Um Lugar Ao Sol

Renata Gaspar fala sobre violência doméstica no horário nobre

Publicado em Novela

Atriz Renata Gaspar, a Stefany de Um lugar ao sol, espera ajudar mulheres em perigo com a personagem da novela

Uma das marcas da novela Um lugar ao sol é que a autora Lícia Manzo aborda temas sociais importantes nas tramas paralelas com coragem, mas sem deixar a sutileza de novo. É a partir da personagem Stefany, defendida por Renata Gaspar, que a novela lança luz sobre a violência doméstica da qual muitas mulheres são vítimas no Brasil e no mundo.

Em entrevista ao Próximo Capítulo, Renata comemorou a possibilidade de um tema como esse chegar à casa das pessoas por meio da novela. “Infelizmente esse tema não está batido porque os números ainda crescem. Muitas mulheres estão num relacionamento abusivo e não se dão conta, outras sabem mas não veem saída, outras têm vergonha de pedir ajuda e por aí vai. Ainda precisamos muito uns dos outros para mudar uma cultura machista e nada melhor que a coisa estampada na sua cara em horário nobre. A arte é e sempre será o meio mais palatável da informação chegar a todos”, desabafa.

Escalada às pressas para a novela ー depois de Maria Flor sair do projeto por estar grávida ー , Renata confessa que não teve muito tempo para se preparar. Para a atriz, o mais importante foi entender “o que é estar dentro de um relacionamento abusivo com tamanha violência. Isso tive que me aprofundar para realmente compreender. Estudei bastante sobre o assunto.”

“Mexer nesse assunto fez muita coisa borbulhar dentro de mim. Você compreende a mentalidade de quem é agredido e quem agride também. De fora você enxerga todo o mecanismo e tudo isso me ajudou a perdoar a minha história também”, completa Renata.