Peter Capaldi se despede de Doctor who na décima temporada da série

Compartilhe

Décima temporada de Doctor who marca a despedida de Peter Capaldi da produção. Nova sequência da série estreia neste domingo (16/4) no Syfy

*Colaboração de Raphael de Macedo

A tradicional série de ficção científica britânica Doctor who volta para a 10ª temporada, que estreia no Brasil hoje no canal Syfy. A nova narrativa também marca a saída do ator Peter Capaldi como o 12º Doutor e de Steven Moffat como showrunner.

A série conta as diferentes histórias vividas pelo doutor, um lorde do tempo que viaja por diferentes épocas na Tardis, máquina do tempo e de viagem espacial que tem a aparência externa de uma cabine policial londrina e é capaz de se “regenerar”. Com isso, a aparência sempre muda — por isso, as mudanças de atores para o mesmo personagem. Nas aventuras, o doutor encontra diversos companheiros, que o ajudam a salvar pessoas e civilizações inteiras através do tempo e do espaço.

Doctor who é considerada um marco por ser a série de televisão britânica mais antiga. A nova versão pode ter “apenas” 10 temporadas, mas a original, iniciada em 1963, colocou no ar 26 temporadas. A “nova versão” teve seu início em 2005, revisitando e perpetuando o rico universo da série.

Nova temporada de Doctor who

A nova temporada introduz a personagem Bill Potts, interpretada pela atriz Pearl Mackie, como uma das companheiras do doutor e uma forma de mostrar como funciona o mundo de Doctor who, respondendo perguntas sobre quem são os Daleks, como funciona a Tardis e, como já é esperado, como e por que o protagonista se regenera.

Bill acompanha o doutor ao lado do ciborgue humanoide Nardole, interpretado por Matt Lucas. O personagem já havia aparecido duas vezes antes: no especial de Natal de 2015, intitulado The husbands of river song, e no episódio The return of Doctor Mysterio, em 2016.

A temporada que estreia hoje terá a participação do arqui-inimigo do doutor, O Mestre (John Simm), e de Missy (Michelle Gomez), além dos Daleks, que farão uma aparição logo no primeiro episódio.

Relembre os mais icônicos doutores

Christopher Eccleston
Apesar de ter aparecido por apenas uma temporada, Eccleston é marcante como o doutor por tê-lo interpretado no ressurgimento da série, em 2005.

Crédito: BBC/Reprodução. David Tennant em Doctor who

David Tennant
O ator, também presente em Harry Potter e o cálice de fogo e na série Jessica Jones (da Netflix), é considerado um dos mais carismáticos doutores. Isso o levou a ficar no papel por três temporadas, sem contar os especiais de que participou.

Matt Smith
Também presente por três temporadas, Matt Smith mostrou talento ao, pela primeira vez, estar à frente de uma série de tevê de grande escala, trazendo a esquisitice do doutor à tona.

Patrick Troughton
Considerado o doutor mais icônico da série original e citado várias vezes pelos outros atores que interpretaram o personagem como principal inspiração, Troughton trouxe à tela o equilíbrio entre o aventureiro divertido e o lorde do tempo ancião por três temporadas.

SERVIÇO
Doctor who
Domingo, às 20h, no Syfy.

*Estagiário sob supervisão de Vinícius Nader

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás