O episódio desta terça-feira do MasterChef Brasil não foi para os fracos. Cheio de reviravoltas e de sinais que de os participantes são amadores na cozinha e profissionais no jogo, o reality surpreendeu desde a prova inicial até o fim, com a eliminação de uma pessoa que tinha potencial para ir bem mais longe.
Os alimentos orgânicos chegaram para ficar na gastronomia. E o MasterChef não poderia ficar de fora dessa tendência. Por isso, a primeira prova do reality nesta terça (8/5) teve esses alimentos como base para pratos servidos a 50 exigentes hóspedes do Hotel Unique Garden, em Mairiporã (SP).
Disputada em equipes, a prova consistia em preparar um menu completo — com entrada, prato principal e sobremesa — e de alta gastronomia. O jogo começou antes mesmo da prova. Os capitães Rui e Evandro, vencedores da prova de dupla da semana anterior, escolheram cada um os integrantes do time adversário.
Do lado azul ficaram o capitão Evandro, o representante de Brasília, Vinícius, Hugo, Clarisse, Maria Antônia e Eliane. Pelos aventais vermelhos, competiam Rui, Thiago, Victor Hugo, Aristeu, Katleen e Rita.
“Na minha cidade não tem alta gastronomia, só baixa gastronomia”, reclamou Aristeu, entre divertido e preocupado.
Na prova, o mercado deu lugar à horta e os cozinheiros tiveram que colher o que usariam nos preparos. Até que eles foram organizados na horta. Mas a impressão de que daria tudo certo logo se dissipou. Evandro perdeu o controle do time, que, perdido, não sabia muito bem o que fazer. Paola Carosella percebeu e alertou que eles estavam se arriscando demais e sem necessidade. “Eles acham que eu sou um coelho!”, reclamou Erick Jackin ao provar a salada sem tempero preparada pelo time de Vinícius. O prato principal parecia mais uma entrada, reclamou Paola.
A equipe vermelha também se atrapalhou muito, mas Rui tinha mais pulso forte. O ponto alto foi a sobremesa, que Jacquin reclamou de ter que parar de comer para provar a azul. O resultado foi uma vitória acachapante de 41 a 9 para os vermelhos.
Depois dessa complicada prova em equipes, os participantes tiveram que reproduzir uma receita do jurado francês Erick Jacquin. Foram apresentadas três opções, todas com uso de bebida alcoólica: file a poivre, peixe-galo ao molho de vinho do Porto e crepe Suzette.
Antes de começar, porém, mais jogo! Por ser o líder vencedor, Rui tem o poder de mandar um colega do mezanino descer e fazer a prova e um perdedor subir e se vê livre da eliminação. E ele escolhe o mais fraco para subir (Hugo) e o mais forte (Thiago) para descer. Vem cá… ele não era amigo de Thiago? E de Clarisse? O PM fez de conta que não ligou, mas ela não escondeu a mágoa. Evandro teve a oportunidade de trocar de lugar com Hugo, mas preferiu disputar a prova.
Pensa que acabou a treta? Ainda bem que não! Foi Rui que escolheu quem cozinharia o que. Desta forma, o especialista em carnes Thiago ficou com… a sobremesa! Assim como Vinícius. Evandro, que também adora fazer carne, e Eliane foram de peixe. Maria Antônia sorriu ao ouvir que iam fazer o filé, mesma opção escolhida para uma contrariada Clarisse.
“Não estou confortável. Mas se eu pudesse mandava o Vinícius pra casa”. Mas vai começar de novo a implicância com o representante de Brasília?
A prova foi marcada por muita gritaria do mezanino, que, ao tentar ajudar, acabava atrapalhando. “Como é cabeça dura esse menino!”, exclamou Rita ao falar sobre… Vinícius. O rapaz realmente se atrapalha, coloca o suco de laranja no momento errado da receita e o resultado foi que ficou amargo. A sobremesa de Thiago também ficou amarga por erro no molho de laranja. Já Clarisse, colocou pimenta demais no filé — ao ponto de Paola Carosella não segurar a tosse ao experimentar o prato.
Estava, assim, feita a berlinda improvável nesta altura da competição. Três bons cozinheiros se enfrentariam ao se dar mal na prova vencida por Eliane. “Olho na Eliane. É a terceira vitória individual”, alertou a apresentadora Ana Paula Padrão.
Com lágrimas nos olhos, e lamentando que o programa iria “perder a alegria”, Henrique Fogaça anunciou a eliminação de Clarisse. Mais um ponto para Vinícius, mas é bom o representante de Brasília ficar esperto!
Comentários aleatórios
Foi estranho, no início da prova, os três jurados — chefs experientes — fazendo propaganda de um azeite constantemente criticado por especialistas. Tudo bem que eles precisam faturar com merchandising, mas ficou agressivo e feio!
Na hora de escolher os participantes da primeira prova, Evandro não escutava nenhum palpite de Clarisse. Questionado porque havia escolhido Rita para o outro time, ele não teve dó: “eu não quero a Rita. Então, tchau, Rita”
Antes de se emocionar ao ouvir de Jacquin que havia feito “um prato de restaurante”, Eliane se assustou. “As caras que a Paola faz me apavoram”, comentou. A mim, elas divertem, Eliane!
Vinícius e Thiago têm que entender de uma vez por todas que não dá para ficar inventando a roda a cada prova. Se é para fazer crepe Suzette porque os dois resolveram fazer sorvete também?
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…