Crítica: As infelicidades de Malhação Pro dia nascer feliz

Compartilhe

Temporada atual de Malhação coleciona polêmicas. Nas redes sociais, o público reclama de racismo, preconceito social e gordofobia.

Quando a atual temporada de Malhação estreou havia muita expectativa. Com o subtítulo Pro dia nascer feliz, a atração vinha de uma crise na audiência com Seu lugar no mundo, e, para se reerguer, apostava em nomes consagrados como Deborah Secco, Marcos Pasquim e Thiago Fragoso e na primeira protagonista negra, Aline Dias, intérprete de Joana.

Mas não foi na audiência que Pro dia nascer feliz bateu recordes. Há tempos que a novela teen não causava tanta polêmica. Acostumado a ver temas importantes, como Aids, gravidez na adolescência e racismo, serem tratados com leveza, o público estranhou e reagiu nas redes sociais a vários deslizes do texto supervisionado por Emanuel Jacobina.

Primeiro veio Joana. Além da falta de carisma de Aline Dias, a personagem teve outras questões levantadas nas redes sociais, logo nas primeiras semanas da temporada. Porque Joana era uma faxineira enquanto Deborah Secco (linda e loura) era recepcionista? Porque a origem da personagem era na pobreza extrema? Não bastava não saber quem era o pai para que a trama da rixa entre Ricardo (Pasquim) e Caio (Fragoso) decolasse?

Ceará só tem gente feia, Malhação?

Capítulos se passaram, a poeira parecia ter baixado (embora a audiência teimasse em não subir) e veio outro tiro no pé. Assim como Joana, Sula (Malu Falangola) foi do Ceará para o Rio de Janeiro tentar melhorar de vida. Recém-chegada à Cidade Maravilhosa, Sula conhece Rômulo (Juliano Laham), que a pergunta se ela está gostando de morar lá. A resposta da moça não poderia ser mais infeliz: “Aqui tem tanta gente bonita que eu estou até com saudade de ver gente feia”. Ops! A turma das redes sociais não perdoou e, novamente, Pro dia nascer feliz meteu os pés pelas mãos. Os comentários acusavam a Globo de dizer que o cearense é um povo feio.

O ensaio da discórdia em Malhação

Pensa que acabou? Que nada! Lembra que é um recorde de polêmicas? A terceira, mais uma vez, envolve Joana. Em conversa com o namorado, o jogador de vôlei de praia Giovane (Ricardo Vianna), ela, que agora é assistente de marketing da academia Forma, questionou uma cena de ciúmes do rapaz. A moça participava de um ensaio de biquíni e ele reclamou que ela chamava mais atenção do que as outras meninas. Depois, eles saíram para jantar e, ao ver a namorada querer churros de sobremesa, o rapaz fez um pedido no mínimo preconceituoso. “Promete que vai ficar bem gorda? Para os caras pararem de olhar para você”. Pensa que acabou? A menina piorou: “Gorda? Para você me largar? Nada disso!” Overdose de gordofobia, termo da moda que bombou nas redes por causa da novela!

A repercussão dessa sucessão de erros mostrou que Malhação ainda tem alcance, especialmente com o público jovem, que usa e abusa das redes sociais para se expressar. A questão é porque não virar o jogo e fazer com que tal alcance ajude a propagar temas educativos, como DSTs e violência no trânsito?

Quer saber mais sobre Malhação? Veja quem vai estrelar a próxima temporada!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

2 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

2 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

1 semana atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

2 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

4 semanas atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

4 semanas atrás