Crítica: Última temporada de The leftovers deve deixar mais perguntas do que respostas

Compartilhe

Terceira e última temporada de The leftovers estreou no último domingo (9/4) na HBO. Na nova sequência, a história leva os personagens ao aniversário de sete anos da primeira partida repentina

Veredito: Bom

Classificada como “a melhor série que ninguém está vendo” pelo The Hollywood Reporter, The leftovers retornou à programação da HBO no último domingo (9) para encerrar a história, com oito episódios inéditos. A produção tem como base o livro homônimo de Tom Perrota, que aborda a história da sociedade após o desaparecimento de 2% da população mundial, em um fenômeno que ficou conhecido como partida repentina.

A nova temporada começa como a anterior, levando o espectador a um acontecimento em um passado distante, em que uma comunidade que esperava pelo dia do arrebatamento — conceito cristão de que os escolhidos seriam salvos do Apocalipse –, que nunca chega. Após essa introdução, The leftovers nos leva de volta a Miracle (ou Jarden), cidade considerada milagrosa por não ter perdido nenhuma pessoa na data apocalíptica de 14 de outubro, e mostra como a cidade se reconstruiu depois do caos instalado no fim da segunda temporada com a chegada dos Remanescentes culpados.

Kevin (Justin Theroux) vira policial de Miracle, assim como o filho Tom (Chris Zylka). Nora (Carrie Coon) volta a trabalhar no departamento ligado à partida repentina. Matt Jamison (Christopher Eccleston) se torna um reverendo respeitado após sua mulher que estava em coma, Mary (Janel Moloney), acordar assim que entra na cidade, e para isso conta com ajuda do jovem Michael (Jovan Adepo). Laurie (Amy Brenneman) e John (Kevin Caroll) agora são um casal, que diz colocar as pessoas em contato com espíritos.

Tudo parece normal. Só que em The leftovers, nada nunca é normal. O primeiro episódio, intitulado The book of Kevin (O livro de Kevin, em tradução livre), mostra que o policial precisou se tornar mais cético após os acontecimentos da segunda temporada, em que ele enfrentou a morte diversas vezes e voltou à vida. Isso, inclusive, é o tema do capítulo. Seria Kevin o novo Jesus?

Essa não é a única pergunta do episódio. Ao final de The book of Kevin, a sensação é de mais questionamentos do que respostas, principalmente, durante os últimos minutos finais. Mas isso não é nenhuma novidade em The leftovers e nem deve ser em seu encerramento, já que o roteirista Damon Lindelof (Lost) afirmou em entrevista à Folha de São Paulo que The leftovers “não é uma série sobre encontrar respostas”. E também não é um defeito, o grande trunfo do seriado é levantar questionamentos existenciais em uma trama empolgante e cheia de sutilezas. E a pergunta que não quer calar: o que vai acontecer no aniversário de sete anos do primeiro arrebatamento? Vai ter mais? Será o fim do mundo?

Em tempos de questionamentos (com spoilers) após o primeiro episódio…

– O que acontece com os cachorros dessa série?
– Em que momento John e Laurie viraram um casal?
– Estariam os Remanescentes culpados mortos?
– Alguém pode me explicar o que aconteceu com Lily?

SERVIÇO
The leftovers
Domingo, às 22h, na HBO. Disponível na HBO GO.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás