“Podem me mandar para qualquer lugar do mundo”, afirma Isa Salmen

Compartilhe

Atriz de Reis e Fim, Isa Salmen fala cinco idiomas e já contracenou com o italiano Michele Morrone, de 365 dias

Patrick Selvatti

O direito cedeu para as artes um grande talento. Isa Salmen entrou na faculdade muito nova, com 17 anos, sem saber exatamente oque queria ser; só sabia que não queria a área da saúde, porque cresceu com pânico de sangue. Quando começou a estagiar, percebeu que não seria feliz na advocacia. “Eu queria fazer arte, não apenas estudar. E aí fui procurar um curso de teatro e, quando pisei no tablado, soube que estava no lugar certo, do qual eu nunca mais sairia”, conta.

Isa, então, largou a advocacia para correr atrás do seu grande sonho: a dramaturgia. A paulista saiu sozinha do interior de São Paulo para estudar e trabalhar no Rio de Janeiro como atriz. Bacharel em artes cênicas pela renomada Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), com muito trabalho, estudo, determinação e resiliência, ela foi conquistando seu espaço no mercado de trabalho.

Isa Salmen vive Aksa em Reis | Crédito: R7

E, assim como os tribunais a perdeu para os palcos, o Brasil corre o risco de perdê-la para o mundo. Formada no Lee Strasberg e na Stella Adler, em Nova York, a atriz brasileira gravou participações em produções locais, trabalhou e estudou na Espanha com Juan Carlos Corazza e também estudou na Itália, na Accademia Nazionale di Roma, onde também gravou alguns filmes.

Um desses trabalhos é o filme ítalo-brasileiro, Duetto, de Rita Buzzar, dirigido por Vicente Amorim. No longa, que conta a história de Cora (Luisa Arraes), que, em 1965, depois da morte de seu pai em um trágico acidente de carro, viaja com sua avó, Lúcia (Marieta Severo), para a região da Puglia, na Itália, Isa interpreta uma italiana que é apaixonada e fã do cantor Marcelo Bianchini, interpretado pelo astro pop internacional Michele Morrone (ele mesmo, o galã da trilogia 365 dias, da Netflix).

“O Michi chegou ao Rio e não conhecia muita gente, então, logo ficamos bons amigos. É um querido. Ele já era bem famoso na Itália, mas ainda não tinha estrelado o famoso filme 365 dias. Lembro que, quando o filme estreou, ele me mandou uma mensagem, perguntando se estava passando no Brasil já. Estava preocupado com a repercussão do filme, que, em poucos dias, foi um sucesso mundial! Michele é um excelente ator, muito talentoso, canta também, foi ótimo estar com ele. Mostrei bastante o Rio pra ele e imagino que ele tenha gostado bastante do nosso país”, conta Isa.

Isa interpretou uma fã do cantor vivido por Michele Morrone no filme ítalo-brasileiro Duetto

Poliglota

A brasileira fala italiano no longa. É uma das cinco línguas que domina, junto com inglês, espanhol, francês e português, além de falar o básico de árabe. Poliglota, Isa está preparada para atuar em qualquer lugar do mundo. “Eu gosto de desafios, se me mandarem pra qualquer lugar do mundo, me derem um personagem e um texto, roteiro, para estudar, pode ter certeza que eu vou devorar tudo até aprender e me sentir preparada”, assegura ela, que também poderá ser vista, ainda em outubro, na série Fim, no Globoplay. Nessa produção, ela vive a Portenha, que se relaciona com o personagem de Fábio Assunção.

Isa está no ar na Record, como a Aksa da nona temporada de Reis, a fiel serva israelita de Salomão (Guilherme Dellorto) e Abisague (Bárbara França). “Aksa significa fortaleza, rochedo, e ela estará ali no Palácio de Salomão para amparar, cuidar, ajudar. Será companheira e confidente de Abisague, saberá tudo que acontece no Harém, transitará nesse ambiente com as esposas que disputam a atenção do rei”, conta ela, que, no Brasil, atuou nas novelas Os dez mandamentos, O rico e Lázaro, Amor sem Igual e Gênesis, na Record. Na TV Globo, Isa tem passagens por Malhação Viva a diferença, Malhação Vidas brasileiras, Segundo sol, Amor de mãe, Um lugar ao sol e, recentemente, Além da ilusão.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás