Claro que o primeiro tem que ser Professor Raimundo. O personagem de Chico Anysio — professor do humor! — nos divertiu durante décadas com piadas em que desfilavam bordões como “e o salário, ó!” e “é vapt-vupt”. A magia de A escolinha do Professor Raimundo é tão grande que o canal Viva não se contetou em apenas reprisar a atração e, em parceria com a Globo, fez um nova versão na qual o protagonista é interpretado por Bruno Mazzeo, filho de Chico Anysio.
Ainda na seara do humor, o Professor Girafales, de Chaves (sim… aquele seriado exibido aqui pelo SBT), merece destaque. Mais pela longevidade do humorístico no Brasil, reprisado exaustivamente e ad aeternum pela emissora de Silvio Santos, do que por motivos educativos, mas aí é outra história.
Visitando o passado, mas sem sair do México encontramos a Professora Helena, de Carrossel. Que meiga era Gabriela Rivero! A atriz passava a imagem imaculada que as crianças têm dos docentes. São muitas as lembranças de professores do primário que me vêm à cabeça agora. Vale lembrar que, no Brasil, Helena foi defendida por Rosanne Mulholland — com menos brilho, é bem verdade.
Eram também para os pequenos as aventuras de Castelo Rá-Tim-Bum. Ali, o Professor Tibúrcio (Marcelo Tas) divertia a meninada com dicas de brincadeiras e de como fazer brinquedos bem legais. Alguns dos vídeos ainda estão no YouTube.
Mas quem disse que estudar é apenas para crianças? Sassá Mutema (Lima Duarte) e a professora Clotilde (Maitê Proença) estão aí para provar que não. A atriz até hoje é reconhecida, entre outros, pelo papel da “professorinha” de O salvador da pátria, trama de Lauro Cesar Muniz.
Como não poderia deixar de ser, a lição maior vem de Malhação, seriado que se passa há mais de 20 temporadas no ambiente escolar. Na atual temporada, Viva a diferença, Dóris (Ana Flávia Cavalcanti), diretora da escola pública Cora Coralina, discursou emocionada num vídeo que, na vida real, viralizou nas redes sociais e deveria ecoar em nossos corações em um dia como o de hoje.
“Os professores são nossos heróis, que vivem na luta pela sobrevivência e nunca desistem do ofício sagrado que é o magistério. Educação só se faz com amor à nossa casa, à nossa cidade, ao próximo, ao país. A sociedade tem que entender que a educação é fundamental na formação de um cidadão e essa cidadania começa aqui, na sala de aula.”
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…