Star Trek traz, nas entrelinhas, diversas discussões que partem inicialmente da diversidade — ou das dificuldades que as pessoas encontram de lidar com ela.

Ao mesmo tempo que bebe da fonte de Star Trek, com essa temática e com o retorno de velhos personagens, a nova versão traz um frescor. O visual é deslumbrante, com efeitos visuais do nível de obras cinematográficas. A introdução de novos personagens também é outro ponto positivo e responsável por uma nova abordagem, mais moderna em relação aos temas.

Uma parceria entre CBS e Amazon Prime Vídeo, a série ganhará novos episódios semanais na plataforma. Até por isso, a trama acerta em ter ganchos a cada episódio, o que faz o espectador querer voltar. Esse recurso foi bem utilizado nos três primeiros capítulos, que deixam pontas tanto sobre o que ainda vai acontecer, quanto sobre fatos que aconteceram antes, entre o fim de Nemesis, que é quando se passa a trama, e entre os filmes da trilogia protagonizada por Chris Pyne nos cinemas que interferem diretamente em Picard.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

6 dias atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

6 dias atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

2 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

3 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás