Dê uma chance e passe do quarto episódio de Dilema. Vai valer a pena!

Compartilhe

Série Dilema, da Netflix, peca pela inconstância do roteiro e da protagonista Renée Zellweger, mas merece sua atenção. Leia a crítica!

Os segredos são o grande mote de Dilema (What/If, no original), série da Netflix que vem dividindo opiniões. Ali, ninguém está livre de erros cometidos no passado. Uma hora ou outra eles vão aparecer e virão ao presente cobrar a conta.

Tudo isso é apresentado ao público envolto num suspense liderado pela poderosa executiva Anne Montgomery (Renée Zellweger), mulher gélida daquelas que fazem o que for preciso para conseguir o que quer. Desta vez o alvo dela parece ser a empresa de biogenética mantida por Lisa (Jane Levy). O primeiro passo dela é chamar Lisa e o marido dela, o ex-atleta e aspirante a bombeiro Sean (Blake Jenner), para uma estranha negociação. Ela salvaria a empresa de Lisa e ainda investiria milhões de dólares, tornando-se sócia do negócio.

Em troca, ela passaria uma noite com Sean, mas ele não poderia nunca dizer a Lisa o que se passou naquela noite. “Parece cópia barata daquele filme da década de 1990”, comenta Anne. Referência deliciosa a Proposta indecente (filme de 1993) que salva o piloto de Dilema.

É a partir dessa noite que começa a ação de Dilema – boa parte do que vem por aí nos é apresentado por meio das consequências do trato e dos motivos que levaram Anne, Sean e Lisa a se sujeitar ao acordo.

Leia a crítica de Dilema

Coadjuvantes roubam a cena em Dilema

Sabe aquelas séries que precisam de alguns minutos para decolar? Dilema vai além. Ela precisa de quatro episódios ー é muito para uma série que tem 10 capítulos. E, mesmo quando decola, a irregularidade do roteiro e da direção toma conta da produção que tem dois primeiros episódios muito ruins (tenha paciência e siga em frente!) e dois últimos capítulos eletrizantes, com direito a um final surpreendente.

Talvez a irregularidade de Dilema tenha explicação na quantidade de diretores: Phillip Noyce, Jill Maxcy, Russell Lee Fine, J. Miller Tobin, Jessika Borsiczky Goyer, David Rodriguez, Maggie Kiley e Joanna Kerns se revezam no comando. A confusão está armada!

Outro problema de Dilema está no trio de protagonistas. Renée Zellweger e Blake Jenner não convencem, pois estão sempre com a mesma expressão. Para piorar, a complexidade dos personagens não ajuda. Jane Levy até tenta, mas em má companhia, não entrega uma boa mocinha.

Desta forma, o caminho está aberto para os coadjuvantes. É neles que está centrada a ação de Dilema a partir do quarto episódio e eles salvam a série. Isso porque as tramas mesclam o suspense que caracteriza o roteiro com pitadas bem dosadas de melodrama.

Marcos (Juan Castano) é o irmão de Lisa. Gay, ele é casado com Lionel (John Clarence Stewart). O rapaz está em crise na profissão, como advogado, e no relacionamento ー ele não sabe o quanto quer se entregar ao marido.

Do outro lado, Todd (Keith Powers) e Angela (Samantha Marie Ware) são amigos de Sean da época da faculdade e enfrentam uma crise no casamento, impulsionada pela dificuldade que Angela tem de engravidar depois ter feito um aborto. O amante dela, o médico Ian Harris (Dave Annable), é personagem-chave no mistério e na trama do casal.

Ainda tem Cassidy (Daniella Pineda), melhor amiga de Lisa e uma grande injustiçada de toda a trama armada por Anne.

Dilema guarda surpresas até o final e vai num desenvolvimento crescente. Mesmo canastrona, Renée Zellweger pode aparecer em listas de premiações nos EUA. Mas não se engane: o dilema apresentado pela série é chegar ao quarto episódio e acompanhar a virada do roteiro ou abandonar antes que a atração engrene.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

10 horas atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás