Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

Compartilhe

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões do seriado sul-coreano

Por Pedro Ibarra

Um dos casos mais surpreendentes da televisão internacional dos últimos anos é a produção coreana. Obras faladas em uma língua oriental muito distante do comum inglês fizeram sucesso indiscutível em nível mundial. Entre Parasita ganhar o Oscar de Melhor filme e os K-dramas se popularizarem nos streamings, o título de maior destaque foi Round 6, um ousado original da Netflix que estreia a segunda temporada hoje.

A série acompanha alguns protagonistas no sádico Squid Game, um confinamento que obriga os participantes a participarem de jogos tradicionais de criança. O problema é que o custo da derrota é a vida. Na primeira temporada, acompanhamos Gi-hun, personagem de Lee Jung-jae, que é convidado para tentar ficar rico e mudar de vida.

Escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk, a trama é eletrizante, cheia de reviravoltas e mistura ação, drama e uma pitada certeira de crítica social. A produção discute a desigualdade em oportunidades e privilégios, mas também questiona a índole das pessoas quando colocadas em situações de extrema pressão.

Com cenas de revirar o estômago e um desenrolar dos eventos agridoce, Round 6 mexeu com as emoções do público. Por isso colecionou recordes. Foi a primeira série não falada em inglês a concorrer a Melhor série de drama no Emmy, prêmio vencido por Lee Jung-jae como Melhor ator; a produção foi vista por por mais de 100 milhões de perfis e sintonizada por 111 milhões de lares em todo o mundo ,totalizando 1,65 bilhão de streams e um rendimento de US$ 900 milhões para Netflix; e atualmente é a detentora do posto de série e produção original mais assistida da plataforma.

Na mesma qualidade

Mesmo com uma história fechadinha, o tamanho do sucesso praticamente forçou a renovação do título e, quase três anos após a primeira temporada, Round 6 está de volta. O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e a garantia é de mais uma história na qualidade da primeira.

O desenrolar da tensão e a capacidade de manter o público vidrado na história por meio do suspense continuam como uma das maiores qualidades da série. O desenvolvimento, dessa vez, caminha em direção a um desfecho, uma vez que foi anunciado que a segunda temporada é a penúltima do seriado que tem previsão de encerramento para 2025.

Se a forma de contar a história seguir a linha da temporada da estreia, a imprevisibilidade vai continuar sendo a principal arma para surpreender o público, que poderá se apegar a novos personagens sem deixar de sentir saudade dos antigos.

Para uma produção que poderia ter sido encerrada após a boa primeira temporada, fica a impressão de que havia uma história para continuar a ser contada e o caminho do início parece o certo para trazer novidades interessantes para a narrativa. Agora resta saber se o fenômeno esteve ligado ao público em casa no meio da pandemia, em 2021, ou se o título ainda tem força para fazer números.

Além da língua inglesa

Round 6 é o caso mais emblemático do sucesso de séries e filmes que não são faladas em língua inglesa majoritariamente. Porém, não foi só ela que conquistou os olhos do mundo pelas telinhas. A Netflix tornou-se uma plataforma especialista em lançar sucessos em línguas distintas. A espanhola ‘La casa de papel’ é uma das precursoras desse movimento. ‘O poço’ e ‘Elite’ foram outras duas faladas em espanhol que conquistaram o público. ‘Dark’ foi muito aclamada e é falada em alemão e até a brasileira Cidade invisível fez um burburinho internacionalmente.

Após algum tempo sem algo fora do eixo em inglês fazer barulho, Round 6 volta para a segunda temporada no mesmo ano em que O poço ganha sequência. Entretanto, a menos que a produção coreana faça mais um milagre de views, um dos maiores sucessos em língua não inglesa do ano é Senna. A série do ídolo brasileiro passou oito dias no topo das mais vistas e tem aparecido nas premiações internacionais.

Pedro Ibarra

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

3 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

3 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás