Programa Catfish Brasil chega à segunda temporada investigando mais casos de relacionamentos on-line
Em 2010, Nev Schulman e Max Joseph produziram um documentário retratando casos de “catfish”, pessoas que enganam outras ao criar perfis falsos na internet. A produção fez tanto sucesso que deu origem a um reality da MTV comandado pela dupla há seis temporadas e ainda a duas versões latinas: uma na Colômbia, que durou duas temporadas, e outra no Brasil, que estreia a segunda sequência em 20 de setembro, às 22h.
Lançado no ano passado, o Catfish Brasil é apresentado pelos atores Ricardo Gadelha e Ciro Sales. Cabe à dupla analisar e investigar os casos enviados à produção. Cada episódio exibe uma situação de catfish e o objetivo é descobrir a verdade por trás da história. “Desde que a MTV anunciou que faria o Catfish Brasil, as histórias começaram a chegar, tanto no veículo oficial do canal, como em nossas redes sociais”, afirma Ricardo Gadelha.
Como na temporada anterior, o Catfish Brasil vai investigar situações em diferentes cidades brasileiras. O primeiro episódio se passa em Ouro Preto (MG). “Acho que quando começamos abrimos um espaço na televisão brasileira para esse tipo de história. É um espaço que se consolida. Todo mundo conhece alguém que já passou por uma situação parecida e quer contar sua história, fazer parte”, completa Ciro Sales.
Novidades da temporada de Catfish Brasil
A segunda temporada chega com diversas novidades. A primeira delas é no próprio clima do programa. Após uma temporada, o reality conseguiu estabelecer credibilidade com o público e os apresentadores exibem uma relação maior, além da experiência com os casos.
“À medida que vamos passando por uma temporada, com episódios e casos, nossa relação de cumplicidade se aprofunda. Isso fica muito nítido na segunda temporada. É um aprofundamento tanto na relação pessoal quanto no universo do programa. Hoje somos pessoas com mais propriedade sobre o assunto de relacionamentos virtuais. Temos mais clareza sobre quais ferramentas usar e mais confiança nos palpites”, garante Sales.
Outra inovação está ligada à própria dinâmica do programa, que terá uma série de conteúdos extras. Aos sábados, no aplicativo da MTV, o espectador poderá assistir a uma entrevista com o catfish do episódio da semana. No domingo é a vez de Ricardo e Ciro aparecerem em um programa no serviço on demand contando mais sobre o caso exibido no reality, uma espécie de editorial.
A última novidade é que o canal divulgará uma curadoria com músicas da cena independente nacional que farão parte da trilha sonora. “Estamos criando esse espaço que retoma a veia do canal, que sempre foi a música”, completa Sales.
Duas perguntas // Ricardo Gadelha
O que há de diferente na segunda temporada em relação à primeira?
Tem várias novidades e surpresas. O que fica claro, para mim, é a credibilidade que o programa alcança com uma segunda temporada, tanto com o público quanto com os participantes. Fico imaginando o que passava na cabeça das pessoas que estavam presas numa situação como essa e queriam nos pedir ajuda na primeira temporada. Elas não sabiam de que maneira iríamos tratar as questões. Vejo, hoje, os participantes mais seguros em nos procurar. Isso provoca uma entrega maior deles. O resultado é emoção à flor da pele, seja para o bem ou para o mal.
Vocês participaram de um episódio especial do Catfish original. Como foi essa parceria?
Fomos participar de um episódio da sexta temporada deles, que foi ao ar na última quarta-feira. Fazemos um programa que segue totalmente o modelo do original. Tinha um sentimento muito grande de camaradagem e parceria, além da oportunidade de participar e ver como eles produzem, como é o set de filmagens, todo esse conhecimento e intercâmbio. Somos chamados para opinar em uma investigação deles, que a priori, não tem nenhuma relação com o Brasil. Foi um encontro enriquecedor. Hoje no mundo há apenas quatro apresentadores do Catfish no ar, nós quatro.