Protagonismo negro: Conheça produções que dão voz e valorizam a população negra

Compartilhe

No Dia da Consciência Negra celebrado nesta terça-feira (20/11), o Próximo Capítulo apresenta cinco produções, entre filmes, séries e documentários do catálogo da Netflix, que valorizam o protagonismo negro.

1. Nappily ever after (Felicidade por um fio)

Lançada neste ano na Netflix, a comédia romântica aborda uma questão muito atual: a relação da mulher com o próprio cabelo. O tema é abordado por meio da história de Violet (Sanaa Lathan), uma jovem negra que após raspar a cabeça passa a entender o símbolo e o peso do cabelo em sua vida. A produção é uma adaptação do romance de Trisha R. Thomas.

2. Been so long

Been So Long. Crédito: Rob Baker Ashton/Divulgação

Desde outubro no catálogo da Netflix, o filme musical tem Michaela Coel, conhecida pela série Chewing gum confira aqui a nossa crítica –, como a protagonista. A atriz dá vida a Simone, uma mãe solo que abdicou da vida pessoal, mas, em uma noite incomum, conhece um estranho Raymond (Arinzé Kene) e se apaixona por ele. A obra tem direção de Tinge Krishnan.

3. Quincy

A produção documental acompanha a história do músico e produtor norte-americano Quincy Jones. O filme mostra aspectos delicados, como a infância do estadunidense no sul de Chicago, quando ele desejava ser um gângster — “você quer ser o que você vê só víamos isso” — até a mudança, quando aos 14 anos entrou em uma banda — “conheci negros com dignidade e orgulho, e disse: “quero ser assim” — e se tornou um visionário no mercado da música e do audiovisual. Coescrito e codirigido por Alan Hicks e Rashida Jones, a produção estreou em setembro na Netflix.

4. Hip-hop evolution

Com duas temporadas formadas por quatro episódios cada, a série documental retrata os 20 primeiros anos da cultura hip-hop no mundo. Com apresentação de Shad Kabango, a produção conta com depoimentos de MCs, DJs e produtores que falam sobre a evolução do gênero de 1970 a 1990. Hip-hop evolution ganhou o prêmio de melhor programa artístico no Emmy Internacional 2017.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás