Amados mestres! No Dia do Professor, o Próximo Capítulo lembra alguns professores da ficção

Compartilhe

Hoje é Dia do Professor. Pensando nisso, o Próximo Capítulo relembra mestres da ficção que nos ensinaram — e nos ensinam — a reconhecer o verdadeiro valor desses paladinos do saber.

Claro que o primeiro tem que ser Professor Raimundo. O personagem de Chico Anysio — professor do humor! — nos divertiu durante décadas com piadas em que desfilavam bordões como “e o salário, ó!” e “é vapt-vupt”. A magia de A escolinha do Professor Raimundo é tão grande que o canal Viva não se contetou em apenas reprisar a atração e, em parceria com a Globo, fez um nova versão na qual o protagonista é interpretado por Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio.

Nem no Dia do Professor, Chaves deixava Girafales em paz

Ainda na seara do humor, o Professor Girafales, de Chaves (sim… aquele seriado exibido aqui pelo SBT), merece destaque. Mais pela longevidade do humorístico no Brasil, reprisado exaustivamente e ad aeternum pela emissora de Silvio Santos, do que por motivos educativos, mas aí é outra história.

Visitando o passado, mas sem sair do México encontramos a Professora Helena, de Carrossel. Que meiga era Gabriela Rivero! A atriz passava a imagem imaculada que as crianças têm dos docentes. São muitas as lembranças de professores do primário que me vêm à cabeça agora. Vale lembrar que, no Brasil, Helena foi defendida por Rosanne Mulholland — com menos brilho, é bem verdade.

Eram também para os pequenos as aventuras de Castelo Rá-Tim-Bum. Ali, o Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) divertia a meninada com dicas de brincadeiras e de como fazer brinquedos bem legais. Alguns dos vídeos ainda estão no YouTube.
Mas quem disse que estudar é apenas para crianças? Sassá Mutema (Lima Duarte) e a professora Clotilde (Maitê Proença) estão aí para provar que não. A atriz até hoje é reconhecida, entre outros, pelo papel da “professorinha” de O salvador da pátria, trama de Lauro Cesar Muniz.

Como não poderia deixar de ser, a lição maior vem de Malhação, seriado que se passa há mais de 20 temporadas no ambiente escolar. Na atual temporada, Viva a diferença, Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora da escola pública Cora Coralina, discursou emocionada num vídeo que, na vida real, viralizou nas redes sociais e deveria ecoar em nossos corações em um dia como o de hoje.

“Os professores são nossos heróis, que vivem na luta pela sobrevivência e nunca desistem do ofício sagrado que é o magistério. Educação só se faz com amor à nossa casa, à nossa cidade, ao próximo, ao país. A sociedade tem que entender que a educação é fundamental na formação de um cidadão e essa cidadania começa aqui, na sala de aula.”

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás