Como são bons em fazer melodramas os mexicanos! Essa é a conclusão a que podemos chegar após assistir à primeira temporada da série La casa de las flores, disponível na Netflix. A produção escrita e dirigida por Manolo Caro não tem a menor vergonha de ser… mexicana.
Isso no que mais esperamos de uma produção vinda daquele país: dramalhões envoltos em cenas tragicômicas ou uma comédia rasgada com pitadas de drama — é você quem escolhe, pois tudo isso está lá! La casa de las flores nos apresenta a família de Virgínia de la Mora (uma sensacional Veronica Castro) e Ernesto (Arturo Ríos), que está comemorando o aniversário dele com uma grande festa. Eles são pais de Paulina (Cecilia Suárez), Elena (Aislinn Derbez) e Julián (Dario Yazbek Bernal) e donos de uma floricultura tradicionalíssima, La casa de las flores.
No dia da festa — e nos primeiros minutos da série —, Roberta (Claudette Maille), amante de Ernesto, se suicida na La casa de las flores e durante a festa. Isso desencadeia uma série de acontecimentos que não vamos contar para não estragar a surpresa. Mas pode-se dizer: são realmente surpreendentes.
La casa de las flores tem elenco afiado e texto rápido, certeiro. Entre uma risada aqui, uma lágrima ali passam pela tela temas como homossexualidade, transexualidade, corrupção, traição, paternidade e amor ー afinal estamos no México! Os atores são liderados por uma inspirada Veronica Castro e apenas Cecília Suárez me parece um pouco fora do tom, com um ritmo de fala muito forçado e artificial.
O que pode incomodar alguns, mas agradar em cheio outros (como é o caso do blogueiro) é a estética adotada por Manolo Caro, descaradamente um admirador de Pedro Almodóvar. As cores, as caras e bocas, as situações absurdas, os nus masculinos, os figurinos e cenários assumidamente cafonas — está tudo lá. Se isso não te seduz, feche os olhos e se delicie com a trilha sonora, ora animada, ora suave, assim como tudo na atração. Faltou apenas Odair José.
A primeira temporada de La casa de las flores tem 13 episódios, batizados cada um com o nome de uma flor e o sentimento que ela representa. Assim, crisântemo é o símbolo da dor, a petúnia é o do ressentimento e a tulipa, a da esperança, por exemplo.
A segunda temporada de La casa de las flores está prevista para estrear em 2019 — o gancho deixado para ela é de morrer de rir — e a terceira já está garantida.
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