Ozark, muito mais do que uma série sobre lavagem de dinheiro

Compartilhe

Nova produção da Netflix, Ozark tem como tema principal a lavagem de dinheiro para um cartel de drogas. No entanto, vai além e aborda os dramas da família do protagonista Byrde

Veredito: Bom

Praticamente toda semana uma produção original da Netflix estreia na plataforma. O grande volume de originais fez com que a qualidade fosse caindo, a exemplo de atrações como Gypsy e Friends from college, que não foram bem recebidas. No entanto, não foi isso que aconteceu com Ozark, série que chegou com 10 episódios nesta sexta-feira (21/7) ao serviço de streaming.

Ozark conta a história de Marty Byrde (Jason Bateman), um consultor financeiro, que está infeliz no casamento e no trabalho, mas vai seguindo a vida mesmo assim. Tudo ia na mesmice, quando o sócio de Marty rouba parte do dinheiro que a empresa lavava para um cartel perigoso.

Tentanto se livrar da morte, Marty se oferece para continuar a operação em uma nova cidade: o Lago de Ozark, no Missouri. O personagem se muda com a família, formada pela mulher Wendy (Laura Linney) e os filhos Jonah (Skylar Gaetner) e Charlotte (Sofia Hublitz), e tenta fazer de tudo para conseguir lavar US$ 10 milhões em pouco tempo.

Crítica de Ozark

Criada por Bill Dubuque e Mark Williams, Ozark é diferente de tudo que você já viu por aí no mundo das séries. Você verá comparações a Breaking bad e Narcos, mas, no fundo, a produção da Netflix é diferente de todas essas séries, que servem mais como referência. De Breaking bad é possível comparar a força de Walter White a de Marty, em seguir em um caminho perigoso para dar qualidade de vida à sua família (ou, no mínimo, de mantê-los vivos). Já em relação a Narcos é ainda mais óbvio: é a menção ao tráfico de drogas.

Mas Ozark não é uma série sobre o mundo das drogas. O tema principal é lavagem de dinheiro e por meio dele a história se amplia para debater a relação dessa família disfuncional, que permanece junta apesar de tudo: Marty está infeliz com a mulher, com quem não tem mais relações sexuais; Wendy tem um amante; e os filhos são obrigados a se mudarem sem explicações dos pais.

Crédito: Jackson Davis/Divulgação

Por não seguir um modelo tradicional de séries, o piloto de Ozark é pode ser visto como arrastado. Mas siga em frente. A história é envolvente e vai ganhando um ritmo bom ao longo dos episódios. Outro ponto forte é que capítulos utilizam recursos interessantes. No início de cada episódio, há um certo spoiler do que será abordado na trama com imagens que aparecem na abertura. E é interessante a escolha do roteiro de ir e vir na história. Em alguns episódios, a cena inicial remete a algo que será retomado ao fim do capítulo.

Apesar de Ozark estar mais perto de um drama e um suspense, a série faz um bom uso do humor, que tem muito a ver com o jeito de Marty, que é um ótimo protagonista. Além dele, o seriado conta com outros bons personagens, como a família Byrde por inteiro e a maravilhosa Ruth (Julia Garner), personagem que tem uma relação engraçada com Marty (fiquem de olho!).

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Trio de protagonistas comenta “Três Graças”, a próxima das nove

Dira Paes, Sophie Charlotte e Alana Cabral representam três gerações de uma mesma família enfrentando…

3 dias atrás

“Terra nostra: Io te voglio bene, amore mio”

Com Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, o grande sucesso da televisão brasileira exibido na…

5 dias atrás

Cada segundo conta em quarta temporada familiar de O urso

A aclamada série volta às origens e coloca o público em trama intensa com diálogos…

2 meses atrás

Coração de ferro discute o legado da armadura mais famosa da Marvel

Estreia da semana na Disney+, a nova série apresenta o futuro do estúdio em Riri…

2 meses atrás

Estão sendo injustos com ‘And Just Like That’?

Popular produção da HBO enfrenta tropeços com o público, mas ainda não é hora de…

3 meses atrás

Isa Salmen retorna à tevê em nova série bíblica da Record

Em O senhor e a serva, a atriz viverá Fortuna, uma mulher com traços de vilania…

3 meses atrás