Gael García Bernal repete papel que viveu no cinema
Pablo Neruda (Gnecco) se tornou famoso com seu trabalho literário, mas a minissérie pretende ir além dos poemas. O enredo mostra o autor como uma oposição comunista ao governo chileno de González Videla (Alfredo Castro), em 1948. Perseguido por suas ideologias, Neruda se vê em meio a uma trama que tem como inimigo o policial Óscar Peluchonneau (Gael Bernal) e a ameaça de prisão em um regime cada vez mais violento.
O grande diferencial da produção é lidar com a relação entre Peluchonneau — um policial sedento por sucesso para livrar-se de uma existência, até então, medíocre — e a grande personalidade intelectual de Neruda. Os papéis são quase que um inverso do senso comum: o policial torna-se a ameaça, enquanto o escritor é redimido a uma posição de fugitivo.
Em entrevista de divulgação, o ator Gael Garcia Bernal explica como foi importante entender plenamente o personagem. “O policial é fascinado pelo poeta. É um estereotipo de um conservativo pós-Segunda Guerra, especialmente um que aceitou a derrota com ressentimento, com muitas inseguranças na superfície. Isso foi a chave para achar um Peluchonneau com uma faísca criativa”, defende.
Segundo Bernal, outro aspecto importante da produção se refere à linguagem poética e cinematográfica, e principalmente, como elas se integram: “A premissa de Neruda é o mundo, o perigo do mundo, que nos faz se apaixonar e criar novos mundos. Os personagens sofrem por não conseguir quebrar a restrição da criação poética”, aponta.
Ele ainda completa: “Obvio que o poeta é um dos que leem essa linguagem, do que podem trazê-la para a terra. Em relação a isso eu não consigo pensar em outra produção atualmente, especialmente, não uma que navega por essas águas e ainda é divertida como Neruda.”
Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…
Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…
O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…
Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…
Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…
Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…