Animação brasileira Umbrella tem todos os ingredientes de uma trama universal

Compartilhe

Buscando uma indicação ao Oscar na categoria de curta-metragem, Umbrella entrega história emocionante com narrativa que toca pessoas de qualquer nacionalidade

Os criadores, roteiristas e diretores do filme Umbrella, o casal Helena Hilario e Mario Pece, foram certeiros no curta-metragem recém divulgado no YouTube e que segue até o dia 21 na plataforma de forma gratuita (assista no fim do post). A produção, que levou quase 10 anos para ser finalizada, tem chamado a atenção e pode colocar o Brasil na disputa do Oscar na categoria de animação. E tem motivo.

Assim como Soul, da Disney se tornou num grande hit pela mensagem, Umbrella segue o mesmo caminho. Visualmente, a animação é linda e extremamente bem feita. O que é muito importante para a produção, já que não há diálogos. A história perpassa pela imagem, pelos sentimentos que precisam ser demonstrados nos belos traços e pela trilha sonora.

Em quase oito minutos, o curta narra a história de Joseph, menino que fica impactado com a chegada de uma mulher e a filha dela com um guarda-chuva amarelo ao abrigo de crianças em que ele vive. Aos poucos, a produção vai explicando o motivo pelo qual o personagem tem essa fixação pelo objeto, já que o garoto não se importa com a caixa de brinquedos trazida pela mãe e filha. Mas, sim, com o guarda-chuva, daí, inclusive, o título da animação que vem do termo em inglês para denominar o acessório, “umbrella”.

A narrativa de Joseph é delicada e tocante. Também é de uma inteligência do roteiro escolher uma temática abrangente de forma mundial, como a imigração aliada a um assunto universal, o amor, seja ele de pai para filho, seja dele de casal — já que o filme aborda os dois.

Vale lembrar também que Umbrella foi inspirado numa história real, como contaram os idealizadores em entrevista ao Correio: “Foi uma história que tocou a gente de uma forma tão pessoal, porque a gente conseguiu ver a inocência de uma criança, a única memória afetiva que ele tinha naquela idade era a lembrança de um guarda-chuva”.

Assista abaixo a Umbrella, de Helena Hilario e Mario Pece

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

7 dias atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

7 dias atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás