Insecure chega à segunda temporada; saiba mais sobre a série

Compartilhe

Produção da HBO, Insecure retrata a agridoce vida de Issa. Segunda temporada estreia em 23 de julho. Não conhece a série? A gente te conta!

O problema em crescer… Não é fácil – sabemos por experiência própria –, mas é tão interessante. E é exatamente nesta pergunta que a série Insecure, da HBO, aposta: como se tornar adulto? De Shakespeare a Lena Duham, diversos autores tentaram responder esse questionamento. Mas o que a (até então) vlogueira Issa Rae, que fez sucesso na web com o vlog Awkward black girl, pode acrescentar? De certa forma, tudo.

Com uma sutileza magnífica e uma inteligência delicada, a primeira temporada da comédia Insecure desenvolve o cotidiano da própria Issa, que representa as milhares de jovens mulheres negras, que nem sempre (ou melhor, quase nunca) estão nas telas das grandes produções. A história começa com a protagonista insegura em relação ao atual namoro e também com o trabalho.

A trama se desenvolve em torno de Issa e a melhor amiga Molly (Yvonne Orji). Insecure teve sua primeira temporada exibida no ano passado (você pode conferir no streaming da emissora, a HBO Go), e a segunda chega à programação em 23 de julho, com exibição às 23h.

Crítica de Insecure

A premissa da série prometia apresentar uma personagem essencialmente insegura (daí o nome da produção), mas o que vemos é uma jovem mulher no comando de si, mais corajosa do que insegura. Issa está preparada para ditar suas ações, sair de sua zona de conforto, e no fim das contas essa parece ser a grande resposta sobre o que é crescer.

Óbvio que isso nem sempre dará certo e, na maioria das vezes, a personagem simplesmente não consegue sair da tal zona de conforto. Mas a mensagem da produção funciona por uma questão de empatia: frequentemente o espectador se vê nos atos de Issa, como na ânsia de largar a segurança de um namoro e ir atrás de um grande amor, ou simplesmente gritar umas verdades no trabalho contra o que todo mundo acha certo.

Três outras aspectos merecem atenção em Insecure. A primeira é a representação da mulher negra contemporânea – sincera e perspicaz; a segunda é a presença do rap na trama – cru e simplesmente genial –-; e a terceira é o humor, que de tão sutil chega a ser dolorido.

O que vem por aí

A segunda temporada promete mostrar Issa abraçando a oportunidade de explorar a vida de solteira ao mesmo tempo em que lida com uma nova atribuição no trabalho que coloca sua amizade em cheque com Frieda. Já Molly precisará confrontar a complexidade de seus relacionamentos. Quem está ansioso?

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás