Insecure chega à segunda temporada; saiba mais sobre a série

Compartilhe

Produção da HBO, Insecure retrata a agridoce vida de Issa. Segunda temporada estreia em 23 de julho. Não conhece a série? A gente te conta!

O problema em crescer… Não é fácil – sabemos por experiência própria –, mas é tão interessante. E é exatamente nesta pergunta que a série Insecure, da HBO, aposta: como se tornar adulto? De Shakespeare a Lena Duham, diversos autores tentaram responder esse questionamento. Mas o que a (até então) vlogueira Issa Rae, que fez sucesso na web com o vlog Awkward black girl, pode acrescentar? De certa forma, tudo.

Hbo GIF - Find & Share on GIPHY

Com uma sutileza magnífica e uma inteligência delicada, a primeira temporada da comédia Insecure desenvolve o cotidiano da própria Issa, que representa as milhares de jovens mulheres negras, que nem sempre (ou melhor, quase nunca) estão nas telas das grandes produções. A história começa com a protagonista insegura em relação ao atual namoro e também com o trabalho.

A trama se desenvolve em torno de Issa e a melhor amiga Molly (Yvonne Orji). Insecure teve sua primeira temporada exibida no ano passado (você pode conferir no streaming da emissora, a HBO Go), e a segunda chega à programação em 23 de julho, com exibição às 23h.

Crítica de Insecure

A premissa da série prometia apresentar uma personagem essencialmente insegura (daí o nome da produção), mas o que vemos é uma jovem mulher no comando de si, mais corajosa do que insegura. Issa está preparada para ditar suas ações, sair de sua zona de conforto, e no fim das contas essa parece ser a grande resposta sobre o que é crescer.

Insecure On Hbo GIF - Find & Share on GIPHY

Óbvio que isso nem sempre dará certo e, na maioria das vezes, a personagem simplesmente não consegue sair da tal zona de conforto. Mas a mensagem da produção funciona por uma questão de empatia: frequentemente o espectador se vê nos atos de Issa, como na ânsia de largar a segurança de um namoro e ir atrás de um grande amor, ou simplesmente gritar umas verdades no trabalho contra o que todo mundo acha certo.

Três outras aspectos merecem atenção em Insecure. A primeira é a representação da mulher negra contemporânea – sincera e perspicaz; a segunda é a presença do rap na trama – cru e simplesmente genial –-; e a terceira é o humor, que de tão sutil chega a ser dolorido.

White People GIF - Find & Share on GIPHY

O que vem por aí

A segunda temporada promete mostrar Issa abraçando a oportunidade de explorar a vida de solteira ao mesmo tempo em que lida com uma nova atribuição no trabalho que coloca sua amizade em cheque com Frieda. Já Molly precisará confrontar a complexidade de seus relacionamentos. Quem está ansioso?

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Análise: Bella Campos cumpre dever de casa em estreia satisfatória de “Vale tudo”

Primeiro capítulo entrega o que prometeu, com texto ágil e fiel ao original. Audiência corresponde,…

19 horas atrás

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

3 dias atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

4 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

6 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

1 semana atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

1 semana atrás