Vai na fé, escrita por Rosane Svartman e dirigida por Paulo Silvestrini, estreia nesta segunda-feira na faixa das 19h. À frente do elenco, nomes como Sheron Menezzes, Carolina Dieckmann e José Loreto
Estreia nesta segunda-feira (16/1), na Globo, a nova novela das 19h, Vai na fé. A trama de Rosane Svartman promete ser um mosaico de temas como religião, fama, ética profissional, laços entre mãe e filha e muitos outros.
Conheça os principais personagens de Vai na fé!
(Fonte: TV Globo)
A família de Sol
Solange, a Sol (Sheron Menezzes) – É uma mulher guerreira, moradora de Piedade, subúrbio do Rio de Janeiro. Ela vende quentinhas no Centro da Cidade. Casada com Carlão (Che Moais) e mãe de Jenifer (Bella Campos), de 18 anos, e Duda (Manu Estevão), de 12 anos, ela trabalha com a amiga de infância Bruna (Carla Cristina Cardoso). Sol é filha de Marlene (Elisa Lucinda), uma grande referência da família, uma mulher que não se deixou abater quando o marido morreu. Moram todos juntos na mesma casa, uma família feliz e unida que vive o dia a dia sempre com positividade. Aos domingos, a família se reúne na igreja da qual Sol faz parte do coral. Na juventude, Sol já cantava no coral da igreja e gostava de ir, aos finais de semana, ao baile funk, sem o conhecimento dos pais. Ela era conhecida como a princesa do baile, a gata das gatas. Agora, por um acaso do destino, ela vai parar nos palcos pra fazer algo que ama: cantar e dançar.
“Ela precisa ter fé para acordar, tocar o dia a dia dela, colocar as crianças na escola. Ela é daquelas que acordam com o sorriso no rosto, apesar de todos os problemas. Assim como milhares de mulheres reais fazem.”
Marlene (Elisa Lucinda) – Mãe de Sol, ama incondicionalmente as netas. Perdeu o marido, Gonzaga, que sempre a acompanhava em uma de suas paixões de juventude: a dança. Quando ele morre, ela não se deixa abater e trabalha com a filha no negócio das quentinhas. Ao contrário da leveza com que Sol tenta encarar a vida, Marlene é mais séria, mas ao longo da novela ela vai se transformar.
“A Marlene foge dos estereótipos, pois é mostrada com amor, ela tem muita dignidade.”
Jenifer Daiane (Bella Campos) – Filha mais velha de Sol. Jovem estudiosa, sonha em ser advogada. Entra em uma faculdade prestigiada com bolsa de estudos, um grande orgulho para toda a família. Lá, ela vai conhecer um mundo diferente e se sentir desconfortável em alguns momentos e situações. Mas, aos poucos, Jenifer encontra sua turma. Vai se mostrar firme em seus posicionamentos, mas também capaz de ouvir os demais e entender que há outras perspectivas. Feminista e ativista, fica indignada com a apatia do pai Carlão frente às tarefas domésticas.
Maria Eduarda, a Duda (Manu Estevão) – Filha caçula de Sol. É a “menina dos olhos” do pai. É boa de briga e tende a ser agressiva com os colegas da escola e do bairro sempre que é contrariada. Vai amadurecer aos poucos e entender que nem tudo se resolve brigando.
Carlão (Che Moais) – Marido de Sol. Apaixonou-se por ela assim que a viu pela primeira vez, cantando no coral da igreja. Carlão conquistou Sol com sua generosidade, dedicação e amor. Perdeu o emprego durante a pandemia. Antes paciente, ele se torna um homem irritadiço. Tenta retomar o trabalho de diversas formas até que encontra nos aplicativos de entrega de encomendas uma alternativa de rendimento.
Núcleo Lumiar e Benjamin
Lumiar (Carolina Dieckmann) – Advogada respeitada, conheceu o marido Benjamin (Samuel de Assis) na faculdade de Direito e juntos conquistaram o sucesso na profissão como advogados criminalistas. É feliz em seu casamento com Ben e se sente completa com a relação que tem com o marido, o trabalho no escritório e as aulas que ministra na universidade. Antítese de seus pais Dora (Claudia Ohana) e Fábio (Zé Carlos Machado), um casal neo-hippie, Lumiar é controladora, pragmática e metódica.
“Um dos motivos que me fez voltar às novelas foi a sincronia da vida da Lumiar com a minha. O marido dela, Ben, resolve tirar um ano sabático e o meu, Tiago (Workman), tinha acabado de voltar de um. Depois, veio a dificuldade da sociedade de entender a mulher que não quer ser mãe. E, por fim, a relação dela com a mãe, Dora (Claudia Ohana), que é muito difícil, delicada e veio no momento em que eu tinha acabado de perder a minha. São assuntos dos quais eu queria falar.”
Benjamin, o Ben (Samuel de Assis) – Advogado pragmático, Ben sabe que o rapaz idealista que foi na juventude mal reconheceria o homem que se tornou. Tudo mudou na vida de Ben quando o pai morreu. Da noite para o dia, ele se viu responsável pela sua família e teve de assumir o escritório de advocacia deixado pelo pai. Ben não conseguiria isso sem a ajuda de Lumiar, a mulher com quem construiu uma vida profissional bem-sucedida. Viveu uma paixão com Sol na juventude e ficará mexido ao reencontrá-la.
Fábio (Zé Carlos Machado) – Era cantor, ator e, principalmente, um galã que levava uma vida agitada até conhecer Dora, que o fez repensar o que realmente é ser feliz. Juntos, eles construíram o Refúgio Paz de Lumiar, local da região serrana do Rio de mesmo nome que deram para a filha, Lumiar. É também pai de Lui Lorenzo (José Loreto), com quem não tem muito contato, por causa do ressentimento de Wilma (Renata Sorrah), sua ex-companheira de cena e caso eventual.
Dora (Claudia Ohana) – Terapeuta holística, se relaciona facilmente com estranhos, mas tem profunda dificuldade para se aproximar de sua própria filha. Ela acredita no amor livre, vive um relacionamento aberto com Fábio, mas, ao longo da novela, começa a ficar com medo de perdê-lo.
Núcleo Theo
Theo (Emilio Dantas) – Se porta socialmente como um homem respeitável e um pai de família exemplar, mas passa longe disso. É casado com Clara (Regiane Alves) e pai de Rafa (Caio Manhente). Theo enxerga no amigo Benjamin a dicotomia de tudo o que gostaria de ser e tudo o que mais despreza. Conheceu Ben e Lumiar na faculdade, mas nunca se formou. Com o amigo, saía das baladas da Zona Sul para os bailes funk da Zona Norte. Nos bailes, ele conheceu Orfeu (Jonathan Haagensen), que se torna seu “sócio oculto” em uma empresa de importação e exportação, que traz mercadorias lícitas pagando menos imposto. Mas ninguém sabe disso.
Clara (Regiane Alves) – Mulher da alta sociedade carioca, é insegura e leva uma vida cercada de futilidades, passando os dias mergulhada em perfis de fofoca, lendo sobre dietas milagrosas ou vendo séries românticas. É casada com Theo, com quem tem o filho Rafa, um adolescente melancólico. Culpada, Clara tenta ajudá-lo, mas não sabe como. Até porque precisa se ajudar primeiro. Clara vai precisar amadurecer e encontrar forças para lidar com as dores do filho. Clara se sente perdida, impotente. O casamento com Théo está longe de ser uma relação bonita e saudável, e ela não percebe os danos que ele lhe causa.
“A Clara é muito real. Ela faz parte dessa turma que chega aos 40 anos e se pergunta o que fez e o que vai fazer nessa segunda fase da vida. Ela vem de uma depressão pós-parto e tem uma relação estranha com o marido, Theo. Ela busca um recomeço diante do feminino desencorajado pelo masculino.”
Rafael, o Rafa (Caio Manhente) – Adolescente melancólico e sedentário, Rafael muitas vezes se recusa a fazer terapia. A forma como sua mãe lida com sua personalidade é nociva para o rapaz. Quem consegue tirá-lo, às vezes, de seu desânimo com a vida é o melhor amigo, Fred (Henrique Barreira).
Helena (Priscila Steinman) – Clara e Helena se conhecem na academia do prédio, onde Helena é personal trainer, e passarão a ter uma relação de cumplicidade e afeto.
Núcleo Lui Lorenzo
Lui Lorenzo (José Loreto) – Cantor pop, Lui cresceu à sombra de uma mãe intensa e exuberante, sem a presença do pai, Fábio. A postura ressentida da mãe, Wilma (Renata Sorrah), foi afastando cada vez mais pai e filho. A fama veio após a participação em um programa de calouros, levado pela babá. Lui é um artista de gosto duvidoso e passou a ser empresariado pela mãe depois que os convites para o trabalho como atriz desapareceram. O menino carente se tornou um homem hedonista e edipiano ao extremo. Bonito e sedutor, é infalível em suas conquistas, desconhece o que é o amor pulando de caso em caso. Isso até encontrar Sol.
“A autoestima do Lui é 100 vezes maior do que a minha. Fica um exagerado crível, mas muito engraçado.”
Wilma Campos (Renata Sorrah) – Mãe de Lui, Wilma é egoísta, vaidosa, durona, sem filtro e tenta ser chique em meio à cafonice ao seu redor. Da carreira de grande atriz de teatro, cinema e televisão ficaram o ressentimento e as lembranças, pois com o passar dos anos os convites para atuar sumiram. Volta e meia, cita alguma fala de uma personagem que interpretou ou de um autor que admira. Ela cuida da carreira do filho, que considera ligeiramente brega, para dizer o mínimo. Mas é Lui quem garante o sustento da mansão em que vivem.
“A Wilma foi uma atriz clássica no passado, mas que virou uma grande celebridade da televisão no presente. Mas esse presente é amargo. Ela ama o filho, mas tem essa relação delicada com ele. Ela é sem filtro, grossa. Mas não é uma vilã. Ela é sem noção.”
Vitinho (Luis Lobianco) – Irreverente, criativo e um amigo de verdade. Formava, na juventude, o ‘trio do poder’ com Sol e Bruna, quando frequentavam os bailes funk nos anos 2000. Tentou se lançar como MC, mas suas letras não emplacaram. Ao trabalhar numa agência para artistas, conheceu Wilma e Lui. De mero assistente, se torna o compositor dos hits de Lui.
Érika (Leticia Salles) – Ex-dançarina, backing vocal e affair de Lui, migra para o mundo das notícias de fofocas on-line após ser demitida por Wilma. Não tem pudor, tampouco remorso ao usar de verdades e mentiras para alavancar o engajamento das redes sociais de Anthony Verão (Orlando Caldeira). Érika é linda, sexy e má.
Anthony Verão (Orlando Caldeira) – Formado em jornalismo, iniciou sua trajetória como assistente de um famoso colunista social. Após brigar com o chefe, resolveu seguir carreira solo explorando o potencial viciante e de amplitude das redes sociais. Anthony tem um bom instinto, sabe enxergar uma boa treta de longe. Começa a ultrapassar os limites éticos quando Érika se torna sua assistente.
Ivy (Azzy) – Dançarina e backing vocal de Lui Lorenzo. Parece avoada e desinteressada, mas é esperta e tem uma moral flexível o bastante para fazer de tudo para segurar seu emprego na banda.
Naira (Tati Villela) – Segurança de Lui Lorenzo, despachada e durona.
Jairo (Lucas Oradovscki) – Segurança de Lui Lorenzo, muito fiel aos patrões, mas um tanto machista.
Núcleo universidade
Isabela, a Bela (Clara Serrão) – Jovem do interior de Minas Gerais, estudou no melhor colégio da cidade, mas se sente desconcertada na grandeza do Rio de Janeiro e da elite da faculdade. O novo contexto e uma decepção a fazem refletir sobre suas angústias e identidade de mulher preta, proporcionando uma transformação na jovem. Vai se apaixonar por Fred (Henrique Barreira), um rapaz de outra realidade social.
Frederico, o Fred (Henrique Barreira) – Faz parte da elite intelectual e socioeconômica da faculdade. Líder do DCE atual, ele rivaliza, inicialmente, com o grupo de bolsistas. Mas a interação com eles vai permitir que Fred amplie sua visão de mundo.
Otávio, o Tatá (Gabriel Contente) – Vem da periferia, mas estudou em colégio particular. Depois de várias tentativas, conseguiu bolsa no curso de Direito, se identifica com o grupo dos bolsistas e se apaixona por Jenifer.
Yuri (Jean Paulo Campos) – Apesar de ser extrovertido e excelente orador, é tímido nas questões do coração, hesitando se aproximar de Jenifer, seu interesse amoroso. Vai vivenciar dilemas morais na sua vivência política estudantil.
Guilhermina, a Guiga (Mel Maia) – A jovem estudante de Direito é arrogante, esperta, fútil, fashionista e influencer nas redes sociais. Ganha um bom dinheiro com seus perfis on-line. Não sente o menor constrangimento ao fazer publiposts disfarçados ou recomendar produtos de procedência duvidosa. Ela vai sofrer com as peripécias do pai corrupto, que cometeu um sério crime financeiro e vai preso. O caso vai respingar em Guiga.
“A Guiga das redes é completamente diferente da Guiga do mundo real. Isso é muito interessante”
Simas (Marcos Veras) – Amigo desde a juventude de Ben e Theo. Está “preso” à sua vida de 20 e poucos anos, quando era o rei das rodinhas de violão. Artista frustrado, ex-DJ, trabalhou fazendo jingles para algumas agências publicitárias. Com o trabalho escasso, investiu suas economias num barzinho perto da faculdade, um clássico point da universidade. Namora Bia (Flora Camolese), uma das alunas.
Bia (Flora Camolese) – Namorada de Simas, estuda na universidade. Vai trabalhar como estagiária no escritório de advocacia de Ben e Lumiar.
Sabrina (Cris Werson) – Mãe de Bia. Quando sua filha chora as pitangas pelo namorado mais velho que partiu seu coração, ela resolve ir tirar satisfações e passa a frequentar seu bar.
Núcleo Piedade
Bruna (Carla Cristina Cardoso) – Mulher batalhadora e independente, teve a filha Kate (Clara Moneke) um pouco depois de sua amiga Sol ter Jenifer. Chegou a se casar com o pai da menina, mas o relacionamento não avançou. Ele hoje tem uma nova família na Região Serrana e só paga pensão quando Bruna ameaça o colocar na cadeia. Bruna se vira nos trinta para sustentar a casa.
Kate (Clara Moneke) – Kate sempre acompanhou os perrengues da mãe Bruna (Carla Cristina) para prover a casa e prometeu para si que sua vida seria diferente. Longe do subúrbio, de frente para o mar. E para realizar esse objetivo vai romper pouco a pouco sua barreira moral.
Hugo (MC Cabelinho) – Parou de estudar quando entrou para o crime. É afilhado de Orfeu e ex-namorado de Kate.
Orfeu (Jonathan Haagensen) – Orfeu trabalhou para o tráfico de drogas da comunidade em que morava e, após cumprir alguns anos de prisão, saiu disposto a mudar de vida. Mas não conseguiu. Se associou a Theo (Emilio Dantas) em uma empresa de importação e exportação, que traz mercadorias lícitas pagando menos imposto.
Bryan Lucas (Felipe Rodrigues) – Se considera o melhor amigo de sua vizinha Duda. É o ombro amigo da menina para todas as horas. Extrovertido, vai ser sentir desprezado com a chegada do novo vizinho Gil (Nego Ney), com quem terá de dividir a atenção de Duda.
Gil (Nego Ney) – Garoto introvertido que chega no bairro e na escola para abalar a relação entre Duda e Bryan. Seus pais morreram na pandemia e ele vive agora com o avô.
Meire (Nathalia Costa) – É a garota mais popular da escola, que acabará se tornando amiga de Duda.
Pastor Miguel (Adriano Canider) – Pastor da igreja de Piedade frequentada pela família de Sol. Ele realiza vários trabalhos sociais e é uma referência no bairro.