Onde nascem os fortes tem o sertão como personagem. Conheça a série!

Compartilhe

Supersérie Onde nascem os fortes traz Patrícia Pillar, Alexandre Nero e Alice Wegmann em trama movida pelo amor.

Boa Vista, Paraíba ー “O sertão é um dos protagonistas deste trabalho, não aparece apenas como pano de fundo.” O aviso é do diretor José Luiz Villamarim, que comanda os sets de Onde nascem os fortes, série escrita por George Moura e Sergio Goldenberg que a Globo estreia amanhã, após a novela O outro lado do paraíso. Prevista para ter 53 capítulos, a série repete a parceria entre autores e diretores, vista também em O canto da sereia (2013), O rebu (2014) e Amores roubados (2014).

A ligação de Onde nascem os fortes com o sertão começa com as locações escolhidas para as gravações, no interior paraibano, cenário em que está instalada a fictícia cidade Sertão ー nome também do local onde se passa a ação de Amores roubados.

“O sertão serve como base para que sejam desenvolvidas as três forças que movem a história: a terra, o céu e o coração”, afirma George, que assina, pela primeira vez uma trama original para a tevê. “É mais desafiador, mas é mais gostoso também. A gente mexeu bastante nos textos originais anteriores, mas, agora, a responsabilidade é toda nossa”, afirmou, em entrevista ao Correio.

As forças

Alexandre Nero e Maeve Jenkins gravaram numa fábrica de bentonita
Fabio Assunção como o juiz Ramiro Curió
Para Samir, personagem de Irandhir Santos, foi construído um lindo cenário no sertão paraibano
Jesuíta Barbosa promete boas cenas como Shakira do Sertão
Maria e Hermano viverão amor proibido no sertão

O coração de Onde nascem os fortes é representado por Maria (Alice Wegmann), menina que vai de Recife a Sertão para fazer uma trilha de mountain bike com o irmão gêmeo, Nonato (Marco Pigossi). O rapaz se envolve numa briga num bar com o empresário Pedro Gouveia (Alexandre Nero), é espancado por ele e pelos seguranças dele e some. A busca pelo irmão é o que vai mover Maria e a mãe dela, Cássia (Patrícia Pillar), que vai para a região para acompanhar de perto as investigações pelo sumiço do filho.

“Maria tem uma força incrível. É uma heroína feminista e moderna no sertão. Uma Maria Bonita do nosso tempo, que vai querer fazer justiça pelas próprias mãos e será capaz até de matar para se defender”, define Alice, que sabe da responsabilidade que tem pela frente e classifica esse como o papel da vida dela. “Estar no sertão para fazer esse trabalho é incrível e nos ajuda muito na composição dos personagens. Sentir o vento, o silêncio daqui me emociona a cada cena”, conta Alice, que, sob o sol do sertão paraibano, corre, salta e se joga no chão, resistência física herdada dos tempos em que era atleta de ginástica olímpica.

A terra é representada por Pedro, empresário ambicioso que comanda a fábrica de bentonita que movimenta a economia de Sertão. Ele torna-se inimigo de Maria por que ela tem coragem de enfrentá-lo tanto para descobrir o que aconteceu com Nonato como para poder ficar com Hermano (Gabriel Leone), por quem ela se apaixona sem saber que é filho dele.

Já o céu é representado pelo núcleo do Lajedo dos anjos, espécie de lugar sagrado que recebe os moradores de Sertão e é comandado por Samir (Irandhir Santos). O braço direito dele é Aldina, defendida pela brasiliense Camila Márdila.

“O lajedo é um lugar mais do que religioso, ele é espiritual. É onde as pessoas vão em busca de se entender por meio das palavras, do diálogo. É uma necessidade que todos nós temos dentro de nós hoje em dia”, afirma Camila, traçando um paralelo com realidade.

O clipe apresentado à imprensa no lançamento de Onde nascem os fortes ainda dá destaque a outros dois personagens. Pai e filho, Ramiro (Fábio Assunção) e Ramirinho (Jesuíta Barbosa) prometem dar o que falar. O primeiro é o juiz de Sertão e oferece ajuda a Cássia para desvendar o mistério sobre o sumiço de Nonato. Os dois acabam se apaixonando e formando um triângulo amoroso, que ainda envolve Pedro Gouveia.

Ramirinho é filho único de Ramiro, mas a relação dos dois não é das melhores. Para se encontrar consigo mesmo e se libertar, o rapaz tem uma profissão escondido: ele se transforma em Shakira do Sertão e se apresenta numa boate da cidade vizinha. O repertório de Shakira é eclético e inclui uma versão pop-dançante para O amor e o poder e outra para Mal-necessário, do repertório de Ney Matogrosso.

O elenco de Onde nascem os fortes ainda conta com Fábio Assunção, Debora Bloch, Jesuíta Barbosa e Enrique Diaz, entre outros . A série será exibida às segundas, após a novela das 21h, e terça, quinta e sexta, após a chamada linha de shows da emissora, por volta das 23h. Há previsão de mudança de horário durante a Copa do Mundo.

*O jornalista viajou a convite da TV Globo.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás