Enquete: Em que político de novela você votaria?

Compartilhe

Os candidatos do partido da novela brasileira estão a postos. Isso porque político é sempre um bom tipo a ser explorado pelos autores. Vamos às urnas?

Não importa se, fora das telas, é ano de eleição ou não. Nas novelas os políticos sempre estão lá. E como na vida real, ora são honestos, ora corruptos. O que não muda é que são bons personagens e costumam render boas interpretações de atores, como Carlos Vereza, Lima Duarte e Paulo Betti.

O Próximo Capítulo aproveita o clima de eleições e te convida a votar num personagem de novela. O Partido da Novela Brasileira quer saber seu voto!

Conheça os candidatos do Partido da Novela Brasileira!

Ascânio, de Tieta (1989)
A plataforma do prefeito de Santana do Agreste, Ascânio (Reginaldo Faria), é levar o progresso à cidade, desde a instalação da luz elétrica até movimentar a economia por meio do turismo.

Caxias, em O rei do gado (1996)
O senador Caxias (Carlos Vereza) de O rei do gado não poderia ter um nome mais apropriado. O personagem criado por Benedito Ruy Barbosa era incorruptível e dedicado a temas como a Reforma Agrária. A cena que ele discursa para o senado vazio entrou para a história das novelas brasileiras.

Odorico Paraguaçu, de O bem amado (1973)
Vivido com perfeição por Paulo Gracindo, o prefeito de Sucupira tinha uma meta bem clara de campanha: construir um cemitério. Só faltava alguém morrer… Para resolver a questão, Odorico contrata o pistoleiro Zeca Diabo (Lima Duarte). A novela de Dias Gomes aproveitava o personagem para criticar, de forma bem-humorada, a ditadura.


Paulo Ventura, de O brado retumbante (2012)
O deputado Paulo Ventura (Domingos Montagner) está prestes a deixar a vida pública logo no primeiro mandato quando, numa artimanha de senadores, acaba eleito presidente da Câmara dos Deputados. Quando um acidente aéreo mata o presidente e o vice, ele tem que assumir o poder e que aprender a lidar com o poder.

Sassá Mutema, de O salvador da pátria (1989)
O bóia fria Sassá Mutema (Lima Duarte) é manipulado pelo deputado Severo Toledo Branco (Francisco Cuoco) e acaba confessando um assassinato que não cometeu. Quando a verdade vem à tona, ele se torna uma espécie de mártir e acaba eleito prefeito de Tangará, com a ajuda de políticos tradicionais. No poder, ele rompe com todo mundo que é corrupto e tenta levar as ideias dele adiante.

Ypiranga Pitiguary, em A indomada (1997)
A novela de Aguinaldo Silva que está sendo reprisada no Viva se passa em Greenville, cidade que tem como prefeito Ypiranga Pitiguary (Paulo Betti). Apesar da imagem de jovem, Ypiranga é um político à moda antiga e é muito vaidoso.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

21 horas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

7 dias atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

3 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

3 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

1 mês atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás