Por Patrick Selvatti
Há seis anos, o brasiliense Anderson Tomazini conquistava o Brasil em sua estreia nas novelas. O Xodó de O outro lado do paraíso (2017/18) caiu no gosto popular e o sucesso foi tanto que o ator foi indicado à categoria Revelação do quadro Melhores do ano do Domingão do Faustão e convidado a integrar o elenco da Dança dos Famosos. De lá para cá, o rapaz de Taguatinga não deu as caras na telinha, mas não parou de atuar. Ainda que tenha sido mais uma vítima dos efeitos da pandemia — que obrigou produções culturais a darem uma pausa prejudicial —, o período pandêmico não o estagnou. Ao contrário, houve impulso para que se aperfeiçoasse mais e buscasse novos formatos e linguagens para expressar a arte.
“Durante a pandemia todos estavam tentando sobreviver e se reinventar de alguma forma, principalmente os artistas. Junto com a diretora Regiana Antonini, o produtor Joaquim Vidal e a realizadora Jackeline Barroso decidimos criar um projeto para que atores e até mesmo autores pudéssemos experimentar novos textos, ou até mesmo textos consagrados e criamos o Leitura Viva”, conta o libriano de 34 anos, referindo-se às encenações virtuais transmitidas via Zoom de forma gratuita — a partir de retirada de ingressos no Sympla — e que estão disponíveis no YouTube.
Da novela para cá, Anderson mergulhou fundo no teatro, que, segundo ele, era um sonho de criança. “Dona Fernanda [Montenegro, atriz veterana com quem o estreante contracenou na novela] sempre me dizia que o palco é o lugar onde o ator pode expressar sua arte com liberdade. No audiovisual, a gente erra, volta, vira o eixo, depois vem a edição pra finalizar a cena e o resultado é lindo”, argumenta ele, que fez teatro em São Paulo e no Rio de Janeiro e sempre teve um carinho muito especial do público. “No teatro, o contato com o público é direto e muito caloroso, o sentimento de reconhecimento é instantâneo, isso é o que nos abastece de vontade de continuar”, revela.
Tomazini conta que está realizado no teatro, mas o audiovisual voltou com tudo e muita coisa boa tem acontecido. “O tempo também é outro. Em breve, alguns trabalhos que gravei serão lançados no streaming, que veio pra ficar. Tem muita coisa boa vindo por aí”, adianta, sem entrar em detalhes.
Certo mesmo é que ele poderá ser visto novamente na TV em poucos dias, quando irá ao ar a sua participação na novela A infância de Romeu e Julieta, no SBT. “Estou empolgado com esse retorno. Acredito que o público irá gostar”, finaliza o pai de Caio, de 8 anos, e Lucas, de 3.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…