Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

Compartilhe

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões do seriado sul-coreano

Por Pedro Ibarra

Um dos casos mais surpreendentes da televisão internacional dos últimos anos é a produção coreana. Obras faladas em uma língua oriental muito distante do comum inglês fizeram sucesso indiscutível em nível mundial. Entre Parasita ganhar o Oscar de Melhor filme e os K-dramas se popularizarem nos streamings, o título de maior destaque foi Round 6, um ousado original da Netflix que estreia a segunda temporada hoje.

A série acompanha alguns protagonistas no sádico Squid Game, um confinamento que obriga os participantes a participarem de jogos tradicionais de criança. O problema é que o custo da derrota é a vida. Na primeira temporada, acompanhamos Gi-hun, personagem de Lee Jung-jae, que é convidado para tentar ficar rico e mudar de vida.

Escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk, a trama é eletrizante, cheia de reviravoltas e mistura ação, drama e uma pitada certeira de crítica social. A produção discute a desigualdade em oportunidades e privilégios, mas também questiona a índole das pessoas quando colocadas em situações de extrema pressão.

Com cenas de revirar o estômago e um desenrolar dos eventos agridoce, Round 6 mexeu com as emoções do público. Por isso colecionou recordes. Foi a primeira série não falada em inglês a concorrer a Melhor série de drama no Emmy, prêmio vencido por Lee Jung-jae como Melhor ator; a produção foi vista por por mais de 100 milhões de perfis e sintonizada por 111 milhões de lares em todo o mundo ,totalizando 1,65 bilhão de streams e um rendimento de US$ 900 milhões para Netflix; e atualmente é a detentora do posto de série e produção original mais assistida da plataforma.

Na mesma qualidade

Mesmo com uma história fechadinha, o tamanho do sucesso praticamente forçou a renovação do título e, quase três anos após a primeira temporada, Round 6 está de volta. O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e a garantia é de mais uma história na qualidade da primeira.

O desenrolar da tensão e a capacidade de manter o público vidrado na história por meio do suspense continuam como uma das maiores qualidades da série. O desenvolvimento, dessa vez, caminha em direção a um desfecho, uma vez que foi anunciado que a segunda temporada é a penúltima do seriado que tem previsão de encerramento para 2025.

Se a forma de contar a história seguir a linha da temporada da estreia, a imprevisibilidade vai continuar sendo a principal arma para surpreender o público, que poderá se apegar a novos personagens sem deixar de sentir saudade dos antigos.

Para uma produção que poderia ter sido encerrada após a boa primeira temporada, fica a impressão de que havia uma história para continuar a ser contada e o caminho do início parece o certo para trazer novidades interessantes para a narrativa. Agora resta saber se o fenômeno esteve ligado ao público em casa no meio da pandemia, em 2021, ou se o título ainda tem força para fazer números.

Além da língua inglesa

Round 6 é o caso mais emblemático do sucesso de séries e filmes que não são faladas em língua inglesa majoritariamente. Porém, não foi só ela que conquistou os olhos do mundo pelas telinhas. A Netflix tornou-se uma plataforma especialista em lançar sucessos em línguas distintas. A espanhola ‘La casa de papel’ é uma das precursoras desse movimento. ‘O poço’ e ‘Elite’ foram outras duas faladas em espanhol que conquistaram o público. ‘Dark’ foi muito aclamada e é falada em alemão e até a brasileira Cidade invisível fez um burburinho internacionalmente.

Após algum tempo sem algo fora do eixo em inglês fazer barulho, Round 6 volta para a segunda temporada no mesmo ano em que O poço ganha sequência. Entretanto, a menos que a produção coreana faça mais um milagre de views, um dos maiores sucessos em língua não inglesa do ano é Senna. A série do ídolo brasileiro passou oito dias no topo das mais vistas e tem aparecido nas premiações internacionais.

Pedro Ibarra

Posts recentes

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

5 dias atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

1 semana atrás

Sociedade da Virtude desvirtua o Natal em especial na Max

Lançamento desta semana do streaming da Max, Sociedade da Virtude salva o Natal traz Papai…

2 semanas atrás

“O Brasil entrou no chat”: Laysla de Oliveira volta para Lioness para o delírio dos fãs

A atriz canadense com alma brasileira, Laysla de Oliveira fala sobre o retorno para a…

3 semanas atrás

Minissérie sobre Ayrton Senna acelera nas curvas da saudade

Produção da Netflix, Senna traz de volta o amor do brasileiro pelo lendário piloto e…

4 semanas atrás

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

2 meses atrás