Novelei junta humor e amor à teledramaturgia na mesma produção

Compartilhe

Programete no YouTube, Novelei reviverá novelas icônicas, imaginando cenas para clássicos como Vale tudo e Laços de família. Marca do programa será o humor

O mundo das novelas está em crise e há o risco de cenas clássicas dos folhetins se perderem. Essa é Novelei, comédia que estreia segunda-feira e terá atualização semanal no canal oficial da Globo no YouTube. A ideia dos autores Bia Braune e do diretor Felipe Joffily é recriar cenas icônicas com muito humor.

Na história, Vitinho (Paulo Vieira), assistente de produção da Globo há muitos anos, convoca os criadores de conteúdo da internet formado por Thalita Meneghim, Gusta Stockler, Phellyx, Babu Carreira, Evandro Rodrigues e Anita (Livia La Gatto) para assinarem o texto. Eles contam com a ajuda da inteligência artificial Susaninha (Susana Vieira).

A temporada de Novelei terá nove episódios que reviverão momentos marcantes de O cravo e a rosa, Laços de família, Vamp, Mulheres de areia, Torre de Babel, O clone, Avenida Brasil e Senhora do destino. A estreia é com Vale tudo.

“Novelei nos inspirou a ‘partir do zero’, olhar o passado da nossa memória teledramatúrgica com orgulho e recriá-la sem referências externas. A liberdade escancarada por esse universo lúdico e fantasioso criou a oportunidade de nos reinventarmos através de uma construção original, autoral e artesanal – no contar das histórias, no olhar primitivo sobre a interpretação de personagens, e na criação de cenários. Uma versão metalinguística e bruta de nós mesmos”, afirma o diretor Felipe Joffily, no material de divulgação.

A versão apresentada em Novelei traz, por exemplo, Nina comprando um pen drive para salvar as fotos comprometedoras de Carminha de Avenida Brasil e Camila se recusando a raspar o cabelo em Laços da família. Ou seja, são cenas “inéditas”. Atores como Claudia Raia, Nany People e Cauã Reymond entram na brincadeira e fazem participação especial.

“Esse projeto é uma delirante declaração de amor às novelas. Sem essa teledramaturgia nossa de cada dia, o Brasil seria muito diferente. A memória afetiva de todos nós estaria comprometida. Por isso nós brincamos de bugar as novelas, dos clássicos absolutos aos clássicos pessoais de cada um. Com subversão, mas também orgulho desse patrimônio tão nosso, o lema do Novelei é: um universo sem novelas é um lugar de caos e destruição”, comenta Bia Braune.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

5 dias atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

3 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

3 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

4 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

2 meses atrás