Peter Capaldi se despede de Doctor who na décima temporada da série

Compartilhe

Décima temporada de Doctor who marca a despedida de Peter Capaldi da produção. Nova sequência da série estreia neste domingo (16/4) no Syfy

*Colaboração de Raphael de Macedo

A tradicional série de ficção científica britânica Doctor who volta para a 10ª temporada, que estreia no Brasil hoje no canal Syfy. A nova narrativa também marca a saída do ator Peter Capaldi como o 12º Doutor e de Steven Moffat como showrunner.

A série conta as diferentes histórias vividas pelo doutor, um lorde do tempo que viaja por diferentes épocas na Tardis, máquina do tempo e de viagem espacial que tem a aparência externa de uma cabine policial londrina e é capaz de se “regenerar”. Com isso, a aparência sempre muda — por isso, as mudanças de atores para o mesmo personagem. Nas aventuras, o doutor encontra diversos companheiros, que o ajudam a salvar pessoas e civilizações inteiras através do tempo e do espaço.

Doctor who é considerada um marco por ser a série de televisão britânica mais antiga. A nova versão pode ter “apenas” 10 temporadas, mas a original, iniciada em 1963, colocou no ar 26 temporadas. A “nova versão” teve seu início em 2005, revisitando e perpetuando o rico universo da série.

Nova temporada de Doctor who

A nova temporada introduz a personagem Bill Potts, interpretada pela atriz Pearl Mackie, como uma das companheiras do doutor e uma forma de mostrar como funciona o mundo de Doctor who, respondendo perguntas sobre quem são os Daleks, como funciona a Tardis e, como já é esperado, como e por que o protagonista se regenera.

Bill acompanha o doutor ao lado do ciborgue humanoide Nardole, interpretado por Matt Lucas. O personagem já havia aparecido duas vezes antes: no especial de Natal de 2015, intitulado The husbands of river song, e no episódio The return of Doctor Mysterio, em 2016.

A temporada que estreia hoje terá a participação do arqui-inimigo do doutor, O Mestre (John Simm), e de Missy (Michelle Gomez), além dos Daleks, que farão uma aparição logo no primeiro episódio.

Relembre os mais icônicos doutores

Christopher Eccleston
Apesar de ter aparecido por apenas uma temporada, Eccleston é marcante como o doutor por tê-lo interpretado no ressurgimento da série, em 2005.

Crédito: BBC/Reprodução. David Tennant em Doctor who

David Tennant
O ator, também presente em Harry Potter e o cálice de fogo e na série Jessica Jones (da Netflix), é considerado um dos mais carismáticos doutores. Isso o levou a ficar no papel por três temporadas, sem contar os especiais de que participou.

Matt Smith
Também presente por três temporadas, Matt Smith mostrou talento ao, pela primeira vez, estar à frente de uma série de tevê de grande escala, trazendo a esquisitice do doutor à tona.

Patrick Troughton
Considerado o doutor mais icônico da série original e citado várias vezes pelos outros atores que interpretaram o personagem como principal inspiração, Troughton trouxe à tela o equilíbrio entre o aventureiro divertido e o lorde do tempo ancião por três temporadas.

SERVIÇO
Doctor who
Domingo, às 20h, no Syfy.

*Estagiário sob supervisão de Vinícius Nader

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás