Série documental O caso Evandro estreia no Globoplay

Compartilhe

Produção original, O caso Evandro é adaptada de um podcast sobre a morte de um menino de 6 anos

Foi de uma temporada do podcast Projeto humano, de Ivan Mizanzuk, que nasceu O caso Evandro, série documental dirigida por Aly Muritiba e Michelle Chevrand que chega nesta quinta-feira (13/5) ao catálogo do Globoplay. A série tem 8 episódios, dos quais dois estreiam agora. Até 27/5 a cada quinta serão liberados mais dois capítulos. Depois, o sétimo virá dia 3/6. O oitavo, dia 10/6, é um extra porque, na verdade, trata do desaparecimento de Leandro Bossi, também em 1992. Os dois casos têm muito em comum.

A série se debruça sobre o caso que investigou o assassinato de Evandro Caetano, aos 6 anos, em 1992, na pequena Guaratuba (PR). Pouco depois do desaparecimento do menino, sete pessoas foram presas e confessaram que usaram Evandro num ritual macabro.

A explicação não convenceu muita gente. Entre os insatisfeitos e chocados com o caso, que teve repercussão nacional, estava Ivan Mizanzuk, que dedicou mais de 40 horas de gravação do podcast a reviver o crime.

O caso Evandro vai além do Projetos humanos não só pela obviedade de trazer a imagem. Mas também pelo formato da abordagem. Aly e Michelle fazem entrevistas esclarecedoras sobre o caso, ouvindo personagens-chave para o entendimento do caso e trazendo imagens de arquivo. O próprio Ivan é um dos entrevistados.

“Como documentarista, acredito que O caso Evandro fala da sociedade e traz uma discussão importante sobre estrutura e métodos da polícia, da imprensa e do judiciário”, afirma a diretora Michelle Chevrand, em material de divulgação da série.

“Com a imagem, é mais fácil dar conta da história em um espaço menor de tempo. Além disso, no podcast, a gente tem Ivan como condutor de toda a história, se baseando sempre nos autos do processo. Na série, partimos dos autos, mas temos também o uso de entrevistas com pessoas que participaram de todo o processo e do caso, de advogados, especialistas”, completa Aly.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás