Roda de fogo, novela de 1986, entra para o Globoplay

Compartilhe

Trama de Lauro César Muniz trazia romance e dilema ético de personagens de Tarcísio Meira e Bruna Lombardi. Lembre quem é quem em Roda de fogo!

O dilema entre a razão e a emoção move a juíza Lúcia Brandão, principal personagem feminino de Roda de fogo. Vivida por Bruna Lombardi, a magistrada está de volta no Globoplay a partir desta segunda-feira (26/4). Exibida em 1986, Roda de fogo tem texto de Lauro César Muniz e direção de Dennis Carvalho.

Tarcísio Meira vive o empresário Renato Villar. Acusado de ter dinheiro no exterior e de ter sido mandante de um assassinato, o vilão resolve seduzir Lúcia para que ela não o condene. A juíza se apaixona por ele, que, claro, acaba se apaixonando também. Para completar, Renato descobre que tem um tumor no cérebro. O dilema entre a ética e o amor é o que move tanto Lúcia como Renato.

Doente, Renato ainda vai se separar de Carolina (Renata Sorrah) e tentar reatar os laços com o filho, Pedro (Felipe Camargo), fruto da relação com a guerrilheira Maura (Eva Wilma).

Relembre os personagens de Roda de fogo

Paulo José, Cassio Gabus Mendes e Joana Fomm como Celso, Junior e Telma
Osmar Prado e Carla Daniel como Tabaco e Marlene na novela Roda de fogo
Hugo Carvana e Joana Fomm como Paulo e Telma
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi como Renato Villar e Lúcia Brandão

Renato Villar (Tarcísio Meira) – Bonito, charmoso e elegante, de extraordinária vitalidade. Um vitorioso. A fortuna dele, calculada em vários milhões de dólares, teve início com o pai, Antonio Villar (Mário Lago). Mas o grande salto veio após o casamento com Carolina (Renata Sorrah), filha de ricos proprietários de terras. Dono de um império, Renato preside uma holding de várias empresas dirigidas por membros da família dele e de Carolina. A projeção originou propostas para que ingressasse na política. Renato gosta de conquistar e seduzir as mulheres, uma forma de afirmar poder – mas não se entrega a nenhuma delas. Com Carolina, mantém uma relação burocrática. Restam apenas o interesse econômico de ambas as partes e as conveniências sociais.

Carolina d´Ávila (Renata Sorrah) – Vem de uma tradicionalíssima família de barões do império, e é muito ciosa do nome que ostenta e do status que possui. A maior parte da herança são terras, hoje administradas por uma empresa agropecuária que integra a holding de Renato. É uma mulher que cultiva as aparências, dedicando-se a chás beneficentes e atividades afins. Tem uma grande roda de conhecidos, mas não costuma aprofundar amizades. A família supre esta parte, sendo para ela a coisa mais importante a preservar. O maior sonho dela é ser primeira-dama do país.

Lúcia Brandão (Bruna Lombardi) – Bonita e inteligente, preza liberdade e inteligência acima de tudo. Advogada bem-sucedida, trocou a advocacia pela magistratura para fazer prevalecer sua visão extremada da lei e da justiça. Fez concurso, foi aprovada com brilho e empossada como juíza substituta. Acredita na lei e na justiça, e vive um grande conflito quando seu caminho cruza com o de Renato Villar.

Antônio Villar (Mário Lago) – Pai de Renato. Empresário que saiu do nada e construiu a base do sucesso do filho.

Helena Villar (Mayara Magri) – Filha de Renato e Carolina, estudante de comunicação. Tem um relacionamento difícil com os pais, cuja visão de mundo contesta. Renato se sente na obrigação de transmitir à filha uma moral que recebeu dos pais; e Carolina tem grandes planos para ela, com os quais a jovem nem sempre concorda.

Fernando Brandão (Carlos Vergueiro) – Pai de Lúcia (Bruna Lombardi) e Laiz (Lúcia Veríssimo). Após um derrame e uma série de problemas, vive em casa, preocupado com as filhas.

Laiz Brandão (Lúcia Veríssimo) – Linda e deslumbrante, muito ambiciosa, sonha em ser uma personalidade do jet set nacional. Quer aparecer, acontecer.

Maura Garcez (Eva Wilma) – Por volta de 1960, ela teve um romance com Renato. Os dois foram muito apaixonados, e da relação nasceu Pedro (Felipe Camargo). Renato não o queria, e assim começou o desentendimento entre eles, que se acentuou cada vez mais, até ambos seguirem caminhos opostos. Ela optou pela participação política na esquerda; ele, em construir sua grande fortuna. Em 1970 foi presa, e Renato conseguiu tirá-la do país, mas os sofrimentos na prisão levaram-na ao desequilíbrio psicológico, culminando na internação numa clínica em Roma. Aparece por volta do capítulo 30.

Pedro Garcez (Felipe Camargo) – A ausência do pai e, em seguida, da mãe, exilada, transformou-o num rapaz revoltado, de temperamento difícil. Faz tudo para incomodar e agredir o pai, até mesmo na forma de se vestir: suas roupas são extravagantes e agressivas. É fortemente rejeitado pelas famílias de Carolina e Renato.

Joana Garcez (Yara Cortes) – Mãe de Maura. Viúva, criou Pedro. É dona de um bar. O pai dela era um imigrante espanhol e anarquista, cujas ideias foram a única herança que lhe deixou. É uma pessoa fortemente emotiva, estourada, com rompantes melodramáticos.

Mário Liberato (Cecil Thiré) – Advogado de Renato. É um solteirão, que aprecia coisas exóticas: comidas, roupas e objetos. Quanto a mulheres, não se tem notícia de que tenha tido uma relação mais profunda. Frio, controlado, profissional extremamente competente, mas reservado. Não é homem de grandes embates nos tribunais. Seu trabalho é encontrar as brechas da lei e fazer a fundamentação jurídica. É capaz de chegar a explosões de violência e requintes de sadismo assustadores.

Celso Rezende (Paulo José) – Diretor financeiro do grupo de Benson (Carlos Kroeber), é quem denuncia negociatas que envolvem Renato. Morre em seguida. Participação em dois capítulos.

Telma Rezende (Joana Fomm) – Mulher de Celso. Bonita, charmosa, com grande penetração nas altas esferas políticas e empresariais. Seu casamento está em crise há muito tempo. É amante de Paulo (Hugo Carvana).

Junior (Cássio Gabus Mendes) – Filho de Telma e Celso. Estudava nos EUA e vem para o Brasil com a morte do pai. Não aceita a versão oficial do acidente, assumindo um comportamento excêntrico.

Paulo Costa (Hugo Carvana) – Primo de Carolina, diretor de uma das empresas da holding. Governista na época da ditadura, sonha voltar à política. Candidato à Constituinte. É quem arranja as mulatas para Benson, pois também as aprecia. Quer fazer de Renato o presidente da República.

Werner Benson (Carlos Kroeber) – Representante de um conglomerado financeiro no Brasil. Descendente de ingleses e alemães, não considera povos subdesenvolvidos como gente, embora seja grande apreciador de mulatas. Frio, capaz de qualquer coisa para defender os seus interesses e os do conglomerado.

Marcos Labanca (Paulo Goulart) – Juiz de muito prestígio, titular da vara onde Lúcia é substituta. Tem o poder de decisão num processo contra Benson. Homem de muita integridade e firmeza. Um ídolo para Lúcia.

Roberto Labanca (Jayme Périard) – Filho do juiz Labanca. Paralítico, tem uma ligação muito forte com o pai. Interessa-se por Lúcia.

Anselmo Santos (Ivan Cândido) – Espécie de capataz e capanga de Renato nas suas fazendas. Quando precisa, vem fazer algum “serviço” na cidade. Foi policial no passado.

Vera Santos (Cláudia Magno )- Filha de Anselmo. Estudante, bonita, não tem consciência da atividade do pai. Começa a trabalhar no escritório de Paulo e passa a se relacionar com Junior.

General Hélio d’Ávila (Percy Ayres) – Tio de Carolina, muito interessado em preservar a moral familiar. Une-se à sobrinha para fazer de Renato o presidente da República.

Felipe d’Ávila (Paulo Castelli) – Neto do General Hélio D’Ávila, com quem mora. Diretor de uma das empresas da holding de Renato. Envolve-se com Laiz, causando um tumulto na família.

Ana d’Ávila (Isabela Garcia) – Neta do general Hélio D’Ávila e irmã de Felipe. Jovem bonita, supercontrolada pelo avô, balança as estruturas familiares quando se envolve com Pedro.

Gilberto (Rodolfo Bottino) – Jornalista encarregado de fazer uma matéria sobre a holding de Renato. Quer a todo custo entrevistá-lo. Namora Laiz e, posteriormente, Helena.

Tabaco (Osmar Prado) – Motorista de Renato e homem de sua confiança. Tem várias mulheres, o que exige malabarismos para que uma não descubra a existência da outra.

Patativa (Claudia Alencar) – Uma das mulheres de Tabaco. Aderecista profissional de escolas de samba, também faz lindos e disputados vestidos de noiva, mas nunca vestiu nenhum.

Bel (Inês Galvão) – Telefonista de um hotel, uma das mulheres de Tabaco.

Marlene (Carla Daniel) – Empregada na casa de Carolina e Renato, uma das mulheres de Tabaco.

Gilson Góes (Gilberto Martinho) – Frequentador do bar de Joana, por quem é apaixonado. Ex-jogador de futebol, guarda um álbum sobre as suas glórias no esporte.

Fátima Pires (Cristina Sano) – Trabalha no bar de Joana, onde se liga a Tabaco.

Nazaré (Betty Berardo) – Secretária de Renato. Mulher muito séria, compenetrada e romântica.

Alice (Sylvia Bandeira) – Amiga de Carolina, no passado teve um relacionamento com Renato, de quem quer se vingar.

Jacinto Meirelles (Cláudio Curi) – Mordomo, copeiro e chofer de Mário, mas se considera seu secretário particular. Muito fino e educado, é o único empregado em quem Mário confia. No decorrer da trama, fica implícita uma relação homossexual entre Jacinto e Mário.

*Fonte: Memória Globo

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Hacks retorna para terceira temporada com mesma essência e graça

O Próximo Capítulo já assistiu o início da série e garante que embate geracional de…

4 dias atrás

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

7 dias atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

2 semanas atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

2 semanas atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

2 semanas atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

2 semanas atrás