Mudança à vista! Representatividade cresce nas novelas brasileiras

Compartilhe

Folhetins como Bom Sucesso e Segunda chamada trazem personagens negros com destaque e trama menos estereotipada. Amor de mãe promete continuar seguindo a tendência.

Há quem diga que, de alguma forma, as novelas refletem a sociedade brasileira. Se assim for, temos motivos para comemorar um pequeno avanço na luta contra o racismo. Nossos folhetins trazem cada vez mais personagens negros que têm trama própria, sem estar somente atrelados ao discurso contra o preconceito.

É claro que é necessário que o combate ao racismo esteja, sim, nas tramas. Mas ele aparece de forma mais sutil, quando, por exemplo, a novela das 19h, Bom Sucesso, tem um protagonista negro, Ramon (David Junior), que é um cara do bem e nada estereotipado. A mesma trama ainda tem um médico e uma editora negros, Mauri (Jorge Lucas) e Gláucia (Shirley Cruz). Em recentes entrevistas ao Próximo Capítulo, Jorge Lucas e Shirley  Cruz comemoraram o aumento da representatividade em novelas.

Na excelente série Segunda chamada, isso também pode ser visto. Um dos professores mais ativos da escola onde se passa a ação é Marco André, que ensina artes e é vivido por Silvio Guindane. Semana passada, ele encenou uma peça de tirar o fôlego com os alunos do colégio estadual Carolina Maria de Jesus, batizada em homenagem a uma das primeiras escritoras negras brasileiras a ser reconhecida pelo talento.

E não para por aí. A próxima novela das 21h, Amor de mãe, tem Taís Araujo em um dos papéis principais. A atriz que marcou época em Xica da Silva por ser a primeira protagonista negra em novelas e em Viver a vida, por ser a primeira Helena negra de Manoel Carlos, estará de volta abrindo ainda mais o caminho para que a televisão brasileira represente o Brasil como ele é, multirracial, e como ele sonha ser, igualitário.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

2 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

2 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás