O MasterChef entrou na reta final dando aos quatro participantes que ainda estavam no programa deste domingo (11/8) um gostinho do que poderá acontecer em caso de vitória. Isso porque a primeira prova da noite foi disputada na Le Cordon Bleu de São Paulo.
Na escola, Lorena, Eduardo, Juliana e Rodrigo tiveram aula de quatro técnicas diferentes: peixe poché, carré com crosta de ervas, porco recheado com foie gras e caramelo. A jurada Paola Carosella explica que o vencedor será escolhido pelos quatro professores e que eles levariam em conta mais do que o sabor. Estariam em jogo quesitos como organização e postura na cozinha. Se acharem justo, Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça podem mandar uma segunda pessoa direto para a semifinal.
Num misto de animados e amedrontados, os quatro cozinheiros amadores sortearam a ordem que eles escolheriam a técnica que utilizariam. Todos com dedos cruzados para não sobrar com o caramelo!
Juliana é a primeira a escolher e quer o peixe. Lorena escolhe o carré, mas se arrepende quando se depara com o tanto de carré que terá que limpar. Rodrigo fica com o porco. Eduardo é o último a escolher e fica com o temido caramelo.
Ao passear pelas bancadas, os professores gostam do que vêem. É engraçado quando Eduardo, nervoso que só ele, se atrapalha todo com a simples presença dos mestres na cozinha. Quando chega a vez de os jurados fixos do MasterChef visitarem seus pupilos, Juliana e Eduardo são os que despertam mais preocupação.
Na avaliação, Juliana serve salmão ao molho beurre monte com purê de batata-baroa; Lorena apresenta carré com crosta de ervas ao molho de jabuticaba e vinho com farofa de cuscuz e grão-de-bico; Rodrigo prepara lombo de porco recheado com foie gras e frutas cristalizadas, purê de batata-roxa e taioba; e a opção de Eduardo é um sorvete de caramelo com crocante de amêndoas caramelizadas e uma esfera de caramelo.
Os maiores problemas foram o sorvete de Eduardo, que derreteu, e o prato de Juliana, que ficou “sem alma”. Os professores elegeram a receita de Lorena como a melhor da prova e ela foi a primeira semifinalista da temporada.
Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça elogiaram os quatro cozinheiros antes de anunciar que, para eles, o melhor tinha sido outra pessoa. Dessa forma, Rodrigo também se classificou para a semifinal sem passar pela prova de eliminação.
De volta à cozinha, nos deparamos com uma das provas mais criativas da temporada, mas logo percebemos que ela foi feita para ser disputada por duas pessoas, o que deixa claro que de qualquer maneira os jurados escolheriam outro semifinalista na prova do Le Cordon Bleu.
Eduardo e Juliana estavam atônitos diante de 20 caixas misteriosas onde estavam escritas características opostas de ingredientes, como azedo e doce; ou caro e barato, por exemplo. Lorena, por ter vencido a prova anterior, determinou que Juliana fosse a primeira a escolher a caixa e, daí por diante, ela e Eduardo se alternaram.
Os 10 ingredientes escolhidos eram de uso obrigatório na receita que levaria um deles à semifinal. Juliana foi a primeira a servir um pirarucu ao molho de nata, foie gras e limão-caviar com farofa de baru, arroz com alcaparra e rúcula. Os jurados acharam o prato bom, mas apontaram que a apresentação não era das melhores e que, nas palavras de Jacquin, faltava “sofisticação”.
Eduardo tentou a vaga com arroz-negro carreteiro com carne de sol, barriga de porco feita com rapadura, ovo mollet e banana-da-terra assada. Apesar de a banana-da-terra estar crua, o prato de Eduardo também recebeu muitos elogios e a mesma ressalva da apresentação ruim.
Os jurados estavam na encrenca de que eles mais gostam: decidir entre dois bons pratos. “Os dois trabalharam muito bem. São dois pratos completamente diferentes. É como se, na balança, um tivesse um quilo e o outro, um quilo e duas gramas”, afirmou Jacquin, reforçando o equilíbrio. Por um momento, ficou parecendo que nenhum dos dois sairia, mas, segundo Jacquin, houve um detalhe (ele não falou qual) que deu a vitória a Eduardo.
A favorita Juliana saiu da cozinha aplaudida e deixando Paola emocionada. Agora, o título da temporada está entre Lorena, Eduardo e Rodrigo. Os finalistas serão conhecidos na próxima semana.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…