Quando Juma deixou o campo para reencontrar o Jove na praia

Compartilhe

Canal Viva reprisa Corpo Dourado, novela de 1998, com Cristiana Oliveira interpretando uma vaqueira que se muda para o litoral

Por Patrick Selvatti

Oito anos após estourar como a Juma de Pantanal, na Manchete, Cristiana Oliveira retornou ao universo rural, com uma nova personagem rústica: a vaqueira durona Selena, de Corpo Dourado, na Globo. Sucesso de Antonio Calmon no horário das 19h, em 1998, a novela retornou, após 25 anos, no Canal Viva. A produção global marcou, ainda, o dobradinha da atriz com Marcos Winter, intérprete de Jove na trama de Benedito Ruy Barbosa — agora como Arthurzinho, também um playboy cosmopolita que se apaixona pela figura exótica. Há, ainda, o reencontro de Antonio Petrin e Rosamaria Murtinho, que viveram o casal Tenório e Zuleica na trama pantaneira e interpretam Ezequiel e Isabel.

Apesar do perfil country da protagonista — embalada pelo hit Pura emoção, de Chitãozinho & Xororó —, a trama se passa em uma cidade litorânea e tem toda a energia do verão. Corpo Dourado é uma novela solar, seguindo o estilo do autor, que assinou, anteriormente, sucessos praianos e com pegada jovem, como a série Armação Ilimitada (1985-88) e as novelas Top model (1989), Vamp (1991) e Cara & coroa (1995). Embora a espinha dorsal fosse adulta — baseada em um assassinato que se desdobra na investigação do crime e na descoberta de uma filha bastarda e caipirona para disputar com a meia-irmã dondoca a herança e o amor do mesmo homem —, a produção oferece romances e aventuras juvenis, com a abordagem de questões típicas da adolescência, como a descoberta do sexo e o uso de preservativos.

A trilha sonora foi marcada por sucessos da música pop dos anos 90s, como Deborah Blando (cantando Somente o sol, o tema da clássica abertura, uma versão tupiniquim de I’m not in love, do grupo Will to power), Paulo Ricardo, Patricia Marx, Hanson, Robbie Williams, Shania Twain e Natalie Imbruglia com a icônica Torn.

O elenco principal ainda traz Humberto Martins, Maria Luísa Mendonça, Fernanda Rodrigues, Marcelo Faria, Giovanna Antonelli e Fábio Jr — em sua última atuação em novelas, como o galã misterioso Billy. Um grande destaque foi a personagem Alicinha, de Danielle Winits, uma estereotipada loura burra, extremamente gostosa, sexy e engraçada que se envolve com o cowboy Jorginho, despedida de Gerson Brenner dos trabalhos na TV — após gravar a novela, o ator foi vítima de um assalto, levou um tiro e ficou com graves sequelas.

Corpo Dourado está sendo exibida às 13h, com exibição posterior do mesmo capítulo na madrugada. É uma trama gostosinha de acompanhar, pelo entretenimento e pela nostalgia.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 dia atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 dias atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

2 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

3 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás