“Olho para o futuro”, avisa Amanda Azevedo, a Luiza em De volta aos 15

Compartilhe

Atriz que interpreta irmã de Maísa na série da Netflix conta que não se prende ao passado e comenta sobre o feminismo

Amanda Azevedo, atriz | Crédito:Douglas Moreira/Divulgação

Por Patrick Selvatti

Amanda Azevedo, a Luiza de De volta aos 15, não liga muito para o passado. Ao contrário da personagem Anita, dividida por Maísa Silva e Camila Queiroz na série da Netflix, a atriz de 26 anos está focada lá na frente. “Sou uma pessoa que olha mais pro futuro”, afirma.

Na produção, Amanda vive a irmã da protagonista na adolescência. Ela divide o papel da mocinha exemplar que, na verdade, é reprimida pelos valores da mãe até que, na fase adulta, já na pele de Mariana Rios, ela se torna uma mulher infeliz. “É interessante como a Luiza traz essa reflexão da menina que se reprime pra se encaixar num estereótipo feminino limitante”, observa a leonina, nascida em Santos, litoral de São Paulo.

Confira o bate papo* com o Próximo Capítulo:

*contém spolier
A série De volta aos 15 é sobre essa fantasia distópica de um retorno ao passado. Esse é um assunto com o qual, de alguma forma, você se identifica?

Sou uma pessoa que olha mais para o futuro. Mas, quando me sinto na dúvida de certos caminhos ou um pouco insegura, gosto de relembrar momentos parecidos que já atravessei no passado e então resgatar aquela coragem. E também adoro os momentos nostálgicos de ouvir as músicas, relembrar das histórias e de como as coisas mudaram.

Se pudesse estar “de volta aos 15”, o que você gostaria de mudar na sua jornada e como faria diferente?

Me cobraria menos e curtiria mais. Acho que eu me preocupava muito com as coisas, com a opinião dos outros e acabava me bloqueando e me sobrecarregando um pouco. Foi aí que o teatro virou meu lugar de expressão, me sentia protegida pela personagem e assim conseguia me soltar.

Como foi gravar uma série em plena pandemia, repleta de restrições?

A primeira temporada foi bem desafiadora, tivemos poucos ensaios e muitas restrições de convívio. Na segunda temporada já estava mais flexível, então conseguimos ficar mais próximos como elenco, ganhar mais espaço de preparação, saímos muito juntos e assim criamos uma intimidade maior que acredito que transparece na tela.

Sendo filha única, lamenta o fato de não ter irmãos?

Hoje não. Estou super acostumada a ter meu espaço e tenho melhores amigas de infância que são como irmãs pra mim. Mas adoro observar de perto as relações de irmãos. O bom é que na minha profissão eu posso experienciar isso, mesmo que na ficção, como em De volta aos 15 com a Maisa. Foi muito divertido construir isso com ela.

Sua personagem traz uma reflexão sobre o silenciamento feminino. Como tem algum tipo de atuação feminista? Acha importante levantar essa bandeira em seus trabalhos?

Acho importante, o feminismo é uma pauta que está frequente no meu dia a dia, no meu olhar pras relações, no trabalho. A arte está aí para abrir diálogos, pra gente se questionar, se reconhecer, e no que eu puder fazer pra contribuir com esse movimento, eu farei. É interessante como a Luiza traz essa reflexão da menina que se reprime pra se encaixar num estereótipo feminino limitante e que na segunda temporada, quando vai em busca da sua autodescoberta, ela se torna muito mais radiante e confiante.

Como tem sido a repercussão nas suas redes sociais?

Estou bem feliz que o público adorou a evolução da Luiza (minha personagem) na segunda temporada, virou uma das queridinhas da internet. A galera se apaixonou pela transformação dela e o vídeo do novo visual está batendo quase 1 milhão de reproduções no instagram, fora a quantidade de edits dos fãs e comentários falando dela. Estou adorando! A série como um todo foi muito bem recebida.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás