Serviços de streaming e canais da tevê fechada oferecem filmes natalinos como forma de adiantar o clima do período
Árvore de Natal, pisca-pisca, Papai Noel e o clássico hit da cantora Simone, Então é Natal, tocando de fundo em uma loja. Esse é o cenário que sempre anuncia a proximidade do período natalino. Porém, neste ano, outro fator fez parte desse indício de que o Natal estava se aproximando: os filmes natalinos.
Ainda em novembro, a Netflix incluiu no catálogo quatro novos longas-metragens com a temática. Em dezembro, a plataforma de streaming traz três especiais de séries, O mundo sombrio de Sabrina — Contos de inverno, Neo Yokio: Natal cor-de-rosa e Zoe e Raven: Os doze presentes de Natal, além de um filme e um reality show, todos temáticos de Natal.
O primeiro filme que chegou ao serviço foi Paisagem de Natal. No romance, Clara Garrison (Kaitlyn Leeb) se apaixona por Shanne Roarke (Scott Cavalheiro), um chef que se muda para a cidade dela para assumir um trabalho importante, enquanto ela tenta, de forma frustrada, abrir um restaurante.
A mistura de romance e a festividade também são os ingredientes de O feitiço de Natal e O príncipe do Natal: O casamento real. O primeiro é de Bradley Walsh e acompanha a jovem Abby (Kat Graham), fotógrafa talentosa que herda um calendário mágico que pode prever o futuro e a conduz para encontrar o grande amor de sua vida.
Novos clássicos
Sequência do filme O príncipe de Natal, que fez sucesso na Netflix no ano passado, O casamento real traz os protagonistas Rose McIver e Ben Lamb de volta aos papéis de Amber e Richard, respectivamente. Na nova trama, o casal está prestes a se casar no dia do Natal. Porém, os planos são ameaçados por uma crise política que pode prejudicar o reino. O filme é de John Schultz.
Em busca de se tornar um clássico do período, Crônicas de Natal estreou na Netflix no último dia 22. A produção de comédia tem Kurt Russell no papel do Papai Noel e mostra como os presentes natalinos são colocados em risco após as travessuras dos irmãos Kate (Darby Camp) e Teddy Pierce (Judah Lewis), que danificam o trenó do bom velhinho. O filme mostra os irmãos tentando ajudar o Papai Noel em uma missão para entregar os presentes e salvar o Natal.
Diversidade de formato
A partir de 7 de dezembro, a Netflix traz mais quatro produções natalinas para o catálogo. As séries Zoe e Raven e Neo Yokio estreiam as versões de Natal. Também estão confirmados os lançamentos do reality show Mandou bem — Natal e Ano novo, que acompanha situações desastrosas em desafios culinários que colocam à prova ceias de fim de ano, e o filme Natal 5 estrelas, que retrata a história do primeiro-ministro da Itália que encontra a amante e o rival político em uma viagem no período do Natal.
No dia 14 é a vez da Netflix divulgar o episódio especial de O mundo sombrio de Sabrina, intitulado Um conto de inverno. O capítulo vai mostrar como os bruxos da Igreja da Noite celebram o solstício de inverno, a noite mais longa do ano, ao redor da fogueira cantando canções pagãs e contando histórias de fantasmas.
Em 22 e 23 de dezembro, o canal Sony inclui na programação cinco filmes de Natal. Entre eles, está a comédia Um Natal muito, muito louco (2004) sobre uma família que decide não comemorar o feriado, mas precisa mudar a decisão quando a filha que mora fora anuncia que passará o Natal com eles.
A lista tem ainda A Christmas melody (2015), filme sobre um mãe solo que volta a sua cidade para recomeçar a vida com a filha; e Operação presente (2011), animação que mostra como o Papai Noel conta com uma grande tecnologia para levar os presentes a todas as crianças do mundo na noite natalina. Além dos românticos, Natal em Conway (2013), sobre um marido que coloca uma roda gigante no quintal de casa para agradar a esposa e gera polêmica na vizinhança, e Bem a tempo para o Natal (2015), história sobre a difícil decisão de uma professora que precisa escolher entre o trabalho e o amor.
Os imperdíveis
Esqueceram de mim: Com dois filmes protagonizados por Macaulay Culkin, a produção acompanha as aventuras de Kevin McCallister durante um Natal sozinho nos Estados Unidos quando a família toda segue em viagem.
O Grinch: Com um remake em cartaz nos cinemas em formato de animação, o filme teve uma versão nos anos 2000 com Jim Carrey na pele do protagonista, um rabugento que faz de tudo para acabar com o Natal dos cidadãos de Quemlândia.
O expresso Polar: Inspirado no livro infantil de Chris Van Allburg, o desenho animado retrata a história de um menino cheio de dúvidas que pega uma carona de trem para o Polo Norte e embarca numa aventura de autoconhecimento. Tom Hanks está entre os dubladores.
Milagre na Rua 34: O filme mostra a jovem Susan Walker (Mara Wilson), uma menina muito inteligente, tentando ser convencida pelo Papai Noel, que trabalha numa loja de brinquedos da cidade dela, de que ele é o verdadeiro bom velhinho.