Crítica: Vai que cola muda de cenário, mas não renova piadas

Compartilhe

Sexta temporada do Vai que cola começa nesta segunda-feira (13/8) com cenário novo, mas piadas antigas

O Multishow começa a exibir nesta segunda-feira a sexta temporada do Vai que cola. O humorístico que tem redação final de Leandro Soares vai ar de segunda a sexta, na faixa das 22h30. O elenco continua com alguns atores conhecidos do público, como Catarina Abdalla (Dona Jô — leia entrevista com a atriz), Samantha Schmütz (Jessica) e Marcos Majella (Ferdinando), e investe em novidades, como Alexandre Porpetone, que viverá Bruno Surfistão, e Gorete Milagres, que será Aurelina, tia de Sanderson.

A julgar pelos cinco primeiros episódios ー já disponíveis no Now ー , o Vai que cola chega à sexta temporada com pouquíssimas novidades, nenhuma relevante. Isso vai agradar a parcela do público que já se diverte com as maluquices dele, mas corre o risco de cansar, pois cai na repetição dos cinco anos anteriores.

Logo no primeiro episódio, intitulado Enfim, férias!, aparece a primeira mudança. A pensão da Dona Jô deixa de ser o cenário principal do Vai que cola e a turma toda ー Dona Jô, Jessica, Maicol (Emiliano d’Ávila), Ferdinando, Velna (Fiorella Mattheis), Terezinha (Cacau Protasio), Gabi (Letícia Lima), Ericson (Rafael Infante) e Sanderson (Marcelo Medici) ー tira férias em Praia Grande, numa casa de praia da tia de Sanderson.

Multishow/Divulgação. Ferdinando ganha ares de protagonista na sexta temporada de ‘Vai que cola’

O cenário novo segue os mesmos moldes do que abrigava a pensão de Dona Jô, com direito ao palco giratório e tudo o mais, o que não é exatamente um problema. A questão é que, se a mudança da pensão para a praia, tinha a intenção de atualizar as piadas da sitcom, isso não acontece. O texto segue a mesma pegada de sempre, com as mesmas piadas preconceituosas com o peso de Terezinha e Ferdinando; as mesmas crises de ciúmes de Jessica com Maicol; aliás ela que continua querendo seguidores nas redes sociais; os mesmos shows de Ferdinando e a mesma reclamação de que ele não é concierge ー “eu falo isso há cinco temporadas!”, reclama o personagem em um dos episódios.

A reclamação de Ferdinando poderia ser dita pelo público ー muito do que é visto ali aparece desde a primeira temporada, o que me faz lembrar de Sai de baixo, que teve ótimos primeiros anos e foi perdendo a força até, completamente enfraquecido e sem graça, acabar. Com a ausência de Valdomiro (Paulo Gustavo), Jessica e Ferdinando assumem completamente o protagonismo, deixando espaço para Terezinha em alguns episódios. Dá certo porque o trio de atores tem os personagens na palma das mãos e segura bem. A imitação de Ferdinando de IZA é um dos pontos altos da estreia. O crescimento de Velna é notório e a perfomance de Fiorella acompanha ー a atriz cresceu bastante nesta temporada.

Outra aposta da sexta temporada do Vai que cola parece ser nos erros de gravação, especialmente nos momentos em que o elenco cai na risada ou se esquece do texto. O problema é que as várias interrupções (os erros não estão mais só no fim dos episódios) acabam quebrando a fluidez do texto e, muitas vezes, chamando mais a atenção do que qualquer outra coisa, o que não é lá muito bom.

Assistindo ao início desta temporada, que tem 40 episódios previstos, fica a dúvida se Vai que cola tem fôlego para tanto. A atração precisa de renovar mais do que o cenário. E urgente para voltar a colar nas noites do Multishow.

Saiba como serão os primeiros episódios de Vai que cola!

Multishow/Divulgação. Elenco é um dos pontos fortes do humorístico ‘Vai que cola’

Enfim férias ー Dona Jô resolve que precisa tirar férias, mas sozinha. Os planos dela não dão tão certo assim e todo mundo acaba embarcando para Santos, mas eles são enganados por Sanderson e acabam no Guarujá.
Vamos invadir a sua praia ー O pessoal descobre que não está em Santos, e, sim, em Praia Grande. A divisão dos quartos e das tarefas da casa causam problemas e confusão.
Digam ao povo que ficamos ー As obras do metrô no Méier invadem a pensão de Dona Jô e eles ficam impedidos de voltar para lá. A tia de Sanderson resolve cobrar aluguel do pessoal e Dona Jô determina que todo mundo vai ter que trabalhar. Amigo de Sanderson, Bruno Surfistão diz que ajudará o pessoal. Mas ele não parece ser dos mais certos.
Gol de quem? ー Dona Jô recruta os os moradores para ajudar nas tarefas domésticas. Terezinha finge que está grávida para se livrar das tarefas e engana todo mundo.
Empata tudo ー Jessica e Maicol estão com uma grande questão: não conseguem transar. Agora que dividem quarto com Ericsson e Gabi, a falta de privacidade está dificultando a vida do casal.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Uma comédia romântica musical

"Coração acelerado" vem aí para transformar o sertanejo em palco para romances, intrigas e empoderamento…

6 horas atrás

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás