Por Adriana Izel e Vinicius Nader
A verdade, nada mais do que a verdade. Isso é o que move o documentário, gênero em alta na televisão brasileira e mundial e nos canais de streaming. Chama a atenção a diversidade de temas dos docs — é assim que os íntimos chamam os documentários — em cartaz na tevê, seja em longas-metragens, seja em séries com vários episódios e até mais de uma temporada, seja em programas semanais totalmente dedicados a eles.
Os temas abordados podem ser leves, como brinquedos antigos, música pop e moda, ou mais densos, como tráfico de drogas, novas famílias e empoderamento feminino. O Correio fez uma seleção com alguns títulos que podem ser assistidos na tevê. Confira!
É tudo verdade (Canal Brasil)
O programa semanal do Canal Brasil vai ar toda segunda-feira, às 22h, levando longas documentais de destaque no cenário nacional. A curadoria é de Amir Labaki, que faz um breve comentário sobre o filme da semana. Na segunda-feira (25/6) será a vez de Zé de Julião, muito além do cangaço, de Hermano Penna. O diretor colhe depoimentos de familiares e amigos com quem o protagonista conviveu e abrange desde a convivência com o bando de Lampião e Maria Bonita à construção de Brasília. Verifique a classificação indicativa.
Explicando (Netflix)
O que é? Essa é a pergunta que norteia a série Explicando, original da Netflix. A cada quarta-feira, um episódio novo é levado ao ar. Os programetes têm cerca de 20 minutos e se dedicam a conceituar diversos temas, que vão de K-pop a monogamia, passando pelo questionamento universal “porque dietas dão errado?”. Não recomendado para menores de 14 anos.
Frente atômica (HBO GO e Now)
De Rebecca Camisa, o documentário mostra como duas comunidades de St. Louis, nos Estados Unidos, lutam contra a negligência do governo e das empresas em relação ao despejo de resíduo nuclear nas regiões. O filme revela os impactos ambientais e também médicos da extensa contaminação. Não recomendado para menores de 14 anos.
Liberdade de gênero (GNT Play e Now)
Passando de Norte a Sul do Brasil, a série documental do GNT revela história de pessoas que não se identificam com o gênero que nasceram e mostra todo esse processo de transição composto por preconceito, frustração, sofrimento, mas também com amor, alegria e compreensão. O seriado tem direção do cineasta João Jardim e duas temporadas com 10 episódios, cada uma. Não recomendado para menores de 12 anos.
Louis Vuitton: Nos bastidores (GNT e now)
O nome Louis Vuitton é diretamente ligado à moda, quase um sinônimo de luxo. Mas o que será que acontece no momento da criação de uma coleção ou quando uma crise econômica atinge o mundo? É aí que está a graça de Louis Vuitton: Nos bastidores, exibido na faixa GNT.doc e disponível no Now. Em pouco mais de uma hora, a atração acompanha os bastidores da marca francesa e as estratégias de reposicionamento criadas nos últimos cinco anos. Livre para todos os públicos.
Lugar de mulher (GNT Play e Now)
A modelo e apresentadora Mariana Weickert comanda o documentário que investiga a fundo um dos tabus do universo feminino: será que todas as mulheres nasceram para se tornarem mães? Para isso, ela vai atrás de especialistas e histórias de mulheres que passam da ciência e a religião para tratar do assunto. Não recomendado para menores de 12 anos.
Tempestade de metanfetamina (HBO GO e Now)
Os impactos do uso da metanfetamina nos Estados Unidos é o mote do documentário de 94 minutos. A partir do posto de vista de agentes da lei, traficantes e usuários, a produção revela a tragédia social que a droga causa, principalmente, na área rural do país, muito prejudicada pela falta de oportunidades e pelo tráfico de drogas. Não recomendado para menores de 16 anos.
The story of Diana (Netflix)
Esse documentário da Netflix fala sobre uma das personalidades da realeza britânica que mais encantou o mundo: Lady Di. A história da princesa Diana é dividida em dois episódios, de cerca de 80 minutos cada um. Por meio de depoimentos de pessoas próximas a ela, a atração vai desde o casamento dela, então plebeia, com o príncipe Charles até a morte dela, em agosto de 1997. Não recomendado para menores de 12 anos.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…