Mrs. America: Cate Blanchett entrega ótima interpretação dando vida à personagem conservadora

Compartilhe

Minissérie Mrs. America tem pré-estreia neste sábado (19/9), às 22h15, no Fox Premium 1

Um desavisado pode se surpreender com o enredo de Mrs. America, porque, a minissérie coloca no protagonismo Phyllis Schlafly, uma conservadora norte-americana que lutou contra a Equal Rights Amendment (a emenda dos direitos iguais) em 1972 nos Estados Unidos. Figura real, a ativista é interpretada por Cate Blanchett.

Criada e escrita por Davhi Waller, a produção gira em torno do embate entre donas de casas e mulheres progressistas nos anos 1970 nos EUA. Cada um dos grupos tinha um entendimento diferente sobre a emenda. As donas de casa vinham a mudança como uma retirada de privilégios, enquanto quem estava a favor enxergava na emenda a forma de acabar com os privilégios dos homens, em busca de uma sociedade mais igualitária.

Apesar de ter Phyllis Schlafly como a protagonista, a minissérie, a cada episódio, vai dando espaço para as outras personagens — também inspiradas em personalidades reais da história –, que ganham episódios próprios como a jornalista Gloria Steinem (Rose Byrne); Shirley Chisholm (Uzo Aduba), a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA; Jill Ruckelshaus (Elizabeth Banks), assistente especial da Casa Branca; Bella Abzug (Margo Martindale), política e advogada; e Betty Friedan (Tracey Ullman), ativista do feminismo.

Exatamente por abordar a narrativa por outro panorama é que Mrs. America se torna numa minissérie interessante. Mesmo assim, a minissérie não escolhe o conservadorismo como narrativa. Pelo contrário, dosa muito bem o ponto de vista de cada lado. Apesar de se passar várias décadas depois, muitos dos debates abordados na trama continuam sendo atuais, ainda mais nessa nova onda de conservadorismo que permeia o mundo.

A produção tem pré-estreia no Brasil um dia antes da cerimônia de premiação do Emmy, prêmio ao qual a série foi lembrada, inclusive, pela atuação de Cate. A exibição será neste sábado (19/9), às 22h15, no Fox Premium 1. Depois, o canal estreia a série oficialmente a minissérie em 29 de setembro, com exibição às terças, às 23h, sempre com dois novos episódios.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 semana atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 semana atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

3 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

4 semanas atrás

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

1 mês atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 meses atrás