O que esperar de Os Defensores, da Netflix

Compartilhe

Os Defensores estreia nesta sexta-feira (18/8) na Netflix com a missão de salvar a pele do criticado seriado Punho de Ferro (e vai conseguir!)

Se tem alguém que pode comemorar a chegada de Os Defensores à plataforma de streaming Netflix, são os envolvidos na criticada primeira temporada de Punho de Ferro, porque a nova produção vai conseguir limpar a barra do seriado. Pelo menos é o que eu acho após assistir aos quatro primeiros episódios divulgados pela Netflix para a imprensa.

Os Defensores estreia no serviço nesta sexta-feira (18/8) e começa exatamente aproveitando os últimos acontecimentos de Punho de Ferro. A produção tem início com Danny Rand (Finn Jones) e Colleen Wing (Jessica Henwick) no Camboja, onde eles descobrem que precisam retornar para Nova York se quiserem realmente travar uma guerra contra o Tentáculo.

Crédito: Sarah Shatz/Divulgação

Apesar de começar com Danny Rand, aos poucos, a série vai dividindo seu tempo para mostrar os outros heróis Matt Murdock (Charlie Cox), o Demolidor, Jessica Jones (Krysten Ritter) e Luke Cage (Mike Colter), e ambientar a situação de cada um — isso pode até parecer lento, mas garanto que a série engrena.

Como era de se esperar, Os Defensores se passa um tempo depois de cada uma das séries. Mas o principal foco da história do seriado bebe da fonte de duas produções específicas: Demolidor (a segunda temporada) e Punho de Ferro, influenciado pela escolha de manter o Tentáculo como o vilão de Os Defensores e, consequentemente, por conta do retorno de Elektra (Elodie Young), na pele da arma humana letal Céu Negro, após a nova vilã, Alexandra (Sigourney Weaver) mexer seus pauzinhos.

Se nas séries individuais Claire (Rosario Dawson) era o elo de conexão, em Os Defensores ela tem um papel menos influenciador nessa união entre os heróis. Tudo bem, é ela quem percebe a importância de apresentar Luke Cage a Danny Rand (que, sim, tem uma das melhores químicas entre o quarteto de heróis), no entanto, é o “destino” e um desejo de lutar por uma Nova York melhor que une o quarteto de verdade. Inicialmente, os heróis têm o receio de suas funções e de trabalharem juntos, o que Finn Jones revelou ser o principal tema do seriado na entrevista que deu ao Próximo Capítulo na Cidade do México (leia mais aqui).

Mesmo assim, o quarteto encontra um equilíbrio e se junta ao melhor estilo Os Vingadores. É também da franquia do cinema que Os Defensores se inspira para criar um clima de unificação entre as quatro séries que têm características tão diferentes: Demolidor é mais sombrio, Punho de Ferro tem ares de novelão, Jessica Jones tem a força do empoderamento feminino, Luke Cage debate temas como racismo, enquanto Os Defensores é mais leve se utilizando bem do humor e das cores. De uma forma didática (até demais), a série opta por escolher uma paleta de cores para cada herói (e também para a vilã Alexandra), dessa forma, o público fica ambientado sobre qual personagem será tratado em cada cena.

Quem acompanha as outras séries terá alguns agrados, como a tradicional cena de luta no corredor e também a aparição de TODOS (senão, quase todos) personagens coadjuvantes. Está todo mundo lá! Também é de se comemorar o retorno de Elektra, que, após diversas críticas, volta bem mais parecida com as características da personagem nos quadrinhos.

Crédito: Jessica Miglio/Divulgação

Os Defensores não é uma série perfeita, mas serve para unir bem os quatro universos e, como eu disse anteriormente, salvar a pele da primeira temporada de Punho de Ferro. Além disso, acredito que é muito bacana ver o humor, que é uma marca da Marvel nos cinemas, chegar até à “telinha”.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

3 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

3 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás