Enquete: De qual personagem de Fernanda Montenegro na televisão você mais gosta?

Compartilhe

O Próximo Capítulo antecipa a comemoração pelos 90 anos da dama e relembra grandes momentos de Fernanda Montenegro na telinha. Qual é o seu preferido?

Vai ter festa antecipada! A atriz Fernanda Montenegro completa 90 anos em 16 de outubro, mas o Próximo Capítulo já quer saber: De qual personagem dela na tevê você mais gosta? (vote na enquete) Difícil escolher, a gente sabe, pois Fernanda passa com tranquilidade por drama, comédia, mulheres pobres, empresárias ricaças.

Para comemorar a data, a Globo preparou um Globo repórter especial sobre ela, que será exibido sexta-feira (11/10), e programou o filme Central do Brasil, pelo qual Fernanda foi indicada ao Oscar, para o Tela quente de segunda-feira (14/10). Os dois são imperdíveis!

Qual é o papel de Fernanda Montenegro de que você mais gosta na TV?

São vários os tipos encarnados por Fernanda Montenegro na telinha

Bia Falcão, de Belíssima (2005) – A grande vilã da novela de Silvio de Abreu era malvada e debochada na mesma proporção. O trunfo dela foi, no final, terminar a trama ao lado do garoto de programa Matheus (Cauã Reymond).

Charlô, de Guerra dos sexos (1983) – A comédia de Silvio de Abreu marcou época, entre outros motivos, pela dobradinha de Fernanda e Paulo Autran. Eles viveram os primos Charlô e Otávio, que disputavam uma herança deixada por um tio rico. A cena da guerra de comida num café da manhã é antológica.

Dona Picucha, de Doce de mãe (2014) – A mal-humorada mãe de Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Suzana (Mariana Lima) rendeu a Fernanda o Emmy internacional de melhor atriz de comédia. O texto delicioso de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado era um dos pontos altos da trama.

Nossa Senhora, em O auto da Compadecida (1999) – A versão televisiva do clássico de Ariano Suassuna teve direção de Guel Arraes. Com maestria, ele teve coragem ao escalar Fernanda para viver Nossa Senhora e Maurício Gonçalves para dar vida a um Jesus negro.

Olga Portela, de O dono do mundo (1991) – A controversa novela de Gilberto Braga trouxe Fernanda como a cafetina Olga. Ela participa do plano de vingança de Márcia (Malu Mader) contra Felipe Barreto (Antonio Fagundes). No fim da trama, descobre-se que ela é, na verdade, mãe de Felipe.

Teresa, em Babilônia (2015) – Esta não é uma das melhores novelas de Gilberto Braga, mas Gilberto é sempre Gilberto. Fernanda brilhou como a advogada Teresa, que mantinha um relacionamento homoafetivo com a socialite Estela (Nathalia Timberg). Juntas, elas criaram o neto de Estela, Rafael (Chay Suede). Babilônia mostrou que não estava para brincadeira ao, logo no primeiro capítulo, exibir um beijo de Teresa e Estela.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

14 horas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

7 dias atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

3 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

3 semanas atrás

O melhor de 2025 (na nossa opinião)

Adeus ano velho, feliz ano novo. O fim de 2025 se aproxima e é hora…

4 semanas atrás

As 11 melhores séries de 2025

De comédia pastelão na universidade ao fenômeno de Vince Gilligan: confira quais produções dominaram o…

1 mês atrás