Ricos de amor mostra que tem tudo para figurar entre os sucessos da Netflix

Compartilhe

Longa-metragem brasileiro, Ricos de amor é comédia romântica leve e com uma mensagem sobre privilégio

A partir desta quinta-feira (30/4), a Netflix disponibiliza no catálogo mais uma atração brasileira. É o filme Ricos de amor, de Bruno Garotti, nome por trás de sucessos como Cinderela pop e Tudo por um popstar. O longa-metragem tem tudo para figurar entre os hits do gênero de comédia romântica do serviço de streaming, por acertar na fórmula.

Ricos de amor acompanha a história de Teto (Danilo Mesquita), um jovem rico e imaturo que vive uma vida regada a festas e mulherada, tudo bancado pelo dinheiro do pai Teodoro (Ernani Moraes), dono de uma fábrica de tomates no interior do Rio de Janeiro.

Crédito: Mariana Vianna/Netflix/Divulgação

O patriarca bem que quer que o garoto entre na linha o convocando para trabalhar na empresa da família. Mas o que realmente faz Teto mudar é mais uma conquista. Ele conhece Paula (Giovanna Lancellotti), uma estudante de medicina que o trata como uma pessoa normal. O tal desprezo da jovem pelo “príncipe do tomate” chama atenção dele, que encontra na seleção de funcionários da fábrica na capital fluminense uma oportunidade de engatar um romance com Paula.

É a partir daí que a história ganha volume. Teto se muda para o Rio de Janeiro com Igor (Jaffar Bambirra), melhor amigo dele e filho da empregada da família. Ele resolve trocar a identidade com o colega, assumindo assim uma vida mais simples, enquanto Igor tem a oportunidade de viver sob privilégios. O troca-troca tem motivo: Teto se apresentou para Paula como um jovem simples e ele também quer provocar para o pai que consegue o emprego independentemente do sobrenome.

Crítica de Ricos de amor

Crédito: Mariana Vianna/Netflix/Divulgação

Em quase duas horas de filme, é difícil perceber o tempo passar, porque a narrativa de Ricos de amor é rápida, engraçada, fofa e faz o espectador se conectar com a história. A produção aposta em fórmulas do gênero, mas nem por isso é uma repetição de algo já existente.

Logo de cara, sabe-se que Paula e Teto terão uma história de amor de idas e vindas, inclusive, por conta das mentiras contadas pelo protagonista. É esse enredo que traz o humor para o filme, estilo esse que permeia também outras narrativas, como de Igor que faz uma dobradinha ótima com Alana (Fernanda Paes Leme), que é a responsável pela seleção de funcionários da fábrica de tomates, por quem ele se apaixona. A dupla rouba cena nos momentos em que está junta, muito por conta das mentiras que precisam ser contadas.

O filme também acerta em ter uma brasilidade e mostrar diferentes aspectos disso. Há o lado mais interiorano, com o destaque do sertanejo, e há também o lado carioca periférico, com direito a passinho e funk. A música é ainda outro destaque da produção contando com vários remixes do Dj Alok.

Crédito: Mariana Vianna/Netflix/Divulgação

Tendo um protagonista que é o típico riquinho privilegiado, o longa traz, por meio da trajetória dele, uma mensagem de discussão sobre posições de privilégio e questões como racismo e meritocracia, tudo isso com muita leveza. É claro que há uma jornada de redenção do personagem, mas sem nenhuma intenção de vitimizá-lo. Pelo contrário, há críticas e o protagonista só se redime por completo no final após aprender muito.

A narrativa de Paula também traz debates importantes sobre a relação de poder e abuso. Isso é demonstrado pelo médico que é o chefe dela no hospital onde a personagem faz estágio. A posição das mulheres é outro assunto abordado nas entrelinhas por personagens secundárias, como Alana e Monique (Lellê), jovem que perde o emprego na empresa de Teodoro e resolve ajudar Teto na seleção.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás