Fernanda Rodrigues está fazendo a festa em Fuzuê

Compartilhe

Em sua 20ª novela na Globo, a atriz de 43 anos celebra três décadas de carreira e o retorno ao gênero após hiato

Por Patrick Selvatti

A história da teledramaturgia recente se funde muito com a de Fernanda Rodrigues, que celebra três décadas de carreira na tevê. A atriz de 43 anos estreou em novelas, em 1991, aos 11 anos, no sucesso das 19h Vamp, uma novela típica do horário, com muita aventura, humor e fantasia. Agora, após um hiato de cinco anos, ela retorna ao gênero que a consagrou em personagens como a Isa que marcou a sua estreia, a Eduarda de Deus nos acuda (1993), a Bia de A viagem (1994), a Lígia de Corpo Dourado (1998) — em reprise no Canal Viva — e a Julieta de A lua me disse (2005).

Em Fuzuê, sua 20ª novela, Fernanda vive Alicia de Braga e Silva, filha de Nero (Edson Celulari), herdeira e a garota-propaganda da loja que dá nome à produção escrita por Gustavo Reiz. “Eu estava com muitas saudades de fazer novela. As pessoas cobravam, mas eu estava esperando a hora certa. E ela veio com esse convite que eu amei. Aceitei pela personagem, pela leveza da trama, pela comicidade gostosa da Alícia, tão diferente de mim”, afirma, ao Próximo Capítulo, a atriz, que teve como última personagem a vilã Fabiana, de O outro lado do paraíso (2017/18) — primeira e única incursão no horário das 21h.

Alícia e Claudio, em Fuzuê. Na foto, Fernanda Rodrigues com Douglas | Crédito: Fábio Rocha/ Globo Silva

Fernanda se distanciou do gênero para se dedicar aos filhos, Luiza, 13, e Bento, 7, frutos do casamento com o ator e diretor Raoni Carneiro, seu colega de elenco em Negócio da China (2008). Nesse período, entretanto, ela não parou. Embalada pela maternidade, apresentou o programa Fazendo a festa, no GNT, em que a cada episódio a artista, junto com um time de profissionais, fazem uma festa infantil de aniversário. O clima festivo, inclusive, é o que ela mais celebra nesta nova novela.

“Alícia é engraçadíssima, leve, adora um auê. Tem essa energia que eu busco agora, como uma mãe que é atriz: ela quer que as pessoas sejam felizes, é apaixonada pela família, quer ser famosa. Me divirto muito fazendo ela e é um trabalho que meus filhos podem assistir”, assinala a atriz, que, na trama, é casada com Cláudio (Douglas Silva) e mãe de Valentina (Maria Flor Samarão).

De acordo com o autor, Gustavo Reiz, Fuzuê é uma homenagem a todas as novelas da Globo, em especial às do horário das sete. Isso também motivou Fernanda a aceitar fazer parte. “De 50 anos de teledramaturgia, eu fiz parte de 30. Então, para mim, essa homenagem é algo muito especial, porque, assim como o Gustavo, além de fazer, eu amo assistir novelas e estou amando identificar essas referências todas que ele coloca no texto”, finaliza.

Patrick Selvatti

Sabe noveleiro de carteirinha? A paixão começou ainda na infância, quando chorou na morte de Tancredo Neves porque a cobertura comeu um capítulo de A gata comeu. Fã de Gilberto Braga, ama Quatro por quatro e assiste até as que não gosta, só para comentar.

Posts recentes

Irmão do Jorel comemora 10 anos com lançamento da quinta temporada

Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…

1 mês atrás

Acabou o mistério! Globo anuncia elenco de “Vale tudo”

Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…

1 mês atrás

Montada para o mundo, Miranda Lebrão fala sobre experiência no RuPaul’s Drag Race Global All Stars

Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…

1 mês atrás

Rita von Hunty comenta sobre experiência em série gravada em Brasília

Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…

2 meses atrás

A franquia faz sátira humana sobre Hollywood na Max

Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…

2 meses atrás

Família Belfort fala sobre a saudade de Priscila 20 anos após o desaparecimento

Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…

2 meses atrás