Quando Juma deixou o campo para reencontrar o Jove na praia

Compartilhe

Canal Viva reprisa Corpo Dourado, novela de 1998, com Cristiana Oliveira interpretando uma vaqueira que se muda para o litoral

Por Patrick Selvatti

Oito anos após estourar como a Juma de Pantanal, na Manchete, Cristiana Oliveira retornou ao universo rural, com uma nova personagem rústica: a vaqueira durona Selena, de Corpo Dourado, na Globo. Sucesso de Antonio Calmon no horário das 19h, em 1998, a novela retornou, após 25 anos, no Canal Viva. A produção global marcou, ainda, o dobradinha da atriz com Marcos Winter, intérprete de Jove na trama de Benedito Ruy Barbosa — agora como Arthurzinho, também um playboy cosmopolita que se apaixona pela figura exótica. Há, ainda, o reencontro de Antonio Petrin e Rosamaria Murtinho, que viveram o casal Tenório e Zuleica na trama pantaneira e interpretam Ezequiel e Isabel.

Apesar do perfil country da protagonista — embalada pelo hit Pura emoção, de Chitãozinho & Xororó —, a trama se passa em uma cidade litorânea e tem toda a energia do verão. Corpo Dourado é uma novela solar, seguindo o estilo do autor, que assinou, anteriormente, sucessos praianos e com pegada jovem, como a série Armação Ilimitada (1985-88) e as novelas Top model (1989), Vamp (1991) e Cara & coroa (1995). Embora a espinha dorsal fosse adulta — baseada em um assassinato que se desdobra na investigação do crime e na descoberta de uma filha bastarda e caipirona para disputar com a meia-irmã dondoca a herança e o amor do mesmo homem —, a produção oferece romances e aventuras juvenis, com a abordagem de questões típicas da adolescência, como a descoberta do sexo e o uso de preservativos.

A trilha sonora foi marcada por sucessos da música pop dos anos 90s, como Deborah Blando (cantando Somente o sol, o tema da clássica abertura, uma versão tupiniquim de I’m not in love, do grupo Will to power), Paulo Ricardo, Patricia Marx, Hanson, Robbie Williams, Shania Twain e Natalie Imbruglia com a icônica Torn.

O elenco principal ainda traz Humberto Martins, Maria Luísa Mendonça, Fernanda Rodrigues, Marcelo Faria, Giovanna Antonelli e Fábio Jr — em sua última atuação em novelas, como o galã misterioso Billy. Um grande destaque foi a personagem Alicinha, de Danielle Winits, uma estereotipada loura burra, extremamente gostosa, sexy e engraçada que se envolve com o cowboy Jorginho, despedida de Gerson Brenner dos trabalhos na TV — após gravar a novela, o ator foi vítima de um assalto, levou um tiro e ficou com graves sequelas.

Corpo Dourado está sendo exibida às 13h, com exibição posterior do mesmo capítulo na madrugada. É uma trama gostosinha de acompanhar, pelo entretenimento e pela nostalgia.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás