Roberto Birindelli vive um homem de fé na telinha

Compartilhe

Ator Roberto Birindelli vem se especializando em personagens épicos, como Samuel de Reis e Solano Lopez de Nos tempos do imperador

O ator Roberto Birindelli é múltiplo. Na telinha saiu do Brasil imperial como Solano Lopez de Nos tempos do imperador para a série bíblica Reis, na qual interpreta Samuel. Nos cinemas, atua em coproduções entre vários países latino-americanos e, muitas vezes, em espanhol, idioma-natal desse ator nascido no Uruguai. Em entrevista, Roberto fala sobre Reis, sobre a estreia de Nos tempos do imperador em Portugal e sobre cinema. Confira!

Como você define Samuel, seu personagem em Reis?
Samuel vive em um tempo muito diferente, em que a sociedade se estabelecia em regras que hoje não seriam praticáveis. São tempos do pensamento mítico-mágico e não técnico-científico; de tribos e guerras constantes. Samuel é construído em alguns eixos, cada um com um tempo, um peso metafísico e uma dinâmica: o profeta, o cidadão de Israel, o pai de família, e o principal, um homem de Deus. Na série, Samuel vai ter grandes frustrações como profeta, como pai de família e vai viver o fim de uma era em Israel. O único refúgio dele vai ser a fé inabalável.

Seu personagem anterior também foi de época, o Solano Lopez, de Nos tempos do imperador? O processo de composição deles é parecido por serem dois personagens não contemporâneos?
Tem mais de 2000 anos entre Samuel e Solano! Eu parto sempre do que dói, das dúvidas, dores e delícias de cada momento, situação e curva dramática. Mas cada um deles tem um ritmo, uma relação com o ambiente e com os outros. Para Solano, em relação à preparação, fiz treino de montaria e tive treino de armas. Pratiquei esgrima vários anos, então, esta parte não foi complicada. Para Samuel, teve um outro tipo de desafio. As batas e sandálias dão um caminhar específico e uma movimentação peculiar. Tenho hábito de usar cabelo curto e agora precisei colocar mega hair para compor o personagem. A mãe de Samuel não corta seu cabelo como símbolo da promessa que fez a Deus, portanto tive que me habituar a usar cabelo na cintura.

Tem saudades de fazer uma novela contemporânea? O ator deve ficar menos tempo na caracterização, não?
De fato. Eu quase não uso maquiagem, então fica bem mais simples. Mas são desafios diferentes e eu curto os dois.

Nos tempos do imperador está passando em Portugal. Qual a sua expectativa para ver a reação dos portugueses a essa novela? Tem tido algum retorno quanto a isso?
Recebi algumas mensagens de Lisboa e eles estão super acompanhando. Provavelmente o olhar poderá ser mais distante ou talvez um pouco mais neutro

Você estará no filme A teoria dos vidros quebrados. O que pode adiantar sobre esse projeto?
A teoria dos vidros quebrados, longa de Diego Fernández, foi filmado no Uruguai, pouco antes da pandemia, em janeiro de 2021. Combina os gêneros comédia e policial e foi meu primeiro longa no Uruguai. Aproveitei para ver amigos de infância, visitar minha antiga casa e a escola onde estudava. Revisitei espaços importantes na memória. Foi duro, forte, mas muito legal. O elenco é formado por uma combinação de talentos de diversos países da América Latina. Tem a atriz brasileira Lourdes Kauffmann, o argentino Martín Slipak, os uruguaios César Troncoso e Verónica Perrota.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás