Orgulho e paixão estreia na Globo; saiba o que esperar da novela inspirada em obras de Jane Austen

Compartilhe

Com o fim de Tempo de amar, horário das 18h terá outra novela de época com temáticas contemporâneas. É a trama Orgulho e paixão, de Marcos Bernstein

As histórias de Orgulho e preconceito e Emma, ambos livros da escritora Jane Austen, se encontram na novela Orgulho e paixão, que estreia nesta terça-feira (20/3), no horário das 18h, na Rede Globo. Do primeiro livro vem o enredo de Elizabeth Bennet e de sua família, que estará na trama sob a perspectiva da família Benedito, composta pelas cinco irmãs Elisabeta (Nathalia Dill), Jane (Pamela Tomé), Cecília (Anaju Dorigon), Lidia (Bruna Griphão) e Mariana (Chandelly Braz), e encabeçada pelos patriarcas Felisberto (Tato Gabus Mendes) e Ofélia (Vera Holtz). Do segundo livro, quem aparece é a própria Ema (aqui com apenas um “m”), no folhetim, vivida por Agatha Moreira, melhor amiga de Elisabeta.

Cecília (Anaju Dorigon). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação

Outras obras de Jane Austen também serviram de inspiração, como Razão e sensibilidade e A Abadia de Northanger, que deram origem às personagens Mariana e Cecília, respectivamente. Já a vilã, papel de Alessandra Negrini, tem como base uma mulher misteriosa da obra Lady Susan. “É de fato um presente poder beber nas obras de Jane Austen assim como, viver a história linda e mágica escrita pelo Marcos Bernstein. Li Orgulho e paixão, A Abadia de Northanger e assisti às adaptações dos filmes baseados nos outros livros de Jane Austen. Além, disso, procurei outros universos pra mergulhar e viver essa fascinação de Cecilia pelos livros”, revela a atriz Anaju Dorigon, a intérprete de Cecília, em entrevista ao Próximo Capítulo. A artista também definiu sua personagem: “Cecilia é doçura e imaginação! É uma moça apaixonada por livros, romances góticos e que permite que suas ideias voem. Justamente por isso acaba por se apaixonar e viver aventuras e romances cheios de mistérios”.

O que esperar de Orgulho e paixão

Com as referências estabelecidas, a novela de Marcos Bernstein, que fez folhetins como Além do horizonte e longas como Central do Brasil e Faroeste caboclo, será uma trama com “vocação romântica”, como definiu o autor à imprensa, e parte da história parte de Ofélia, uma mãe que quer casar as cinco filhas de qualquer jeito, enquanto o pai Felisberto só quer que as meninas realizem seus sonhos. A trama se passa no século 20, numa sociedade patriarcal, mas promete abordar tramas contemporâneas — assim como aconteceu com Novo mundo e Tempo de amar, novelas anteriores do horário das 18h.

Elisabeta (Nathalia Dill). Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação

E isso acontecerá por meio dos conflitos das personagens principais. Elisabeta será uma delas. A personagem de Nathalia Dill é uma mulher com pensamentos à frente de seu tempo e o principal deles é que ela não deseja se casar, mas tudo promete mudar quando ela conhece Darcy (Thiago Lacerda).

Outra personagem que promete causar é Mariana, papel de Chandelly Braz, uma jovem que sonha com uma vida mais emocionante do que a vivida no fictício Valé do Café, no interior de São Paulo, e terá um romance com o coronel Brandão (Malvino Salvador).

A novela também marca o retorno de grandes nomes as novelas como Gabriela Duarte, que faz Julieta, uma mulher forte e que vive para os negócios, e Alessandra Negrini, a vilã Susana, que depois de perder o primeiro marido ficou com fama de infiel e irá atrapalhar os romances de Jane e Elisabeta com Camilo (Maurício Destri) e Darcy, respectivamente. Conheça aqui outros personagens de Orgulho e paixão.

Resumo do primeiro capítulo de Orgulho e paixão

Elisabeta sonha em conhecer o mundo. Ofélia incentiva suas filhas a se casarem com um homem de posses. Ema anuncia a chegada de Camilo e Darcy e diz que haverá um baile na casa de seu avô, o Barão de Ouro Verde. Lídia, Jane e Mariana pensam em suas roupas para o baile. Ofélia repreende Elisabeta e Cecília por conta do desinteresse delas em relação à festa. Agatha recebe Darcy e Camilo na casa de chá. Julieta se prepara para dominar as terras do Vale do Café, com a ajuda de Susana. Susana sonha em se casar com Darcy, e Petúlia faz deboche dela em relação a isso. Ofélia, Felisberto, Elisabeta e Ema conversam sobre as características de Jane, Lídia, Cecília e Mariana. Susana sugere a Julieta que as duas monitorem as atitudes de Camilo. Elisabeta afirma a Ema que sua prioridade não é o casamento. Jorge elogia Ema. Elisabeta e Darcy se conhecem.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

4 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

4 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás